Há milhões de anos, um asteroide gigantesco destruiu todos os dinossauros da Terra. Mas e se… Essa é basicamente a premissa de O Bom Dinossauro (The Good Dinosaur, no original), que brinca com a hipótese dos dinossauros nunca terem sido extintos.
Nessa realidade paralela, em que essas criaturas convivem com humanos, nós talvez já tivéssemos assistido à nova animação do Pixar Animation Studios, cuja estreia estava marcada para um ano atrás. Porém, isso nunca aconteceu e agora, praticamente às vésperas do lançamento, ganhamos um mísero teaser trailer.
Teaser trailer de O Bom Dinossauro:
A data original de estreia do longa-metragem era Novembro de 2013, depois adiaram para Maio de 2014, e por fim, Novembro de 2015, para que toda a estrutura narrativa fosse reformulada, sob o comando de um novo diretor – sai Bob Peterson e entra Peter Sohn. No Brasil, veremos o resultado final somente em 07 de Janeiro de 2016, se não modificarem a estreia mais uma vez.
E depois de quase dois anos de espera e muito mistério, somos agraciados com um vídeo de cinquenta segundos? Beira o ridículo esse tipo de atitude de um estúdio que costuma divulgar teaser de seus próximos filmes um ano antes de chegarem ao cinema. Caso o vídeo acima tivesse sido divulgado meses atrás, a conversa seria totalmente diferente.
Qual o motivo de manterem tanto segredo a respeito de O Bom Dinossauro? Medo? Insegurança? Estão tentando evitar o que aconteceu com Valente (2012)? A cena de abertura do vídeo, na qual o asteroide desvia-se da Terra, já havia sido apresentada em eventos passados. Então, por que não mostrá-la ao público antes?
Valente originariamente seria dirigido por Brenda Chapman. Antecedendo as sessões de Carros 2 (2011) estava uma prévia da animação estrelada por Mérida – uma totalmente diferente daquilo que vimos nos cinemas. Havia muita neve, o tom era mais sombrio, Mor’du era uma grande ameaça. É notável a diferença entre o material divulgado antes e depois de Junho de 2011.
Chapman foi substituída por Mark Andrews, devido a alguns problemas no roteiro (e ao medo de John Lasseter do filme afastar os meninos…). A neve e os elementos mágicos foram quase totalmente removidos, enquanto lutas de ursos e duelos de espadas foram acrescentados e grande parte da história foi modificada. Chapman não teve papas na língua e alfinetou Lasseter em diferentes ocasiões.
Soa familiar essa história? Bob Peterson, assim como no caso de Brenda Chapman, foi quem concebeu a ideia que se tornaria O Bom Dinossauro. Na versão original, os dinossauros seriam fazendeiros e Arlo (voz original de Lucas Neff) era uma desajustado naquela sociedade, após causar uma confusão, o jovem apatossauro partia em uma jornada, na qual conheceria Spot, um garoto humano.
De acordo com informações mais recentes, apresentadas por Lasseter no Festival de Cannes, os dinossauros não são mais fazendeiros e Arlo encontra Spot em sua jornada de volta para casa, depois de se perder de seu pai ao cair em um rio – cena que aparece brevemente no vídeo. E pela primeira vez, não haverá um vilão literal. A natureza desempenhará esse papel, criando obstáculos durante a viagem.
Talvez, após o fraco desempenho de Valente e Carros 2, falte confiança para a Pixar mostrar mais do filme. Apesar de os cenários serem estupendos e extremamente realísticos, os personagens são exageradamente caricatos. Os tiranossauros parecem uma mistura do Tiny, de A Família do Futuro (2007), com os bebês dinossauros de A Era do Gelo 3 (2009). E Arlo, no momento em que pula nas pedras, parece mais uma lagartixa verde voadora.
Faltando tão pouco tempo para a estreia, não era isso que esperávamos e não era isso que merecíamos. Faltou emoção; faltou encanto; faltou despertar interesse; e faltou mostrar mais dos protagonistas. Alguém conseguiu enxergar o Spot, por acaso!? O teaser de Divertida Mente (2015) entrega tudo isso de forma eficiente, basicamente reciclando trechos dos filmes antigos e pouco mostrava da animação que estreia daqui duas semanas.
A ausência de menção aos irmãos de Arlo (interpretados por Judy Greer, Neil Patrick Harris e Bill Hader) desde a troca de diretores também é preocupante. Teriam sido excluídos da nova versão do roteiro? Por enquanto, sabe-se que apenas os pais do personagem (vozes originais de Frances McDormand e John Lithgow) continuam confirmados no elenco. Bom, que os próximos meses tragam respostas e boas novas.
E se o asteroide que mudou para sempre a vida na Terra errasse de planeta e os dinossauros nunca se tornassem extintos? Em O Bom Dinossauro, o Pixar Animation Studios te leva em uma jornada pelo mundo dos dinossauros, onde um apatossauro chamado Arlo faz amizade com um humano. Enquanto viaja por uma difícil e misteriosa paisagem, Arlo descobre o poder para enfrentar seus medos e do que ele realmente é capaz.