“There’s magic in the air this evening. Magic in the air. The world is at her best, you know, when people love and care.”
One More Sleep ‘Til Christmas (O Natal dos Muppets)
Com mais de noventa anos de existência, o Universo Disney possui um vasto acervo de filmes, seja para assistir durante as férias, para dar uma segunda chance e descobrir o quão bons são, ou para ver acompanhado de seu pai ou no Halloween, e até para assistir na Netflix. Não poderia, então, falta uma seleção especial para o Natal!
Nossa equipe se reuniu para eleger os nove melhores e mais essenciais filmes para serem assistidos pelos verdadeiros Camundongos na véspera ou no tão esperado dia de Natal. A seleção é bastante variada, com musicais, comédia, animação, drama e muita magia! Pegue seu gorro de Papai Noel, seu chocolate quente e biscoitinhos e venha fazer essa maratona conosco.
Muppets já fizeram versões de “O Mágico de Oz” e de “A Ilha do Tesouro“. Em O Natal dos Muppets (1992), os fantoches baseiam-se no famoso “Um Conto de Natal“. Aqui, Michael Caine (Carros 2) interpreta o avarento Ebenezer Scrooge, com Kermit como Bob, Piggy como Emily, e Robin como Tiny Tim. O quarto longa-metragem estrelado pelos Muppets traz o próprio Charles Dickens, ou melhor, Gonzo interpretando o autor, para narrar a história, e apresenta uma ótima trilha sonora, como as ótimas “Bless Us All” e “It Feels Like Christmas“.
Clássico é Clássico e, após vinte e dois anos de seu lançamento original, O Estranho Mundo de Jack (1993) é presença obrigatória nas listas de filme para se assistir em Dezembro — e, opcionalmente, em Outubro também! Tim Burton teve a inspiração para a história quando viu uma loja trocando suas decorações de Dia das Bruxas para as de Natal e o resultado não poderia ser mais interessante. Os cativantes e assustadores personagens desta trama já se tornaram ícones populares, os quais nos mostram que qualquer um pode se encantar pela Magia do Natal.
Preparação & Pouso (2009) é um especial televisivo de meia-hora, produzido pelo Walt Disney Animation Studios, e traz uma abordagem interessante para a visita anual do Papai Noel. Após mais de duzentos anos esperando uma promoção, o elfo Wayne ganha um novo parceiro, o empolgado Lanny. A tarefa da dupla é preparar o território, inspecionar as casas a fim de ver se as crianças estão dormindo e acertar os detalhes para Noel descer a chaminé. Porém, ao serem capturados por um garoto, o Natal começa a correr perigo. Já em Preparação & Pouso: Travessos Contra Bonzinhos (2011), conhecemos a equipe responsável por entregar os pedaços de carvão para as crianças malvadas e o irmão de Wayne, com o qual eles irão trabalhar em uma missão muito importante.
Sabe aquela lista de filmes que guardamos no fundo da gaveta e todos os Natais pegamos para fazer maratona? Pois bem, na nossa nunca pode faltar Os Fantasmas de Scrooge. A animação, lançada em 2009, reconta o clássico do escritor Charles Dickens, “Um Conto de Natal“, no qual Ebenezer Scrooge, um homem muito rico e extremamente mesquinho, é visitado na noite de Natal pelos fantasmas dos Natais passado, presente e futuro. Os espíritos querem ensinar ao velhos inglês o valor da generosidade e da família. Será que irão conseguir? Além do enredo ser fantástico, com uma mensagem atemporal, o desenho ainda conta com uma magnífica trilha sonora e a canção “God Bless Us Everyone” interpretada por Andrea Bocelli.
Estrelado por Tim “Buzz Lightyear” Allen, Meu Papai é Noel (1994) segue a jornada de transformação de Scott Calvin, em um novo Papai Noel, após causar acidentalmente a morte do antigo. Devido ao sucesso do longa-metragem de 1994, foram produzidas duas sequências, Meu Papai é Noel 2 (2002), na qual Scott precisa encontrar uma esposa e lidar com o fato de seu filho entrar para a lista de garotos malvados; e Meu Papai é Noel 3 (2006), com Scott enfrentando Jack Frost, cujo plano é estragar o Natal e tomar os poderes de Papai Noel. A primeira continuação está disponível na Netflix, e a segunda será transmitida pelo Disney XD, às 15h e 22h, na sexta-feira, 25 de Dezembro.
Quase todo fã Disney tem pavor da palavra sequência. Principalmente se tratando de nossos clássicos favoritos. No entanto, A Bela e a Fera: O Natal Encantado, lançada em 1997, é uma feliz exceção. A animação conta a história de como Bela passou seu Natal durante o tempo que ficou presa no castelo. Com a ajuda de Horloge, Lumière e novos amigos, Bela tentará ao máximo fazer Fera superar as lembranças terríveis de seu passado e ser contagiado pela magia do Natal. Embora o acabamento e animação do filme sejam inferiores ao original, o desenho é encantador graças ao seu enredo e trilha sonora, que conta com boas músicas como “Histórias“.
Nesta animação, todos ficam presos na House of Mouse por causa de uma enorme tempestade de neve. Então, Mickey Mouse e seus convidados Pooh, Leitão, Bela, Branca de Neve, Ariel e muitos outros, fazem biscoitos com chocolate quente e contam histórias do passado, na tentativa de melhorar o espírito natalino de Donald. As mágicas recordações fazem todos entrarem no clima da festa e eles acabam entendendo qual o significado do Natal. O Natal do Mágico do Mickey (2001) será exibido pelo Disney Junior nos dias 21 e 25 de Dezembro, às 07h30 e 17h30.
Dividido em três segmentos, Aconteceu no Natal do Mickey (1999) acompanha Donald e seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luizinho revivendo o dia do Natal; Pateta e Max em uma interessante história sobre a visita do Papai Noel; e Mickey e Minnie tentando comprar presentes um para o outro. Cada uma das tramas traz uma importante e bonita mensagem sobre o Natal, não se limitando a presentes ou a uma farta ceia. Então, não deixe de assisti-lo nessa véspera de Natal, 24 de Dezembro, às 17h30, no Disney Junior, ou qualquer momento na Netflix.
Talvez esta seja a história mais conhecida de Natal e mais adaptada — apenas nessa Listas 2000 há outras duas versões bem diferentes dela —, mas “Um Conto de Natal” nunca perde sua magia. Como o título antecipa, O Conto de Natal do Mickey (1983) é uma encenação do conto de Charles Dickens protagonizada pela Turma do Mickey, com Tio Patinhas vivendo Ebenezer Scrooge. O grande diferencial dessa adaptação, além de trazer Mickey Mouse e seus amigos, é trazer para a narrativa inúmeros personagens do Universo Disney, como Grilo Falante, Senhor Sapo, o gigante Willie e Mamãe Coelho. O Natal de qualquer Camundongo não fica completo sem esse filme!
E essas são as nossas escolhas natalinas! Deixamos de fora algum dos seus favoritos? Em caso positivo, não deixe de comentar abaixo e, claro, compartilhe conosco a sua opinião sobre essas produções. Siga-nos em nossas redes sociais, estamos noFacebook, no Instagram, no Twitter e no Tumblr. Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo, Camundongo!
~ Por Caroline & Jonas & Lucas