Ellen DeGeneres era só sorrisos durante a D23 Expo 2015. Depois de uma campanha intensa para que Procurando Dory se tornasse realidade, a apresentadora e dubladora da peixinha azul esquecida tinha muito o que comemorar durante o painel.
Juntaram-se à DeGeneres no palco, o diretor Andrew Stanton (Procurando Nemo, Wall-E), o co-diretor Angus MacLane (Toy Story de Terror) e a produtora Lindsey Collins (John Carter: Entre Dois Mundos), além dos novos dubladores: Ty Burell (Muppets 2: Procurados & Amados), Ed O’Neill (Modern Family) e Kaitlin Olso (It’s Always Sunny in Philadelphia).
“Senti que Dory precisava de um desenvolvimento maior, em um nível profundo,” disse Stanton. Para ele, as perguntas centrais dessa tão aguardada sequência são sobre Dory e sua família. O salto temporal entre o original e a aventura atual é de seis meses.
Dory está vivendo confortável com Marlin e Nemo no recife, porém algo começa a incomodá-la e desencadeia alguns pesadelos. No clipe exibido, Nemo sugere que os instintos de migração de Dory despertaram e ela quer voltar para casa, a qual fica do outro lado do oceano, em Monterey, na Califórnia.
A peixinha, então, percebe que seus pais – interpretados por Eugene Levy e Diane Keaton – não sabem onde ela está. Marlin acreditar ser uma má ideia cruzar o oceano de novo, porém Dory apela para seu lado familiar e responsável.
Por fim, Nemo pergunta: “Pai, você pode nos levar até o outro lado do oceano, certo?“, ao que ele responde: “Não… mas conheço alguém que pode.” E então, eles partem em uma jornada para o Monterey Marine Life Institute, onde iremos conhecer muitos personagens novos.
No clipe seguinte, aconteceu a apresentação do personagem de O’Neil: Hank, um polvo rabugento. Dory irá encontrá-lo após ser capturada pelos funcionários do instituto e ser etiquetada para ser levada a um aquário em Cleveland.
Burrel empresta sua voz para Bailey, uma baleia beluga, e Olson será Destiny, um tubarão fêmea que pensa ser uma baleia. Os dois personagens são vizinhos no instituto e possuem uma relação ao estilo de irmão e irmã, com muitas brigas e discussões, mas também amor.
Stanton também ressaltou que a família da peixinha pode ser muito maior do que imaginamos e, em seguida, mostrou uma arte conceitual daquilo que parecia ser uma baleia. Seria um possível indício de que teremos uma explicação para Dory falar baleiês?
Alguns personagens de Procurando Nemo (2004) devem retornar, por enquanto, o único confirmado é Gill, o líder da gangue do aquário do dentista de Sidney, com Willem Dafoe (John Carter: Entre Dois Mundos) reprisando o papel. Procurando Dory estreia em 30 de Junho de 2016, no Brasil.