.
O MUNDO SUBTERRÂNEO, diz a roteirista Linda Woolverton, faz parte da Terra. “Mas se encontra em algum lugar abaixo do nosso mundo. A única maneira de chegar lá é caindo na toca de um coelho”. É a mesma terra fantástica que Alice visitou quando criança, mas ela entendeu mal e pensou que haviam dito “País das Maravilhas”. Alice, agora com 19 anos, volta à toca do coelho e, embora não tenha lembrança de suas antigas aventuras, ela volta a se reunir com os habitantes do lugar, incluindo o destemido Dormidongo, o aloprado Chapeleiro Maluco, o Gato Risonho, a Lagarta Absolem, a bela Rainha Branca e sua malvada irmã mais velha, a Rainha Vermelha. “O tempo passou”, conta Woolverton, “a Rainha Vermelha controla tudo. É ela quem manda. E o povo do Mundo Subterrâneo precisa de Alice”. O Mundo Subterrâneo enfrenta um período difícil desde que a malvada Rainha Vermelha assumiu o trono. Porém, é de fato uma terra maravilhosa, o que talvez explique o motivo pelo qual a menina que pensou que aquele mundo se chamasse o País das Maravilhas tenha sido convocada para ajudar a trazer de volta à glória do lugar. “Mas”, diz Woolverton, “o Mundo Subterrâneo sempre foi o Mundo Subterrâneo desde o Início, não importa quem esteja no trono. E permanecerá o Mundo Subterrâneo até o Fim”.
ALICE (interpretada por Mia Wasikowska) é uma jovem de 19 anos que contempla o futuro. Uma alma independente que se sente presa em meio à mentalidade estreita das mulheres da aristocracia vitoriana de Londres. Alice Kingsleigh não sabe bem como equilibrar seus sonhos com as expectativas das outras pessoas. Após a morte de seu adorado pai, ela vai a uma festa em um jardim com a mãe e a irmã, e, sem que saiba, a festa é na verdade o seu noivado. Assim que o arrogante e maçante Hamish Ascot pede a sua mão em casamento, Alice avista no jardim um Coelho Branco usando um casacão. Ela corre atrás dele, cai no buraco e volta ao Mundo Subterrâneo, um lugar que ela visitou quando criança (e chamou de País das Maravilhas) – embora não se lembre de nada e nem de seus habitantes. Alice reencontra seus amigos de infância, incluindo a lagarta Absolem, o Gato Risonho, Tweedledee e Tweedledum, e é claro, o Chapeleiro Maluco – e busca seu verdadeiro destino. “No início, ela se sente muito desconfortável e estranha”, conta Wasikowska. “Por isso sua experiência no Mundo Subterrâneo tem a ver com se reconectar com ela mesma e descobrir se tem a força para se tornar mais autoconfiante e para saber o que quer”.
O CHAPELEIRO MALUCO (interpretado por Johnny Depp) não demonstra suas emoções abertamente – sua mudança de humor se reflete literalmente em seu rosto e em suas roupas. Ele estava ansioso esperando pela volta de Alice e é, sem dúvida, seu único amigo de verdade, acreditando nela quando ninguém mais acredita. Ele é destemido e ultrapassa limites para protegê-la mesmo pondo sua vida em risco. Outrora o orgulhoso chapeleiro da Rainha Branca, ele foi envenenado por mercúrio, um triste efeito colateral do processo de fazer chapéus, e não se sente muito bem. “Eu sempre vejo o Chapeleiro como meio trágico”, diz Depp. “Ele é uma vítima em muitos aspectos. O mercúrio com certeza fez a sua parte, mas há um elemento trágico em seu passado que também tem um grande peso no personagem”.
O GATO RISONHO, (voz de Stephen Fry) é um ativo gato malhado com a habilidade de aparecer e desaparecer. Ele é bem calmo, tem uma sensualidade casual com um sorriso sedutor que mascara sua covardia. É a cabeça sem corpo que primeiro aparece para Alice na Floresta Tulgey, depois que ela é atacada pelo cruel Bandersnatch. Ele se oferece para limpar o ferimento do braço dela, lambendo-o. Alice recusa a oferta, embora permita que ele a leve à Festa do Chá do Chapeleiro Maluco onde o Chapeleiro culpa o Gato Risonho por abandoná-los no dia em que a Rainha Vermelha assumiu o controle do Mundo Subterrâneo. Usando sua habilidade e o cobiçado chapéu do Chapeleiro, o Gato mais tarde encontra uma forma de se redimir.
IRACEBETH, A RAINHA DE COPAS (ou Rainha Vermelha) (interpretada por Helena Bonham Carter) é uma monarca tirana do Mundo Subterrâneo. Com sua enorme cabeça, temperamento feroz e propensão para gritar para que a cabeça das pessoas sejam cortadas, ela governa seus súditos através do medo. “Ela também problemas emocionais”, diz Bonham Carter. “Basta muito pouco para ela perder a paciência. Ela explode como uma criança de dois anos. Sua irmã caçula, a Rainha Branca, tem desenhos no trono e na coroa que Iracebeth roubou”.
