Menu
in

Conheça a comovente história do filme Rainha de Katwe, com Lupita Nyong’o

“Use sua mente e sempre encontrará proteção.”

Robert Katende

Nessa semana, a Disney divulgou o pôster e o trailer de Rainha de Katwe (tradução livre de Queen of Katwe), filme baseado na vida de Phiona Mutesi, uma jogadora de xadrez prodígio da Uganda, vencedora da Olimpíada Mundial de Xadrez.

O filme foi anunciado na última D23 Expo e foi produzido pelo Walt Disney Studios e ESPN Films e terá exibições limitadas lá fora, sem qualquer previsão de chegar às salas brasileiras. No elenco, estão a vencedora do Oscar® Lupita Nyong’o como a mãe de Phiona, David Oyelowo como o professor de xadrez Robert Katende, e a estreante Madina Nalwanga como a jovem Phiona.

Ao que parece, a história irá ao encontro do que comentamos em nossa crítica de Horas Decisivas (2016) sobre mostrar histórias reais, de pessoas reais, de que sonhos reais, que com determinação e fé, deram certo. É deixar de forma tangível aquilo que vemos e admiramos no mundo das animações. De acordo com a divulgado, a história deverá ser emocionante e inspiradora.

Para a Phiona Mutesi, de dez anos, e sua família, a vida em uma empobrecida favela de Katwe em Kampala, Uganda, é um constante problema. Sua mãe, Harriet (Nyong’o), é extremamente determinada para cuidar de sua família e trabalha sem cansar vendendo vegetais no mercado para garantir que seus filhos tenham o que comer e um teto sobre suas cabeças.

Quando Phiona conhece Robert Katende (Oyelowo), um jogador de futebol que se tornou missionário e ensina xadrez para as crianças de Katwe, ela fica cativada. O xadrez necessita de uma boa dose concentração, pensamento estratégico e tomar riscos, todas as habilidades que são aplicáveis ao dia a dia, e Katende espera motivar a juventude com esse jogo.

Phiona se impressiona pela inteligência e sagacidade requeridas pelo jogo e imediatamente mostra potencial. Reconhecendo a aptidão natural de Phiona para o xadrez e o espirito guerreiro que herdou de sua mãe, Katende vira seu mentor, mas Harriet é relutante em encorajar sua filha, não querendo vê-la desapontada.

Trailer de Rainha de Katwe:

Enquanto Phiona começa a ganhar as competições locais de xadrez, Katende a ensina a ler e escrever para que ela também possa ir à escola. A jovem rapidamente avança nos rankings de torneios, mas acaba se separando da família para poder focar em sua própria vida.

Sua mãe, eventualmente, percebe que Phiona tem uma chance de crescer e se junta a Katende para ajudá-la a trabalhar no seu potencial extraordinário, escapar de uma vida de pobreza e salvar sua família.

E como sempre, a música inserida no trailer esta diretamente relacionada com todo o enredo do filme. Chamada “Thick Skin” e cantada por Leona Lewis, a canção fala sobre essa questão de você pegar aquilo que atiram em sua direção e usar para te fortalecer. Você cria uma pele mais espessa, você fica mais forte. Bom, nem preciso dizer que isso mais que reflete a história toda do filme, não é mesmo?

Esse filme promete bastante a começar pelo fato de que ele mostra um lado não muito explorado da Uganda. Normalmente vemos filmes e documentários que focam na escravidão e problemas, dessa vez, o filme focará em elementos que giram em torno de esperança e determinação. Rainha de Katwe estreará em 23 em Setembro nos Estados Unidos e quem sabe, com muita sorte, não consigamos assistir a esse filme, mesmo que em poucas sessões.

Escrito por Catarina

Colecionadora de tsum tsums, seu filme favorito da Disney varia de acordo com o humor. Apaixonada pelas trilhas sonoras da Disney e o mascote do site é o seu maior xodó gráfico.

Leave a Reply

Sair da versão mobile