O musical da Broadway inspirado no clássico de animação “Aladdin” (1992) recebeu cinco indicações ao Tony® Awards, a premiação de maior prestígio do ramo teatral, que revelará os vencedores no próximo mês, em cerimônia a ser realizada em 08 de Junho.
Entre as categorias a que fora nomeado estão: Melhor Musical, Livreto (Chad Beguelin), Trilha Sonora (Música por Alan Menken e Letras por Howard Ashman, Tim Rice e Chad Beguelin), Ator Coadjuvante em Musical (James Monroe Iglehart, pelo papel de Gênio) e Coreografia (Casey Nicholaw).
Também estão na disputa pelo prêmio principal os espetáculos “After Midnight”, “Beautiful – The Carole King Musical”, “A Gentleman’s Guide to Love & Murder”.
Além do Tony®, “Aladdin” também foi indicado como Melhor Drama em outras três grandes premiações do teatro: Drama Desk Awards, Outer Critics Circle Awards e Drama League Awards.
Depois de diversos anos em desenvolvimento, uma versão teste da adaptação começou a ser encenada em Seattle, Washington, em 2011. A estreia na Broadway, porém, aconteceu somente três anos depois, em Fevereiro deste ano.
O elenco da montagem é composto por: Adam Jacobs como Aladdin, Courtney Reed como Jasmine, James Monroe Iglehart como Gênio e Jonathan Freeman como Jafar. Freeman é o primeiro ator a recriar nos palcos um personagem que dublou originalmente em uma animação.