Para muitos o nome não soa familiar, mas com certeza todos conhecem suas obras. Desde os bonecos da atração de Piratas do Caribe à icônica estátua Partners – Walt Disney e Mickey de mãos dadas -, o artista por trás dessas grandes obras da escultura é o Disney Legend Blaine Gibson que, infelizmente, partiu nessa semana.
Gibson nasceu em 1918, no Colorado, e ingressou no Universo Disney em 1939, logo após largar a Colorado University. Começou no Walt Disney Animation Studios como artista e assistente de animação, mas não era só isso que ele fazia. Depois de todo o trabalho animando célula a célula de clássicos como A Bela Adormecida (1959), Fantasia (1940) e Peter Pan (1953), ele tinha aulas particulares de escultura na Pasadena City College.
Em 1953, Walt Disney visitou a exposição de esculturas de animais de Blaine Gibson e depois de ver seu talento, o contratou para fazer parte de seu projeto WED Enterprises (o atual Walt Disney Imagineering), que era um grupo de pessoas para o ajudar a criar a sonhada Disneyland. Em uma entrevista, Blaine disse que ficou surpreso com a proposta, mas que agradecia todos os dias por nunca ter dito “não”. Até 1960, ele dividia seu tempo entre a animação e esculpindo, mas, no ano seguinte, ele abandonou o estúdio e foi trabalhar inteiramente na WED Enterprises.
Seu legado está em todas as esculturas que serviram de base para os animatrônicos presentes em atrações como Great Moments With Mr. Lincoln – que foi apresentado na New York World’s Fair -, Pirates of the Caribbean, Haunted Mansion e um dos locais favoritos de Walt, o Enchanted Tiki Room.
Em 1983, Gibson se aposentou, mas continuou prestando consultorias para a Disney. Em 1993, ele recebeu o título de Disney Legend e, no mesmo ano, fez as duas estátuas que estão presentes em todos os parques, a mencionada Partners e a de Roy e Minnie sentados em um banco, ambas as obras feitas em tamanho real e em bronze.
Blaine Gibson faleceu no dia 06 de julho de 2015, aos 97 anos e ajudou a Disney a criar a magia que conhecemos hoje. Ele continuará marcando gerações enquanto houver espaço para suas esculturas e animações, afinal, é isso que faz uma pessoa se tornar um Disney Legend. Seu trabalho foi realizado, seu legado marcado e, agora, está na hora de descansar em paz. Adeus, parceiro.