Em Maio aconteceu no Rio de Janeiro a 22ª edição do Fórum Nacional. Mas aí você me pergunta, e eu com isso? Pois bem, durante esse evento, o economista Fábio Giambiagi, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), em parceria com um assessor da Prefeitura da capital, sugeriu que o Rio de Janeiro seja sede de um parque temático Disney. A intenção com o projeto é manter o fluxo de turistas na cidade mesmo após a Copa de 2014 e as Olimpíadas em 2016.
Antes desses dois eventos, a cidade precisa melhorar sua rede hoteleira e aumentar o número de hotéis. Como para manter um hotel funcionando é preciso ter uma ocupação média entre 50% e 70%, a cidade precisa ter condições para acomodar uma escala maior de turistas do que a atual. Por isso um Parque da Disney seria ideal para manter esse padrão após as Olimpíadas.
O investimento envolveria um complexo de lazer e hotelaria semelhante ao dos parques temáticos criados por Walt Disney nos Estados Unidos e que, como pretende o Brasil, ganharam extensões na França, Japão e Hong Kong. Segundo Fábio, a região ideal para ser construído o complexo seria a Zona Oeste da cidade.
“Ainda serão necessários estudos mais aprofundados em relação aos investimentos e ao retorno financeiro. Estamos sugerindo a construção do Parque, que poderia ajudar a manter o fluxo de turismo que a cidade receberá na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. A ideia é que o empreendimento seja semelhante aos parques construídos pela Disney na Europa e na Ásia”, explicou Giambiagi, que apresentou a proposta numa mesa-redonda que teve a participação do Secretário Municipal de Desenvolvimento, Felipe Góes.
Segundo o economista, o parque pode atrair turistas tanto do Brasil quanto de países da América Latina, já que os custos seriam menores do que para uma viagem até os Parques dos Estados Unidos. Uma pessoa morando na Argentina por exemplo nem sempre tem facilidade de ir para Miami ou outra ponte aéra dos Estados Unidos. Com o parque aqui, bastava uma ponte aéra ligando o Rio à Argentina e essa pessoa é uma forte candidata a vir à Disney do Rio entre duas a três vezes em sua vida.
“Seria interessante que a proposta fosse analisada pela prefeitura e pela Disney. Esta é apenas uma das sugestões para o Rio manter o legado pós-Copa e Olimpíadas”, concluiu o economista.
Fábio Giambiagi esclareceu que a ideia do parque ainda é apenas uma proposta e por enquanto não há nenhuma negociação com a Disney, o que é esperado, já que a Disney Brasil informou, pela sua assessoria, que ainda não há nenhum projeto para parques temáticos no Brasil.
A questão agora é torcer para que o projeto realmente dê em algo e que tenhamos em um futuro próximo um Parque Disney próximo a nós. Seria não só um grande acréscimo ao mercado do turismo como também geraria milhares de novos empregos para o país, sem falar na enorme alegria que seria para os fãs da Disney ter um parque como esse tão perto. Cruzem os dedos!