Independentemente do apreço ou não pela franquia estrelada por Relâmpago McQueen, uma coisa é indiscutível: a excelência do Pixar Animation Studios de criar mundos fantásticos e cheio de peculiaridades, assim como de dar vida e personalidade para objetos inanimados e fazê-los expressar uma diferente gama de emoções. Porém, como esse trabalho é feito?
“A tarefa mais difícil é torná-los críveis. Você não desejar que as pessoas assistindo pensem ‘É um carro falante!’ ou ‘Por que os olhos dele estão no pára-brisas em vez dos faróis?’. Mas todas as decisões tomadas em função da história são feitas para convencer, fazer acreditar e ser confiável,” explica Jude Brownbill, diretora de animação em Carros 3, ao Collider.
Para o supervisor de personagens Michael Comet, se trata dos maneirismos e da atuação dos personagens. “É nisso que você precisa se concentrar. Por outro lado, você precisa ter certeza de não haver nenhuma distração. Nada pode ser muito brilhante, com muito reflexo, ou se mover de uma forma engraçada, para você não se distrair enquanto assiste.“
Segundo Jay Shuster, designer de produção do terceiro longa-metragem de McQueen, as animações anteriores serviram como um manual para a criação dos cenários e animação dos personagens, facilitando partes do processo, pois muitas regras desse mundo habitado por automóveis foram estabelecidas no primeiro e amplificadas no segundo filme.
No entanto, a parte mais divertida para a equipe criativa foi trabalhar nos novos personagens. “Muitas das descobertas sobre os personagens foram feitas nos dois primeiros filmes, então, ter esse mundo, essa estrutura e esses novos personagens nos permitiu brincar e explorar. É onde nós podemos nos divertir,” revela Brownbill.
“Acredito que os personagens novos são divertidos, pois são um desafio,” observa Comet. “Você tem a chance de definir o processo de design e quais serão os visuais deles. Pelo lado técnico, nós podemos fazer um sombreamento muito melhor do que antes e adicionar pequenos detalhes para enriquecê-los. Nós temos micro-arranhões nas superfícies dos carros e nós nunca tivemos isso antes.”
Depois de mais de uma década do lançamento do filme original, a tecnologia evoluiu de modo impressionante e é preciso um esforço conjunto dos departamentos de animação e de desenvolvimento técnico. “É tudo uma questão de comunicação e colaboração sobre o que o filme precisa, para realmente guiar todo o processo. Tudo está a serviço da história e do que os artistas precisam,” afirma o supervisor.
Um dos exemplos dessa colaboração foi o novo modo de sombreamento dos personagens, o qual permitiu aos animadores ter uma visão melhor das poses finais dos personagens, após o processo de renderização ser finalizado. E um novo sistema técnico foi desenvolvido para apoiar esse trabalho. Carros 3 acelera em 13 de Julho de 2017 nos cinemas nacionais.
Trailer dublado de Carros 3
Surpreendido por uma nova geração de corredores incrivelmente rápidos, o lendário Relâmpago McQueen é repentinamente afastado do esporte que ama. Para voltar com tudo às corridas, ele precisará da ajuda de uma determinada jovem treinadora de corridas, Cruz Ramirez. Com o seu plano para vencer, mais a inspiração do Fabuloso Doc Hudson e alguns acontecimentos inesperados, eles partem para a maior aventura de suas vidas. E o teste final do campeão será na maior prova da Copa Pistão!