in

APRENDIZ DE FEITICEIRO: O Alquimista dos Trajes

Hoje estreia nos cinemas de todo o país o mais novo filme da Walt Disney Pictures: "O Aprendiz de Feiticeiro"! Confira curiosidades sobre os figurinos feitos para o filme!

Hoje estreia nos cinemas de todo o país o mais novo filme da Walt Disney Pictures: “O Aprendiz de Feiticeiro” estrelando Nicolas Cage (o mestre feiticeiro) e Jay Baruchel (o aprendiz de feiticeiro) e as postagens especiais aqui no Disney Mania seguirão até o final da semana de estreia! Veja abaixo um texto sobre os figurinos feitos para o filme, sob responsabilidade do profissional Michael Kaplan:

Os cineastas chamaram Michael Kaplan para criar o guarda-roupa secular de O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer’s Apprentice). O profissional, cujos créditos incluem Armageddon (Armageddon), Pearl Harbor (Pearl Harbor) e Flashdance – Em Ritmo de Embalo (Flashdance) estava pronto para o desafio.

“Os personagens em O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer’s Apprentice) eram muito divertidos e diversificados”, diz Kaplan. “Havia roupas contemporâneas, medievais e uma armadura chinesa – eu queria que cada personagem tivesse sua própria paleta de cores e que cada um fosse reconhecido imediatamente não só pelo seu rosto, mas também pelo que vestia”.

“Balthazar Blake é misterioso e eterno”, continua Kaplan, “uma figura meio obscura, embora seja um cara do bem. Eu o vejo como uma figura sombria, sempre com as mesmas roupas durante todo o filme – um uniforme. Eu pensei sobre feiticeiros e suas longas túnicas e imaginei que ele devia ter um casaco de couro longo, com um colete de couro por baixo. Eu queria dar a sensação de época, mas não de um período específico, com elementos que ele tivesse reunido ao longos dos anos, alguns nunca vistos: um colar com amuletos de diferentes épocas, chaves que ele pode ter usado no século passado, pequenos berloques com pinturas feitas a mão de entes queridos que possam ter ficado para trás, pedras que dão sorte e proteção, um dente de tubarão em um pequeno saquinho, um broche de sol que ele usa nos ombro e uma pulseira com pedras de cobalto”.

Kaplan trabalhou com o ator para chegar ao visual perfeito. “Nicolas Cage foi muito específico sobre algumas coisas que queria como parte do figurino. O anel de feiticeiro de Balthazar, que pode datar do tempo de Merlin, é um diamante verde, o mais raro de todos os diamantes, que Nic considera muito poderoso. Balthazar usa anéis em todos os dedos, e cada um deles é feito especialmente para Nic, porque precisávamos de vários. A maior parte deles parecia antiga e como se fosse de diferentes partes do mundo.

“Mas eu não queria que Balthazar fosse um personagem que, quando andasse pelas ruas em Nova York, chamasse a atenção como se tivesse vindo de outro planeta”, continua Kaplan. “Ele tem uma aparência um pouco excêntrica, mas para os padrões de Nova York, ele está dentro do aceitável”.

Todos no set sabiam quando Nicolas Cage – ou pelo menos seu longo casaco – se aproximava, pelo forte cheiro de couro. Dez cópias do casaco foram feitas. “A maioria dos trajes foi feita sob medida”, conta Kaplan, “incluindo os chapéus. O chapéu de Balthazar foi baseado em um fedora, mas nós ajustamos a altura para que ele ficasse como um chapéu de feiticeiro, quase pontudo”. O chapéu de Balthazar tem um bordado de uma lua crescente e broches de estrelas, uma dica óbvia do famoso chapéu usado pelo feiticeiro Mickey.

O visual de Dave Stutler era um pouco menos excêntrico. “Eu queria que Dave tivesse a aparência de um aluno brilhante da Universidade de Nova York, porém meio distraído, que estava mais interessado em ciências do que em roupas”, diz Kaplan. “Então, suas roupas nem sempre necessariamente combinam. O uniforme de Dave é um moletom com capuz, camiseta, jeans e tênis, coisas comuns do dia a dia. Eu queria que fosse bom no aspecto cinemático, mas que não desse a impressão que tivesse gastado muito tempo ou dado muita importância a isso”.

