Você pode até não gostar muito de óperas, mas certamente irá se interessar bastante por esta. Em 22 de Janeiro de 2013, será realizada no Teatro Real de Madri a estreia mundial de “The Perfect American” (em tradução livre, “O Americano Perfeito”), ópera de Philip Glass baseada na vida de ninguém menos que nosso querido Walter Elias Disney.
A peça é adaptada do romance “Der König von Amerika”, de Peter Stephan Jungk, livro este que imagina os últimos meses da vida de Walt Disney, narrados pelo fictício cartunista austríaco Wilhelm Dantine, o qual teria trabalhado na casa de Mickey Mouse nos anos 1940 e 1950. E, de acordo com a descrição oficial, “através do prisma da sensibilidade europeia de Dantine, e de seus sentimentos de admiração e ressentimento para com o antigo chefe, o livro também apresenta uma imagem multifacetada do “American Dream” cultuado em meados do século XX”.
Segundo o compositor Philip Glass, “A história dos últimos dias de Walt Disney, ícone americano e criador do mundo de fantasia mais difundido em nosso planeta, é surpreendentemente emocionante e às vezes perturbadora. Mas, em face disso, como poderia ser qualquer outra coisa? A emoção de sua vida deve ser a emoção de nossa própria cultura americana. E, como outros aspectos da vida por aqui, isto é inimaginável , alarmante e verdadeiramente assustador (…)”.
Em “The Perfect American”, Walt Disney será interpretado pelo ator Christopher Purves, sendo que David Pittsinger e Marie McLaughlin darão vida a Roy Disney (irmão de Walt) e Lillian Disney (esposa de Walt), respectivamente. Os demais atores são Janis Kelly (Hazel George), Sarah Tynan (Sharon), Nazan Friket (Lucy) e John Easterlin (Andy Warhol). A peça contará com o maestro Dennis Russel Davies e a direção é de Phelim McDermott, em uma co-produção com a English National Opera.
Sete apresentações também serão feitas na cidade de Madri, Espanha, a partir de 07 de Fevereiro de 2013. Na verdade, a ópera havia sido encomendada pelo New York City Opera, quando o administrador Gerard Mortier viria a se tornar o gerente-geral da instituição. No entanto, com a saída de Mortier devido a problemas com o orçamento, a peça foi adiada até ele assumir a direção artística do Teatro Real de Madri, em 2010. “The Perfect American” será apresentado em uma temporada entre 2012 e 2013.