in

ESPECIAL: Disney on Broadway | Parte 4

.

Esta é a última parte do Especial DISNEY ON BROADWAY. Depois de assistir os vídeos, saber mais sobre as produções e etc; é bem provável que  você tenha vontade de assistir aos espetáculos ao vivo. Não sou nenhum expert no assunto, mas darei algumas dicas para você tenha uma viajem espetacular e possa assistir de perto estes shows da Broadway, seja nos EUA ou no Brasil. Se seu sonho é conhecer Nova York ou já planeja sua viagem para lá, saiba que shows podem entrar em cartaz nos próximos anos.

.

A história de Aladdin já foi transformada em musical várias vezes. Como a marca não tem ainda seu lugar na Broadway ou em West End, produções amadoras e até profissionais aparecem ao redor do mundo. E elas não infringem nenhum direito autoral, muitas vezes. A partir da hora em que a peça traz alguma música, figurino ou característica do filme “Aladdin”, da Disney, por exemplo… isto, sim, seria infringir direitos autorais.

Se o musical apenas se aproveitar do título, criar suas próprias músicas, cenários, figurinos e etc, não é nenhum plágio. Porém, as duas principais produções baseadas na história de “Aladdin” foram produzidas em 1979 e 2003. A de 1979, foi um musical composto por apenas um ato e escrito por Sandy Wilson, conhecido por ter escrito também o musical “The Boy Friend”, levado de West End para a Broadway e transformado em filme no ano de 1971. A outra produção, foi feita em 2003 e é totalmente beseada no filme da Disney de 1992. Dentro do parque Disney’s California Adventure, no Disneyland Resort, em Orlando na Flórida, há a área temática “Hollywood Pictures”. Lá está em cartaz, no Hyperion Theater, o show “Aladdin: A Musical Spectacular”!

Ele segue o clássico estilo de um show da Broadway, porém também apresenta apenas um ato e tem somente 45 minutos de duração. É uma grande produção e o Hyperion Theater tem aproximadamente 2.000 lugares para os turistas que visitam o parque e desejam assistir ao musical. Agora, “Aladdin”, um musical totalmente novo e produzido nos moldes da Broadway, deve chegar na cidade de Seattle no início do próximo mês de Julho. Ficará quase um mês em cartaz para que seja feito um certo tipo de ‘teste’ com a platéia, assim como aconteceu com os outros musicais da DISNEY THEATRICAL. Tarzan foi o único que não passou por isto. Depois da preview em Seattle é apenas uma questão de tempo para que ele vá para a Broadway até o final de 2011. Assim esperamos.

.


.

Muitos ficaram perplexos ao saber que “Dumbo” seria adaptado para os palcos de NY. Parece complicada a tarefa de adaptar ao palco uma história com grandes elefantes, um pequeno, um rato menor ainda e… corvos. Sem contar que a história é considerada uma das mais infantis, ou talvez a mais infantil, de todo o grupo de Clássicos de Walt Disney.

Sim, ela é simples, o filme é mais curto do que o normal, a animação não é tão bem feita e as canções não são tão impactantes quanto outros sucessos vindos das trilhas dos filmes anteriores. A idéia de levar “Dumbo” para a Broadway foi de Stephen Daldry, diretor do musical “Billy Elliot”. Peter Darling, que fez as coreografias incríveis do musical já comentado; “Billy Elliot” parece estar no projeto “Dumbo” e Stevie Wonder foi abordado pela DISNEY THEATRICAL para escrever canções adicionais, mas está em dúvida se aceita ou não o projeto, por conta de o filme ter fama de ser racista.

Boatos… mas sabemos que este ano ele não deverá chegar em Nova York. Também não é provável acontecer nenhuma preview, como “Aladdin” terá em Seattle. O musical está ainda dando seus primeiros passos. Será que dará certo!?

.


.

Este já era esperado. Após o enorme sucesso do filme, ano passado, muitos diziam que os personagens singulares criados para o filme de Tim Burton seriam aproveitados novamente. Talvez num segundo filme, numa série… ou em um musical da Broadway. Sim, a terceira alternativa parece funcionar muito bem. O filme de 1951 era um musical, como todos os filmes animados de Walt Disney e trazia muitas canções, nenhuma delas tão popular até hoje, porém. Enfim, é possível que a trilha sonora de 1951 seja totalmente descartada e que apenas as partituras do filme de 2010 sejam utilizadas. Ou talvez nem isto, pode ser que tudo seja criado do ‘zero’. Novas composições irão aparecer, com certeza.

