in

Descubra tudo sobre “Aviões 2”, da Disney

 

Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate” é uma nova comédia de aventura sobre segundas chances apresentando uma dinâmica equipe de elite de aviões de combate a incêndio dedicada a proteger o histórico Parque Nacional de Piston Peak de grandes incêndios. Quando o famoso avião corredor Dusty Voorasante fica sabendo que seu motor está danificado e que talvez ele nunca mais possa correr, ele precisa mudar de ofício e é lançado no mundo aéreo de combate a incêndios.

É um filme sobre segundas chances”, diz o diretor Bobs Gannaway (“Tinker Bell e o Segredo das Fadas”). “Cada personagem era algo diferente antes de encontrar suas funções atuais, e Dusty é um pulverizador que se tornou corredor, mas que não pode mais correr. Quando soubemos que, historicamente, a primeira equipe de combate a incêndios era formada por pulverizadores agrícolas, ficou claro que o avião estava nos contando aonde a história estava indo.”

Dusty se junta ao veterano helicóptero de combate a incêndio e resgate, o patrulheiro Blade, e sua corajosa equipe aérea, incluindo a espirituosa Dipper, o helicóptero de carga pesada Windlifter, o ex-militar de transporte aéreo Cabbie e um grupo vibrante e destemido de veículos para todos os terrenos conhecidos como os smokejumpers. Unida, a corajosa equipe luta contra um enorme incêndio, e Dusty aprende o que é necessário para se tornar um verdadeiro herói.

 

 

É a clássica história do atleta machucado”, conta o produtor Ferrell Barron (“Leitão – O Filme”, “O Cão e a Raposa 2”). “Eu acho que todos nós já vivemos algum tipo de perda em algum ponto de nossa vida — o fim de uma era, um amor perdido, uma carreira fracassada. Nós tivemos que recalibrar. Dusty não pode voltar a ser um pulverizador agrícola, ele deixou isso para trás. Ele precisa seguir adiante.

Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate” traz as vozes de Dane Cook (“Aviões”; “Louie”, “Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada”) como Dusty, Ed Harris (“Pollock”, “Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo”, “Marcas da Violência”) como o patrulheiro Blade, Julie Bowen (“Modern Family”, “Quero Matar Meu Chefe”) como Dipper, Curtis Armstrong (“Sobrenatural”, “American Dad”) como Maru, John Michael Higgins (“Happily Divorced”, “A Escolha Perfeita”) como Cad Spinner, Hal Holbrook (“Terra Prometida”, “Lincoln”) como Mayday, Wes Studi (“Avatar”, “O Novo Mundo”) como Windlifter, Brad Garrett (“Aviões”, “Raymond e Companhia”) como Chug.

 

 

Os talentos de voz também incluem Teri Hatcher (“Aviões”, “Desperate Housewives”) como Dottie, Stacy Keach (“Aviões”, “Nebraska”) como Skipper, Cedric the Entertainer (“Aviões”, “Barbershop”) como Leadbottom e Danny Mann (“Aviões”, “UP: Altas Aventuras”) retorna como Sparky, Barry Corbin (“Northern Exposure”) como Ol Jammer, Regina King como Dinamite, Anne Meara como Winnie, Jerry Stiller como Harvey, Fred Willard como o Secretário do Interior, Capitão Dale Dye como Cabbie, Kevin Michael Richardson como Ryker, e Patrick Warburton (“A Nova Onda do Imperador”, “Seinfeld”) como Pulaski.

A trilha sonora é composta por Mark Mancina (“Aviões”, “O Som do Coração”, “Dia de Treinamento”), com músicas do astro country Brad Paisley e do novato Spencer Lee, e piano acústico adicional de Bruce Hornsby.

 

 

HERÓIS DA VIDA REAL INSPIRAM CINEASTAS

 

O produtor executivo John Lasseter é um defensor fervoroso de extensa pesquisa — não só para garantir autenticidade à história, mas para ajudar a direcioná-la — e ele incentiva essa crença em todos os cineastas do DisneyToon Studios, incluindo o diretor de “Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate”  Bobs Gannaway.

Nós analisamos mais atentamente Dusty e a história dos pulverizadores agrícolas”, diz Gannaway. “Descobrimos que os pulverizadores aéreos nos quais Dusty foi inspirado são também usados para combater incêndios. Conhecido como SEAT— um tanque aéreo monomotor — os pulverizadores agrícolas estavam entre as primeiras aeronaves de combate a incêndios. Além disso, a primeiro tanque aéreo operacional foi um pulverizador agrícola adaptado, que fez seu primeiro combate a um incêndio na Floresta Nacional de Mendocino em 1955. Combater incêndios é uma herança de Dusty.”

Gannaway também percebeu que um pulverizador que se torna um corredor de alta velocidade enfrentaria alguns problemas. “Dusty se esforça muito para se tornar um corredor”, diz Gannaway, “o que na vida real causaria estresse intenso no motor e potencialmente danos”.

