“O oceano está literalmente repleto de milhões de espécies. As não pessoas não querem se sentir como se tivessem passado o filme dentro de uma lagoa,” disse o diretor Andrew Stanton ao USA Today, durante a apresentação do elenco de Procurando Dory, aguarda sequência com estreia programada para 30 de Junho no Brasil.
Algumas das espécies novas incluem leões-marinhos; mergulhões, os quais Stanton define como uma homenagem às gaivotas de Procurando Nemo (2003); polvos; e tubarões-baleia; além do retorno de personagens conhecidos e amados, como a dupla de tartarugas Crush e Esguicho, e o professor de Nemo, o Tio Raia.
Bailey (voz original de Ty Burrell) é o baleia beluga residente do Instituto de Vida Marinha, o qual está convencido de haver um problema com suas habilidades de sonar. A boa notícia, ou má notícia, dependendo para quem você pergunta: os médicos do Instituto não conseguem encontrar nada de errado com ele. Apaixonado por um drama, Bailey nunca deixa de perturbar sua vizinha: a tubarão-baleia Destiny, e não importa o quanto ela tente, ele não muda de ideia. Talvez ele ouça as ideias loucas de sua nova amiga, Dory.
Becky (voz original de Torbin Bullock) é uma mergulhão fêmea um pouco deslocada e meio estranha, a qual começa a gostar de Marlin. Embora ela passe uma imagem de pouco confiante — especialmente para um cético peixe-palhaço — ela pode ser muito mais esperta do que parece.
Crush (voz original de Andrew Stanton) e seu filho Esguicho (voz original de Bennett Dammann) devem ser as tartarugas mais legais do oceano. Eles estão sempre felizes de emprestarem uma nadadeira para um peixe em necessidade. Cruzar o oceano por mais de cem anos tem as suas vantagens, definitivamente.
Destiny (voz original de Kaitlin Olson) pode ser uma atrapalhada nadadora, mas ela tem um enorme coração. Na verdade, tudo nela é grande, pois os tubarões-baleia são os maiores peixes do oceano. Destiny mora no Instituto de Vida Marinha, onde um dia, uma familiar peixinha azul chamada Dory nada para dentro de seu aquário. Destiny se envergonha por sua falta de graça, devido à visão ruim, no entanto, Dory a considera uma ótima nadadora. E Dory está maravilhada por saber que sua grande amiga também fala baleiês.
Dory (voz original de Ellen DeGeneres) é uma brilhante cirurgião-patela com uma personalidade radiante. Ela sofre de perda de memória de curto prazo, a qual normalmente não abate o seu alto-astral — até ela se dar conta de ter esquecido algo muito importante: a sua família. Ela encontrou uma nova família em Marlin e Nemo, mas ela é assombrada pelo pensamento de que alguém está procurando por ela. Dory pode ter problemas para se lembrar o que — ou quem — ela está procurando, porém ela não vai desistir até desvendar seu passado e descobrir algo ao longo de sua jornada: auto-aceitação.
Crush (voz original de Andrew Stanton) e seu filho Esguicho (voz original de Bennett Dammann) devem ser as tartarugas mais legais do oceano. Eles estão sempre felizes de emprestarem uma nadadeira para um peixe em necessidade. Cruzar o oceano por mais de cem anos tem as suas vantagens, definitivamente.
Rudder (voz original de Dominic West) e Fluke (voz original de Idris Elba) são dois dos leões-marinhos reabilitados pelo Instituto de Vida Marinha. Marlin e Nemo os encontram cochilando em uma calorosa — e altamente cobiçada — pedra. Esses leões-marinhos realmente aproveitam suas folgas e preferem não ser incomodados durante as suas sonecas — porém, a latida deles é muito pior do que a mordida.
Hank (voz original de Ed O'Neill) é um polvo de sete tentáculos. Ele perdeu o oitavo — junto a seu senso de humor — em algum lugar pelo caminho. Entretanto, Hank é tão competente quanto seus semelhantes com oito tentáculos. Um ótimo artista de camuflagem, Hank é o primeiro a cumprimentar Dory quando ela chega ao Instituto de Vida Marinha. Mas não se engane: ele não está procurando um amigo. Hank está atrás apenas de uma coisa, uma carona no caminhão de transporte para Cleveland, onde ele será capaz de desfrutar de uma vida pacífica de solidão.
Um ano após a sua grande aventura pelo mar, Nemo (voz original de Hayden Rolence) voltou a ser uma criança normal: indo para a escola e vivendo em um coral de recifes com seu pai e sua vizinha, Dory. Sua angustiante aventura pelo exterior não parece ter minado seu espírito. Na verdade, quando Dory se lembra de pedaços de seu passado e deseja partir para encontrar sua família, Nemo é o primeiro a oferecer ajuda. Ele pode ser um jovem peixe-palhaço com uma barbatana da sorte, mas Nemo acredita em Dory. Afinal, ele entende o que é ser diferente. Marlin (voz original de Albert Brooks) pode ter cruzado o oceano uma vez e não deseja repetir isso. Assim, ele não se mostra a favor de acompanhar Dory em sua missão rumo à costa da Califórnia. Marlin, no entanto, sabe como é perder a sua família e se lembra da ajuda de Dory para encontrar seu filho. O peixe-palhaço pode não ser engraçado, mas é leal e percebe não ter outra escolha além de embarcar em mais uma aventura, desta vez para ajudar a amiga.
Charlie (voz original de Eugene Levy) e Jenny (voz original de Diane Keaton) fariam qualquer coisa por sua única filha, Dory. Eles comemoram e a protegem, esperando criar nela as habilidades necessárias para navegar pelo mundo com uma memória problemática. Jenny pode parecer alegre e um pouco frívola, porém ela é uma mãe protetora e um ótimo exemplo. Charlie gosta de fazer piadas, mas nada é mais importante para ele do que ensinar a sua filha desmemoriada como sobreviver.
Tio Raia (voz original de Bob Peterson) é o amoroso professor do recife, cuja educação de Nemo e seus colegas submarinos leva muito a sério. Ninguém gosta mais das aulas do Tio Raia do que Dory, que serve como sua alegre, porém desnecessária, assistente durante suas viagens de campo.
“Há apenas algumas espécies de animais e peixes divertidas de se assistir na vida real. E você não pode evitar de criar um personagem inspirado nelas. Se ele encontrar um local na história de Dory, ótimo. É uma situação maravilhosa para os dois lados,” finaliza Stanton.
Trailer dublado de Procurando Dory:
Seis meses após reunir Marlin e Nemo, Dory subitamente se lembra das memórias de sua infância. Acompanhada por seus amigos, ela parte em busca de sua família e chega ao Instituto de Vida Marinha em Monterey, na Califórnia, onde conhece três novos amigos: Bailey, uma baleia branca; Destiny, um tubarão-baleia; e Hank, um polvo, que se torna o seu guia no local.