Kaplan vestiu Becky de Teresa Palmer com uma elegância sem esforço com uma mistura de suéteres, casacos, calças, echarpes, blusas, saias e botas. Maxim Horvath de Alfred Molina, entretanto, vem dos anos 1920, a época na qual ele foi aprisionado no Grimhold; ele veste chapéu coco e polainas para provar isso.

“Horvath é muito ativo, muito bem vestido, sempre com belos trajes e casacos”, diz Kaplan. “Eu tentei achar tecidos que tivessem linhas metálicas. Isso adicionou ao nível místico e eu acho que, talvez, sua alquimia funcionasse melhor se o tecido fosse um bom condutor de eletricidade. Ele tem um incrível casaco de pele com este material. Horvath usa um diferente chapéu de feltro em cada uma de suas cenas”.

O personagem de Toby Kebbell – com botas de salto de 7,6 cm – foi muito legal. “Drake Stone foi muito divertido de fazer”, diz Kaplan. “Eu o imaginei como um ilusionista de Las Vegas, nenhum em especial. Drake é mais exagerado do que qualquer outro – ele é um astro do rock da magia. Ele usa belas calças de pele de cobra em uma cena, tem tatuagens e anéis em todos os dedos. Tudo é bordado com suas iniciais”.

Kaplan viajou através do tempo com Monica Bellucci. “Nós vemos Monica Bellucci como Veronica em algumas cenas”, conta Kaplan. “Primeiro, temos um traje contemporâneo, quando Balthazar acha que a vê em uma rua de Nova York e é uma ilusão que Horvath faz para ele. Ela tem dois trajes medievais: quando está no mercado com Balthazar, em momentos mais felizes, e quando é possuída pela primeira vez por Morgana”.

“Eu queria encontrar uma forma de separar Veronica de Morgana quando elas não eram entidades separadas”, continua Kaplan, “então tive a ideia de usar lentes de contato espelhadas para Monica Bellucci que ela usa quando Veronica está possuída por Morgana”.

A saia armadura de Sun Lok foi feita com mais de 1.000 placas de couro costuradas, fileira a fileira… e o departamento de figurino fabricou duas outras saias idênticas para o personagem, um volume enorme de trabalho feito à mão. “Eu realmente adorei fazer as roupas do personagem de Sun Lok”, diz Kaplan. “Embora sua saia seja bastante detalhada e exata – nós fizemos muita pesquisa – o restante do traje foi bem diferente da realidade. Eu me diverti muito, e Gregory Woo, que foi escalado como Sun Lok, estava tão empolgado para interpretar o personagem que estava disposto a usar tudo o que criamos”.

A equipe de Kaplan criou uma túnica chinesa pintada à mão para o personagem, botas bordadas chinesas, longas unhas, brincos de metal e uma grande armadura peitoral com a imagem de um dragão. E, não diferentemente de outras criaturas estáticas em O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer’s Apprentice), este dragão ganha vida. Através de um passe de mágica, é claro!

Dave (Jay Baruchel) é apenas um estudante universitário comum, ou assim parece, até o feiticeiroBalthazar Blake (Nicolas Cage) recrutá-lo como seu relutante aprendiz iniciante e dar-lhe um curso intensivo de arte e ciência da magia.
Enquanto se prepara para uma batalha contra as forças das trevas em Manhattan dos dias atuais, Dave se encontra juntando toda a coragem que ele pode reunir para sobreviver à sua formação, salvar a cidade e ficar com a garota para então se tornar “O Aprendiz de Feiticeiro“!

Com classificação livre pela MPAA (Motion Picture Association of America), O Aprendiz de Feiticeiro (Sorcerer’s Apprentice) tem duração de aproximadamente 110 minutos.

Escrito por Jonas

O diretor de marketing de O Camundongo iniciou sua aventura virtual com a Disney há mais de seis anos e, desde então, acompanha o crescimento do projeto e se orgulha do que foi e será feito por aqui.