in

Usando animais, trailer de Zootopia debate preconceito e discriminação

zootopia-inicio-leaonardo-camundongo

Zootopia. Uma cidade reluzente, onde animais de todas as espécies, predadores e presas, são iguais. Vivendo em paz e harmonia,” revela o narrador do novo trailer de Zootopia. Porém, as cenas seguintes provam o quão irônica é essa afirmação, a começar pelos vizinhos da protagonista Judy Hopps (voz de Monica Iozzi) sendo grosseiros com a recém-chegada. A animação tem estreia marcada para 18 de Fevereiro de 2016 no Brasil.

Durante a Comic Con Experience 2015, o âncora Ricardo Boechat, dublador do jornalista Boi Chá, declarou: “O título diz ser uma utopia, porém a realidade do filme é muito parecida com a nossa.” E a julgar por essa prévia da animação e pela anterior, na qual os protagonistas visitam o DMV, Boechat fez uma análise muito correta.

Novo trailer dublado de Zootopia:

Ao observarmos superficialmente, o quinquagésimo quinto longa-metragem do Walt Disney Animation Studios não passa de uma mera comédia sobre uma parceria nada natural entre uma coelha e um raposo. No entanto, se formos além das aparências, podemos encontrar novas possibilidades.

Segundo a narração e a descrição oficial, Zootopia deveria ser um lugar perfeito, onde mamíferos vivem em tranquilidade e conformidade e todos podem ser o que quiserem. A realidade não é tão agradável quanto querem fazer parecer. Judy, por exemplo, não é muito bem-vinda no departamento policial, composto por animais muito maiores.

zootopia-segundo-trailer-001

Removendo as orelhas grandes e os pelos, Judy poderia ser qualquer um de nós. Em algum momento de nossas vidas, tivemos de provar o nosso valor para outros e superar obstáculos, como preconceitos e determinados estereótipos.

Nossa sociedade, infelizmente, é assim e impõe alguns padrões a serem seguidos, desde quais cores e brinquedos os meninos e as meninas podem gostar até a profissão a ser seguida em seus futuros. Zootopia, portanto, pode ser uma grande crítica disfarçada ao nosso mundo.

zootopia-segundo-trailer-002

Try Everything“, música interpretada pela personagem Gazelle, cuja voz original é da cantora Shakira, e presente no vídeo, diz em seu primeiro verso: “Pássaros não voam simplesmente. Eles caem e se levantam. Ninguém aprende nada apenas vencendo.” Judy se encaixa exatamente nessa situação.

Judy é uma coelha, vinda do bairro Bunnyburrow (Tocas dos Coelhos, em tradução livre), e se torna a primeira de sua espécie a entrar para a polícia da cidade. Devido ao seu tamanho — e talvez até seu sexo, afinal não parece haver outras mulheres no departamento —, Judy fica encarregada de patrulhar o trânsito, um trabalho bem aquém de suas expectativas.

zootopia-segundo-trailer-003

Então, quando surge a oportunidade de desvendar o caso do desaparecimento de um dos cidadãos da metrópole, Judy está determinada a tentar de tudo e fazer o seu primeiro voo, apesar de as chances de falhar serem grandes. Nessa empreitada, ela precisa unir forças com uma testemunha-chave do mistério, Nick Wilde (voz de Rodrigo Lombardi), um raposo sagaz e vigarista.

Unir pessoas com personalidades diametralmente opostas é um recurso bem comum no cinema. Em Zootopia, onde há bairros característicos para cada espécie, isso pode representar uma quebra de paradigmas. O trailer não evidencia essa questão, porém, pelas atitudes dos colegas de trabalho e dos vizinhos de Judy, há um preconceito velado entre os animais.

zootopia-segundo-trailer-004

Podemos estar enxergando muito além e completamente equivocados em nossa teoria, no entanto, se Operação Big Hero (2014) foi a forma encontrada pelo estúdio para tratar acerca do luto, Zootopia pode ser uma fachada para debater, de forma implícita, assuntos como racismo, preconceito, discriminação e segregação — muito relevantes em nossa comunidade.

Mr. Big, quem o trailer nos leva a acreditar ser o vilão do filme, ressalta: “Podemos ter evoluído, mas, no fundo, ainda somos animais.” Humanos são mamíferos. Humanos são animais. Embora tenhamos evoluído, seguimos sendo selvagens por desprezar e questionar as diferenças, em vez de valorizá-las e apreciá-las.

zootopia-segundo-trailer-005

Talvez seja necessária uma cidade animal para finalmente entendermos a mensagem, a qual deveria ter sido aprendida muitas décadas atrás, e mudarmos o nosso comportamento. “A vida real é difícil. E todos cometemos erros. Não importa que tipo de animal você é. A mudança começa em vocês,” explica Judy.

Acima de todas suas peculiaridades, Judy Hopps é uma otimista, disposta a tornar o mundo um lugar melhor, assim como Walt Disney, o criador de todo esse universo, também foi em sua época. Sozinhos, eles podem não conquistar muito. Cabe a cada um de nós seguir seus exemplos e tentar de tudo, cometendo erros e sem nunca desistir. E ainda há quem pense que animações são apenas para crianças. Pode isso?

A moderna metrópole de mamíferos chamada Zootopia é uma cidade diferente de todas as outras. Composta de bairros-habitat como a elegante Sahara Square e a gelada Tundratown, é uma grande mistura onde animais de todos os ambientes vivem juntos — um lugar onde não importa o que você é, do maior elefante ao menor musaranho, você pode ser qualquer coisa. Mas quando a otimista policial Judy Hopps chega, ela descobre que ser a primeira coelha numa força policial de animais grandes e fortes não é nada fácil. Determinada a provar seu valor, ela agarra a oportunidade de solucionar um caso, mesmo que isso signifique formar uma parceria com o raposo falante e vigarista Nick Wilde, para desvendar o mistério.

zootopia-final-bonde-camundongo

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".