Tim Burton, que dirigiu o filme de 2010 e Linda Woolverton, que esteve na equipe que escreveu “A Bela e a Fera”, “O Rei Leão”, e “Alice no País das Maravilhas” já parecem estar confirmados, assim como um coreógrafo. Vale lembrar que Linda ajudou, e muito, no transporte da história de “A Bela e  Fera” e “O Rei Leão” das telas para os palcos em 1992 e 1997. Tanto é que foi nominada para dois Tony Awards por conta destes trabalhos. Vamos aguardar, “Alice in Wonderland” tem tudo para ser um imenso sucesso na Broadway!

Existem também outros projetos em fase de construção. Dentre as futuras produções mencionadas antes, “Newsies” está em fase avançada. No final do ano passado houve uma leitura do musical que tem canções de Alan Menken. Sim, “Newsies” será a versão teatral do filme Disney de 1992; “Extra! Extra!”, pouco popular no Brasil, exibido algumas vezes no Disney Channel e no SBT. O filme foi dirigido e tinha coreografias de Kenny Ortega, que fez o mesmo nos três filmes “High School Musical”. A DISNEY THEATRICAL diz que não está tentando levá-lo para a Broadway, o importante é que o show saia, mesmo que seja um ‘tour show’, como foi “Disney on the Record”.

O filme de 1991 com Steve Martin, “O Pai da Noiva” também está dando seus primeiros passos até a Broadway. Este filme foi lançado em 1991 com o selo da Touchstone Pictures, que nada mais é do que um estúdio Disney onde são produzidos filmes com temática adulta. “O Estranho Mundo de Jack” também saiu como sendo da Touchstone em 1993 e hoje é distribuido com a introdução da Walt Disney Pictures. Nenhum nome ainda foi confirmado para “O Pai da Noiva”.

Outro projeto que está, na verdade, demorando para ser realizado, é “The Hunchback of Notre-Dame” (O Corcunda de Notre-Dame). Seria um musical basicamente simples de ser transportado para a Broadway, pois ele já está pronto! Entrou em cartaz na cidade de Berlin, Alemanha em 1999 e esperava-se que logo após chegaria em Nova York, mas isto nunca aconteceu. Até agora.

Rumores confirmados por Alan Menken fazem qualquer um acreditar que o show possa estrear na Broadway em 2012. É uma história de nome, nome tão poderoso quanto “O Fantasma da Ópera” e a versão que foi criada pela DISNEY THEATRICAL na Alemanha é bem diferente do filme animado de 1996, mesmo apresentando algumas das mesmas canções. Obviamente haverá mudanças, afinal é um musical criado há mais de dez anos atrás, quando a tecnologia para os palcos ainda não era tão potente. Hoje em dia seria mais fácil produzir os efeitos de fogo na lareira de Frollo, ou o próprio figurino de Quasímodo, que pode se tornar um grande incômodo para o ator que interpreta o protaonista. E Esmeralda? Será que seu final na Broadway será o mesmo trágico final da Alemanha?

.

.

A Times Square. Ao lado, foto de quando “Beauty and the Beast” ainda estava em cartaz.

.

Quando alguém vai para Nova York é quase impossível sair de lá sem assistir ao menos um show na Broadway. Os mais populares no momento são “Wicked” (ainda não montado no Brasil), “The Lion King” (O Rei Leão) e “Mary Poppins”. É claro que se você viajar por conta própria, comprando suas passagens, reservando seu hotel, adqurindo seus ingressos pela internet… tudo ficará um pouco mais complicado. Perde-se a comodidade de ter um guia, alguém que deixe todos os documentos encaminhados para você, lhe oriente na cidade e etc.

Se você vai para Nova York na intenção de ficar por lá durante alguns dias e assistir um ou dois shows diariamente, no momento em que você compra os ingressos já pode reservar um hotel. É muito fácil. Tenha em mãos um cartão de crédito internacional e vá ao site Broadway.com, onde poderá comprar ingressos para vários shows de uma só vez.

.

.

Minskoff Theater, onde “The Lion King“está em cartaz completando quase 14 anos na Broadway.

.

Vamos fazer uma simulação: você vai para Nova York daqui cinco meses. Ida e volta custarão no máximo R$ 3.500 voando por uma certa Companhia Aérea bem popular do Brasil.  Você vai ficar por lá durante seis dias, irá assistir seis shows, sendo que destes seis dias é possível assistir dois espetáculos num só dia. Reservando um quarto no hotel mais barato que está cadastrado no site Broadway.com e comprando seis ingressos nas melhores poltronas de seis espetáculos (“Wicked”, “Mary Poppins”, “The Lion King”, “Mamma Mia”, “The Phantom of the Opera” e “Billy Elliot”, por exemplo, tudo isto sai por aproximadamente U$ 3.900.

Você pagará em Real, ou seja; hotel para seis dias e seis ingressos saem por aproximadamente R$ 7.300. Junte as passagens, o que você gastará com alimentação, compras em geral, táxi e será possível fazer um planejamento. Sim, para quem mora nos EUA e vem de outros estados, uma viajem como esta sai por um preço bem melhor. E se você preferir viajar com uma empresa de turismo, pode gastar em torno de R$ 5.000 com passagens, hotel, alimentação e apenas ficam pendentes os ingressos para os shows. É a melhor alternativa, sem dúvida.

