Nesse ponto do campeonato a premissa de O Bom Dinossauro já nos é mais do que familiar. O asteroide que extinguiu a vida dos dinossauros errou a Terra, possibilitando a convivência entre esses e os humanos. Porém, muito pouco além disso havia sido mostrado nos trailers.
Fizemos uma análise musical da última prévia embalada por “Crystals“, da banda Of Monsters and Men, que parecia revelar mais da história do que as cenas exibidas até ali. Hoje, o Pixar Animation Studios liberou um novo vídeo do longa-metragem e podemos ter uma ideia melhor da aventura de Arlo e Spot.
Terceiro trailer de O Bom Dinossauro:
“Às vezes, precisa enfrentar o seu medo para seguir em frente,” diz Poppa, pai do protagonista. Por mais que não trate do assunto de forma clara, esse terceiro trailer traz à tona o medo de Arlo frente aos perigos desse mundo tão grande.
O medo já havia sido abordado através da letra de “Crystals“. Arlo ainda é uma criança e tem medo do desconhecido, isso inclui alimentar criaturas parecidas com galinhas. O estúdio do Luxo Jr. já nos brindou com tantas jornadas de auto-descoberta de formas diversas e O Bom Dinossauro não será uma exceção à regra.
Para Arlo, sua jornada tem dois momentos cruciais: quando ele se separa de seu pai no rio e o encontro com um garoto humano, que o protege do ataque de uma cobra. Vemos o momento em que o bom dinossauro batiza o menino de Spot, em um competição com um estranho dinossauro.
“Um grande amigo é um em sessenta e cinco milhões,” comenta o narrador. Spot será fundamental para a formação de Arlo, embora os dois não sejam capazes de se comunicar verbalmente. O trailer nos dá a entender que Arlo tem muito o que aprender com seu novo animal de estimação.
Se o trailer anterior se destacou por não trazer diálogos, esse se destaca por explorar a amizade dos dois, um elemento bastante comum nas animações do estúdio. Arlo e Spot são fortes candidatos para se juntarem ao grupo de duplas carismáticas, junto a Woody, Buzz, Mike e Sulley.
Entretanto, para nossa surpresa, a versão nacional não é a mesma dos Estados Unidos. Ainda que compartilhem muitas cenas, os dois vídeos se distinguem de forma impressionante. Enquanto o dublado mostra um filme mais cômico, o trailer em Inglês investe no lado dramático.
Terceiro trailer em Inglês de O Bom Dinossauro:
Vemos, por exemplo, mais do momento em Arlo e Poppa se separam, do trio de tiranossauros, e uma cena em que Spot conforta Arlo, após esse confessar sentir saudade de sua família. Porém, os dois lidam com os mesmos temas: a amizade e o medo. “Se você vive com medo, você não vive de verdade,” afirma o tiranossauro Butch.
Uma das cenas que mais chama atenção nessa prévia é da tempestade. Assustado, Arlo foge e abandona Spot, que observa o amigo indo embora com olhos extremamente tristes. Certamente, a decisão impensada do dinossauro irá gerar alguns conflitos interessantes entre os dois.
Apesar de todo o material apresentado, ainda fica difícil precisar qual tipo de filme O Bom Dinossauro será de fato, visto que cada vídeo vende um diferente. O primeiro foi uma completa decepção, o segundo surpreendeu positivamente e, agora, temos uma amostra dos lados cômicos e dramáticos.
Talvez seja uma forma de despistar as críticas de este ser um filme voltado apenas para o público infantil. Ou talvez haja uma falta de coesão na campanha de divulgação. De toda forma, o estúdio ainda tem noventa e três dias para continuar nos surpreendendo, pois a animação chega apenas em 07 de Janeiro de 2016 aos cinemas nacionais.
E se o asteroide que mudou para sempre a vida na Terra não tivesse atingido o planeta e os dinossauros gigantes nunca tivessem sido extintos? O Estúdio Pixar Animation leva você em uma jornada épica ao mundo dos dinossauros onde um apatossauro chamado Arlo faz uma improvável amizade com um humano. Enquanto viajam por uma paisagem misteriosa e desértica, Arlo aprende o poder de confrontar seus medos e descobre do que ele realmente é capaz.