in

Conheça a ópera baseada na vida de Walt Disney

 

Você pode até não gostar muito de óperas, mas certamente irá se interessar bastante por esta. Em 22 de Janeiro de 2013, será realizada no Teatro Real de Madri a estreia mundial de “The Perfect American” (em tradução livre, “O Americano Perfeito”), ópera de Philip Glass baseada na vida de ninguém menos que nosso querido Walter Elias Disney.

A peça é adaptada do romance “Der König von Amerika”, de Peter Stephan Jungk, livro este que imagina os últimos meses da vida de Walt Disney, narrados pelo fictício cartunista austríaco Wilhelm Dantine, o qual teria trabalhado na casa de Mickey Mouse nos anos 1940 e 1950. E, de acordo com a descrição oficial, “através do prisma da sensibilidade europeia de Dantine, e de seus sentimentos de admiração e ressentimento para com o antigo chefe, o livro também apresenta uma imagem multifacetada do “American Dream” cultuado em meados do século XX”.

 

 

Segundo o compositor Philip Glass, “A história dos últimos dias de Walt Disney, ícone americano e criador do mundo de fantasia mais difundido em nosso planeta, é surpreendentemente emocionante e às vezes perturbadora. Mas, em face disso, como poderia ser qualquer outra coisa? A emoção de sua vida deve ser a emoção de nossa própria cultura americana. E, como outros aspectos da vida por aqui, isto é inimaginável , alarmante e verdadeiramente assustador (…)”.

 

 

Em “The Perfect American”, Walt Disney será interpretado pelo ator Christopher Purves, sendo que David PittsingerMarie McLaughlin darão vida a Roy Disney (irmão de Walt) e Lillian Disney (esposa de Walt), respectivamente. Os demais atores são Janis Kelly (Hazel George), Sarah Tynan (Sharon), Nazan Friket (Lucy) e John Easterlin (Andy Warhol). A peça contará com o maestro Dennis Russel Davies e a direção é de Phelim McDermott, em uma co-produção com a English National Opera.

Sete apresentações também serão feitas na cidade de Madri, Espanha, a partir de 07 de Fevereiro de 2013. Na verdade, a ópera havia sido encomendada pelo New York City Opera, quando o administrador Gerard Mortier viria a se tornar o gerente-geral da instituição. No entanto, com a saída de Mortier devido a problemas com o orçamento, a peça foi adiada até ele assumir a direção artística do Teatro Real de Madri, em 2010. “The Perfect American” será apresentado em uma temporada entre 2012 e 2013.

 

Via Animation Guild e The Washington Post.

Escrito por Luís Fernando

"Tupi or not tupi! That is the question..."