.


O New Amsterdam Theater, onde “Mary Poppins” está em cartaz atualmente. Um dos principais em NY.

.

Se você achou tudo muito caro, vale a pena vir para São Paulo e aproveitar a nossa Broadway! As versões brasileiras não perdem em nada para as originais em NY, os teatros são de altíssima qualidade e os preços dos ingressos são justos. A única desvantagem é que nunca temos centenas de musicais em cartaz ao mesmo tempo. Num fim de semana, é possível assistir a três grandes shows. “Mamma Mia!” está em cartaz no Teatro Abril, “Evita” no Teatro Alfa e “New York, New York” no Teatro Bradesco, dentro do Shopping Bourbon. É possível assistir “Mamma Mia!” e “New York, New York” no mesmo dia.

.

Teatro Abril, na Av. Brigadeiro Luiz Antônio, onde “Mamma Mia!” está em cartaz desde Novembro.

.

O Teatro Abril fica 7 km distante do Teatro Bradesco. É uma maratona: assistindo “Mamma Mia!” na primeira sessão; 17hrs da tarde e correndo com um táxi para o Shopping Bourbon, você pode conseguir chegar com uma hora e meia de antecedência para assistir ao outro espetáculo em sua segunda sessão; 21hrs. Terá tempo de sobra para fazer sua janta num dos ótimos restaurantes do shopping ou mesmo em algum fast-food de lá. “New York, New York” tem Alessandra Maestrini, Juan Alba, Simone Gutierrez e grande elenco, com canções todas cantadas em Inglês. O musical “Evita” está em cartaz no Teatro Alfa, que tem quase 14km de distância do Teatro Abril. É “arriscado” fazer este trajeto entre um show e outro, em caso de congestionamentos.

.

Interiores do Teatro Bradesco, no Shopping Bourbon, onde “New York, New York” entra em cartaz. Muitos consideram este o mais luxuoso teatro de São Paulo.

.

Reserve um dia apenas para “Evita”, musical de Andrew Lloyd Webber (criador de “O Fantasma da Ópera”, “Lès Miserables”, “Cats” e outros…) que conta a história de Evita Perón; com Daniel Boaventura, Paula Capovilla, Bianca Tadini e grande elenco. Se você quer sentar nos melhores lugares, gastará menos de R$ 700,00 com os três espetáculos.

Este valor pode cair pela metade se você é estudante e pode cair mais ainda se você pegar poltronas mais afastadas do palco. É possível conseguir hotéis em São Paulo por preços que vão de R$ 100,00 a R$ 700,00 por noite. Dependendo de onde você mora no Brasil, passagens aéreas (ida e volta) já podem ser encontradas por menos de R$ 250,00. Você terá manhãs e tardes livres na cidade de São Paulo, onde poderá visitar vários pontos turísticos. Turismo cultural; nisto São Paulo é demais! O gasto com táxis pode variar dependendo da sua vontade de conhecer a cidade, mas indo com outras pessoas, esse valor sempre pode ser dividido. Se você prefere almoçar e jantar coisas básicas, alimentação será o itém mais barato da sua viajem.

Enfim, vale a pena ir para São Paulo preparado para assistir dois ou três musicais de uma só vez, já é um ‘ensaio’ para quando você for para Nova York. Garanto que poderá encontrar lugares incríveis, será sempre bem atendido nos teatros e shoppings e se você vive numa cidade pequena, vai achar a cidade de São Paulo um exagero! Não deixe de caminhar pela Avenida Paulista e se quiser conhecer os astros de “Mamma Mia!”, aguarde-os após o final da sessão noturna logo ao lado do teatro, todos irão lhe atender muito bem, tirar fotos, dar autógrafos e etc. No Teatro Bradesco, a saída dos atores fica no estacionamento do shopping. Você não será o único, sempre existem fãs aguardando Kiara Sasso, Saulo Vasconcelos, Sara Sarres, Alessandra Maestrini e tantos outros profissionais que merecem receber pessoalmente nossos agradecimentos!

.


.

Chegou ao fim o Especial DISNEY ON BROADWAY. Deixo aqui meus agradecimentos e espero que tenham gostado. Não deixem de assistir aos espetáculos, no Brasil ou no exterior. É uma experiência indescritível ouvir a orquestra tocando diante de você, sentir a vibração dos atores com a platéia e notar que por trás daquele palco mais de 250 pessoas trabalham normalmente todas as noites.

.

Clique aqui e leia as outras partes desse especial!

Com imagens de: Old Hand Biils

Escrito por Nicolas Marlon