Muitos conhecem a Disney apenas por suas animações e se esquecem de seus longas-metragens com atores. Nos últimos anos, o Walt Disney Studios nos presenteou com diversas readaptações de clássicos contos de fadas, mas também nos trouxe outros projetos interessantes — e muito menos divulgados — como A Estranha Vida de Timothy Green (2012) e Arremesso de Ouro (2014).
Baseado em uma história real e no livro escrito por Michael J. Tougias e Casey Sherman, o drama Horas Decisivas promete ser uma aventura em escala épica sobre um dos resgates mais perigosos e audaciosos da Guarda Costeira dos Estados Unidos.
Em 18 de fevereiro de 1952, uma gigantesca tempestade atingiu a Nova Inglaterra, arrasando cidades litorâneas do leste e causando estragos pelo caminho, incluindo dois petroleiros de 500 pés. O SS Pendleton e o SS Fort Mercer, os quais seguiam para Boston, em Massachusetts, e Portland, no Maine, respectivamente, foram partidos ao meio, aprisionando suas tripulações no interior.
O oficial sênior a bordo do Pendleton, o primeiro engenheiro assistente Ray Sybert, interpretado por Casey Affleck (Interestelar), logo percebeu ser dele a tarefa de comandar a tripulação aterrorizada e encorajá-los a trabalharem juntos para manter o navio na superfície o maior tempo possível.
A estação da Guarda Costeira em Chatham, Massachusetts, estava ocupada ajudando pescadores locais a protegerem seus barcos da tempestade quando descobriu sobre os navios danificados estarem à deriva em águas próximas.
O suboficial Daniel Cluff, vivido por Eric Bana (Procurando Nemo), recém-nomeado chefe da estação, imediatamente enviou o barco de resgate CG 36500 sob comando do capitão Bernie Webber, personagem de Chris Pine (Caminhos da Floresta), para procurar sobreviventes.
Webber e sua tripulação de três homens, a bordo de um barco de resgate motorizado de madeira de trinta e seis pés, partiram para a perigosa missão com perspectivas sombrias, e antes mesmo de deixarem o porto, o para-brisa e a bússola do barco já estavam destruídos — apenas uma prévia de seus próximos desafios.
“É uma história edificante sobre pessoas realizando algo com intenções nobres porque era o seu trabalho,” diz o produtor Jim Whitaker (A Estranha Vida de Timothy Green). “Eu realmente acredito nos filmes cujo tema central é a esperança, e este filme é sobre isso.”
Craig Gillespie (Arremesso de Ouro), diretor do longa-metragem, desejava recriar este trágico episódio de forma perfeita. Para isso, os engenheiros Andy Fitzgerald e Mel “Gus” Gouthro, os dois únicos envolvidos na missão ainda vivos, foram convidados a participar da fase de pré-produção, a fim de garantir o maior nível de autenticidade dos fatos e detalhes.
“Nós queríamos ser bem específicos, bem claros e tecnicamente precisos com os eventos envolvendo as pessoas reais na história. Conseguir capturar essas nuances e verdades torna a história muito mais interessante e também nos permite apresentar indivíduos autênticos e únicos,” explica Gillespie.
“Algumas pessoas veem o resgate do Pendleton como uma missão suicida, mas eu nunca vi assim,” comenta Fitzgerald, agora com oitenta e quatro anos. “Como costumávamos dizer na época, ‘Você precisa ir, mas não precisa voltar.’ Nosso trabalho era salvar pessoas, e foi o que nós fizemos, e tenho muito orgulho disso.”
Horas Decisivas foi filmado no sudeste de Massachusetts em estúdios construídos no estaleiro Quincy e em locações ao longo da costa do sul de Boston, além de filmarem na verdadeira estação da Guarda Costeira, em Chatham, de onde partiu a missão de resgate há sessenta e três anos, dando uma sensação de realismo para os atores.
“É uma história bem simples sobre jovens com um trabalho, o qual, por acaso, naquele dia exigiu eles irem para as entranhas do monstro,” diz Chris Pine. “Não foi pela glória e não havia autoengrandecimento… eram só homens fazendo seu trabalho.”
Casey Affleck acrescenta: “É uma história real sobre pessoas reais e o que elas foram capazes de fazer, e sobre como salvar a própria vida e a de outras pessoas ajudou a eles a compreender e a agradecer por suas próprias forças.” Horas Decisivas chega em 04 de Fevereiro de 2016 aos cinemas nacionais, também disponível em 3D™ e IMAX® 3D.
Trailer legendado de Horas Decisivas:
Um suspense de ação heroico, Horas Decisivas é a extraordinária história real do maior resgate feito por um pequeno barco salva-vidas da história da Guarda Costeira dos Estados Unidos. Apresentado em Digital 3D™ e IMAX® 3D, o filme transporta a plateia para o centro da ação, criando uma experiência cinemática imersiva em escala épica.