 

 

A pesquisa levou os cineastas para a história de uma segunda chance para Dusty. E já que ele estraria para os bombeiros aéreos, os cineastas partiram para saber o máximo possível sobre esse mundo falando com pessoas que vivem isso diariamente. “Bobs e sua equipe retornaram modificados pelas pessoas que conheceram”, diz Lasseter. “Esses bombeiros aéreos são verdadeiros heróis”.

Nós ficamos fascinados com a dedicação deles”, diz Gannaway. “Eles pessoas são corajosas, fortes e gentis que combatem incêndios todos os dias — voando em aviões em situações similares as de combate, ou saltando de aviões em pequenos alvos no meio da floresta, cercados por chamas. Nós queremos que eles assistam ao filme e digam, ‘É, eles acertaram. É exatamente assim’. Por isso nós acabamos dedicando o filme aos bombeiros, porque nos apaixonamos por eles.”

Acrescenta o escritor Jeff Howard, “Queríamos prestar homenagem à coragem dessas pessoas e ao fato de eles arriscarem a própria vida por pessoas que eles nem conhecem”.

 

Solta a Agulha”:

 

Várias pessoas da equipe de produção passaram um tempo na Hemet-Ryan Air Attack Base com CalFire, reunindo informações para os cenários, personagens, diálogos e história do filme. “Nós tínhamos uma versão da história que veio deles”, conta Howard. “Nós fazíamos perguntas a eles, ‘Isso soa realista? Como você diria isso? O que este personagem faria nessa situação?’.”

Segundo Howard, os cineastas perceberam como os bombeiros são tranquilos quando não havia incêndios para apagar. “Eles relaxam, contam piadas e se divertem. Eles são incrivelmente tranquilos. Mas quando soa o alarme, eles entram em ação. São eficientes, profissionais e sérios. Isso era algo que queríamos retratar na cena em que Dusty chega à base do Piston Peak Air Attack.

O chefe do batalhão da CalFire, Travis Alexander, não só acolheu a nossa equipe — permitindo que fizéssemos desenhos, tirássemos fotos, gravássemos vídeos e mergulhássemos na atmosfera do lugar — como também serviu de inspiração para um dos principais personagens. “Ele é um homem gigante”, diz Howard. “Tem um humor irônico e é um sujeito sério, tranquilo e muito responsável. É ele quem dá as ordens aos outros aviões. Inserimos um pouco de seu perfeccionismo na personalidade de Blade.”

 

 

Os cineastas foram convidados para ir a Redding, na Califórnia, e participar dos exercícios de treinamento anuais do U.S. Forestry Services. “Nós conhecemos uma turma de formandos de smokejumpers”, diz o produtor Ferrell Barron. “São homens e mulheres jovens, fortes e incrivelmente hábeis — todos em notável forma física — que usam paraquedas para combater incêndios em solo. Nós os vimos preparando os equipamentos, vestindo uniformes, prendendo enormes mochilas nas costas e a bordo de aeronaves — tudo em menos de três minutos. Alteramos alguns dos nossos cenários para que ficassem de acordo com a estrutura da base deles.”

A equipe também trabalhou com o L.A. County Fire Department, L.A. City Fire e até com o Walt Disney Studios Fire Department. O diretor de arte Toby Wilson também se encontrou com bombeiros do seu bairro — Redondo Beach — em busca de ideias. Wilson prestou uma homenagem a eles atribuindo o número E-64 ao bombeiro Pulaski no filme.

 

 

A pesquisa para “Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate” também incluiu:

  • FOGO – Uma das primeiras diretivas quando a ideia de “Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate” foi concebida foi pesquisar até que ponto a abrangência de incêndios podia ser feita da perspectiva de efeitos de animação. O filme é o primeiro longa de animação a mostrar fogo neste nível— em muitas cenas e em escala significante.
  • OLÁ HELICÓPTEROS – Dois dos personagens principais no filme são helicópteros, então os cineastas chamaram o renomado piloto acrobático de helicóptero Chuck Aaron para conseguir capturar o voo de um helicóptero de forma autêntica. O patrulheiro Blade faz algumas manobras complicadas no filme que foram analisadas e validadas por Aaron.

 

 

  • PARQUES NACIONAIS – A ambientação do filme é inspirada em elementos de vários parques nacionais, incluindo Yosemite e Yellowstone.
  • ÍNDIO AMERICANO – Para garantir a autenticidade do personagem Windlifter, e mostrar o devido respeito à comunidade indígena americana, os cineastas chamaram o Dr. Paul Apodaca, Ph.D. e professor associado de estudos Americanos da Chapman University no sul da Califórnia. Apodaca ajudou os cineastas a dar nome aos personagens e também desenvolver os contos folclóricos no filme, que são baseados em contos reais na cultura dos nativos americanos.

 

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".