MIRANA, A RAINHA BRANCA (interpretada por Anne Hathaway) é a irmã caçula da Rainha Vermelha, e embora pareça ser gentil e doce, por baixo há um aspecto sombrio no personagem. “Ela tem os mesmos genes que a Rainha Vermelha”, diz Hathaway. “Ela gosta do lado obscuro, mas tem muito medo de ir longe demais, por isso faz tudo parecer leve e feliz. Mas ela vive com medo de não conseguir se controlar”. Quando Alice volta ao Mundo Subterrâneo, a Rainha Branca a coloca sob suas asas, oferece sua proteção, embora seus motivos não sejam totalmente altruístas”.
TWEEDLEDEE e TWEEDLEDUM (interpretados por Matt Lucas) são os gorduchos gêmeos que estão sempre discordando um do outro e cujas conversas confusas fazem pouco sentido para todo mundo, menos para eles. Quando Alice chega ao Mundo Subterrâneo, ela pede a ajuda dos Tweedles. Inocentes, infantis, adoráveis e gentis, eles são bem intencionados, mas não ajudam muito, pois falam através de charadas e ritmos esquisitos. “Eu os vejo como crianças vitorianas travessas, com a mão dentro do pote de mel”, diz Lucas, o comediante britânico que interpreta os dois irmãos. “Então eu os interpretei bem infantis, o que foi natural para mim, porque eu sou meio criança”.
ILOSOVIC STAYNE, O VALETE DE COPAS (interpretado por Crispin Glover) é o chefe do exército da Rainha Vermelha. Com quase 2,15 metros de altura, um rosto assustador e um tapa-olho em forma de coração cobrindo o olho esquerdo, Stayne é um personagem arrogante e evasivo que segue as ordens da Rainha Vermelha. Ele é o único capaz de tranquilizá-la e acalmar sua dramática mudança de humor. “Sou como um marechal para a Rainha Vermelha”, explica Glover. “A Rainha Vermelha tem reações muito explosivas com relação ao que as pessoas fazem e meu personagem precisa ser muito diplomático. Seu lado obscuro emerge nas sombras dos corredores do castelo”.
O COELHO BRANCO (voz de Michael Sheen) está sempre atrasado, sempre com pressa, sempre correndo. Responsável por encontrar Alice e levá-la de volta ao Mundo Subterrâneo para que ela possa cumprir seu destino, ele aparece na festa do jardim e consegue atraí-la de volta para a toca do coelho. “Ele é um personagem acolhedor”, diz Sheen, “mas, ao mesmo tempo, também pode ser bem inquieto e bem rígido com Alice. Ele tem algo extremado, uma energia tensa, sempre correndo contra o tempo. Tempo é muito importante para ele, mas ele é muito corajoso quando é necessário”.
MALLYMKUN, O DORMIDONGO (voz de Barbara Windsor) é um rato destemido do Mundo Subterrâneo que usa calças de montaria. Ele se recusa a acreditar que o Coelho Branco encontrou a Alice certa, a única que pode ajudar o Mundo Subterrâneo a voltar ao seu verdadeiro esplendor, e só se contenta quando Alice insiste que ela está apenas sonhando.
BANDERSNATCH é uma criatura desagradável, faladeira e malcheirosa com um grande corpo asqueroso e a cara amassada e cheia de dentes, como os de um violento buldogue. Um golpe de suas longas garras deixam em Alice uma lembrança dolorosa do horrível reinado da Rainha Vermelha.
A LEBRE DE MARÇO (voz de Paul Whitehouse) faz as festas do chá do Chapeleiro Maluco em sua casa. Paranóico, ansioso e ligeiramente insano, está sempre apertando as patas e orelhas e tem uma tendência a atirar bules de chá e outras coisas. Ele tem uma queda por culinária e é um dos poucos habitantes do Mundo Subterrâneo a ter escapado da Rainha Vermelha.
BAYARD, O CÃO (voz de Timothy Spall) é um cúmplice forçado do exército da Rainha Vermelha, pois teme que sua mulher e filhos, prisioneiros, sejam feridos se ele não fizer o que Stayne ordenar. Ele prova ser secretamente leal à resistência do Submundo do Mundo Subterrâneo, tornando-se aliado de Alice e um sistema de transporte bastante conveniente.
O PÁSSARO DODÔ (voz de Michael Gough) é um dos primeiros moradores do Mundo Subterrâneo que Alice vê ao entrar no mundo fantástico. Um dos mais velhos habitantes do lugar, Dodô usa óculos e bengala. Quieto e sábio, ele põe um fim à discussão dos amigos quanto à identidade de Alice sugerindo que a levem ao ainda mais sábio Absolem.
ABSOLEM, A LAGARTA (voz de Alan Rickman) é a que tudo sabe e guardiã absoluta do Oráculo, um documento antigo que mostra todos os importantes eventos do passado, do presente e do futuro da história do Mundo Subterrâneo. Alice é levada pelo Coelho Branco e pelos irmãos Tweedles à presença de Absolem, para que ele confirme se ela é, de fato, a verdadeira Alice que visitou o Mundo Subterrâneo quando criança, a Alice cujo destino é ajudá-los. Eles encontram a bulbosa lagarta azul em cima de um cogumelo em uma floresta de cogumelos cercada de névoa. Várias vezes Absolem desafia Alice a se entender melhor, forçando-a a enfrentar a difícil pergunta: “Quem é você?”
Bom, agora que você já sabe tudo sobre os personagens do filme, fique atento pois na próxima semana chega ao Brasil o CD com as conções do filme e também o CD com as faixas instrumentais, em 24 de Março. E prepare-se para Abril!