Em um filme em que combinações são importantes, não é surpresa que a música misture a trilha sonora instrumental do compositor Henry Jackman com sons de sintetizador e música original da banda de rock norte-americana Fall Out Boy.
“A música é realmente a emoção do filme, costurando lindamente as cenas”, diz o diretor Don Hall. “Nós queríamos uma trilha que fosse melódica com temas proeminentes e que também ultrapassasse limites técnicos com música eletrônica. Henry Jackman conseguiu tecer tudo junto brilhantemente.”
Jackman (Capitão América: O Soldado Invernal, Detona Ralph) criou uma trilha que celebra o estilo de ação dos quadrinhos de “Operação Big Hero”, o uso da tecnologia e, é claro, os relacionamentos especiais que são formados. “Há muitas músicas que são meio híbridas — uma produção metade orquestrada e metade gravada”, diz Jackman.
“Seria muito tentador fazer música robótica para Baymax, e há algumas texturas sintetizadas, mas conforme a história se desenrola você nota que o relacionamento entre Baymax e Hiro é como outro qualquer. O drama entre Hiro e Baymax tem uma trilha muito personalizada e quase sempre com orquestra. É uma das duplas mais ligadas que eu já vi em um filme,” completa.
O compositor usou uma orquestra de setenta e setes instrumentos para compor a trilha do filme. “É muito importante para mim numa trilha como esta em que há muito conteúdo emocional, além de heroísmo, perigo e tudo o mais, permitir que os músicos toquem juntos. Se puder colocar todos juntos numa sala, é ótimo. Eles se inspiram uns com os outros.”
A cação “Immortals“, do Fall Out Boy:
Fall Out Boy foi convidado para compor e interpretar a música da sequência do filme em que a equipe Big Hero se transforma de um grupo de pessoas superinteligentes em um grupo de heróis de alta tecnologia. Sua missão? Ajudar Hiro a desmascarar o vilão e investigar a fundo o que aconteceu com Tadashi.
“A ideia de um menino partir para vingar o irmão foi o que inspirou a canção-título ‘Immortals’”, diz Patrick Stump. “Suas vitórias não são exclusivamente suas, então o fato de todas essas pessoas se juntarem para ajudá-lo a resolver isso é realmente empolgante.”
“Eles estão testando seus novos super-trajes pela primeira vez na cena”, diz Pete Wentz. “Alguns dão certo, outros não. Você tem a sensação de que eles estão entrando em um papel maior. A história está no DNA de Fall Out Boy. É uma história autêntica e é o que nossa banda é — nós sempre nos identificamos com os azarões.”
A banda teve uma conexão com os cineastas, compartilhando interesses e paixão criativa. “Nós vimos partes do filme antes de compor a canção e o que mais me marcou foi como as pessoas que trabalham neste filme se envolvem com os personagens”, diz Patrick Stump. “Dava para sentir a energia — a dedicação delas é inspiradora”.
“Operação Big Hero” está disponível em Blu-ray, DVD e Formato Digital:
Do Walt Disney Animation Studios chega “Operação Big Hero”, uma comédia de ação e aventura sobre o prodígio da robótica Hiro Hamada, que aprende a dominar seu temperamento — graças ao seu brilhante irmão Tadashi e seus amigos de ideais semelhantes: a aventureira Go Go Tomago, o obcecado por limpeza Wasabi, a maga da química Honey Lemon e o fã de mangás Fred. Quando um devastador evento se desdobra nas ruas de San Fransokyo, Hiro recorre ao seu companheiro mais próximo – um robô inflável de última geração chamado Baymax –, e transforma o grupo em uma equipe de heróis de tecnologia de ponta determinados a desvendar o mistério.