Uma nova coroa foi concedida a “O Rei Leão”, após o aclamado musical recentemente alcançar o montante de US$6,2 bilhões mundialmente, durante os dezessete anos em cartaz nos palcos de dezenove países, dentre eles o Brasil. Nenhuma outra peça de entretenimento foi tão bem sucedida nas bilheterias em qualquer meio. (Anteriormente, o detentor do título era “O Fantasma Ópera”, o qual arrecadou US$6 bilhões).
O total inclui todos os ingressos de todas as apresentações oficiais do espetáculo, baseado no clássico da animação homônimo de 1994, e não representa as vendas de músicas e produtos relacionados. Mais de setenta e cinco milhões de pessoas já assistiram à encenação do vencedor do Tony®, durante uma de suas vinte e duas produções, incluindo as atuais em Londres, Las Vegas, Tóquio e Hamburgo. A peça foi traduzida para Japonês, Alemão, Coreano, Francês, Mandarim, Espanhol e Português.
Enquanto isso, continua a reinar como rei da área Great White Way: no ano passado, tornou-se a primeira produção da Broadway, na história, a atingir US$ 1 bilhão, e foi a bilheteria de número um em 2013 e em 2014, até o momento. As várias produções em turnê nos Estados Unidos também recolheram mais de US$ 1 bilhão, combinadas.
“Difícil não se emocionar com essa percepção do impacto do espetáculo,” disse Thomas Schumacher, presidente e produtor na Disney Theatrical Productions, à Associated Press. “Nosso objetivo era contar uma história pura e teatral para que o público pudesse sentir em seu coração. Até hoje, essa é a experiência do público quando eles assistem, seja em Madrid; Appleton; Wisconsin; África do Sul; Tóquio ou Broadway. Disso, nós estamos profundamente orgulhosos. ”
No Brasil, o musical “O Rei Leão” também tem mostrado o porquê de tanto apreço, e devido aos inúmeros pedidos, ganhou mais uma prorrogação. Previsto para encerrar suas apresentações durante o mês de Outubro, o espetáculo irá permanecer no Teatro Reanult, em São Paulo, até 14 de Dezembro, quando o local inicia os preparativos para receber uma nova produção.