A Marvel entrou no mundo dos seriados com Agents of S.H.I.E.L.D. (2013) e Agent Carter (2015), ambos transmitidos pelo canal ABC. No entanto, Demolidor (no original, Daredevil) é a primeira produção do estúdio feita exclusivamente para o serviço de streaming Netflix.
O seriado estreou nessa sexta-feira, dia 10 de Abril. E como de costume, a Netflix disponibilizou a primeira temporada inteira de uma vez para que os assinantes possam assistir todos os treze episódios em sequência (binge watching).
Se está lendo a essa resenha porque ainda não se decidiu se vale ou não a pena assistir a Demolidor, já adianto: SIM! E muito. E não se preocupe caso nunca tenha lido histórias em quadrinhos do personagem ou assistido outros filmes do universo Marvel porque, como toda boa obra audiovisual, a série funciona sozinha.
A história de Matt Murdock (Charlie Cox) se passa na cidade de Nova Iorque, mais precisamente no bairro Hell’s Kitchen, após os acontecimentos do filme Os Vingadores (2011). Toda a devastação deixada para trás pelos super heróis e alienígenas é chamada apenas de “O Incidente” e é a base para o novo sistema de roubo por parte de corruptos e criminosos.
Abertura de Demolidor:
“Heróis e suas consequências são o motivo pelo qual temos nossas atuais oportunidades. Toda vez que um desses caras arremessa alguém através de um prédio, nossas margens sobem 3 por cento.”
The Owl
Assemelhando-se ao primeiro filme de uma saga, o episódio inicial da série começa nos mostrando como Murdock adquiriu sua deficiência visual. Felizmente, tudo é feito através de flashbacks e de maneira breve, provando que não são necessários cento e vinte minutos para explicar ao público a história de origem de um super-herói. O passado de Matt continuará a aparecer ao longo da série no mesmo formato e, aos poucos, conhecemos seu relacionamento com o pai.
Logo somos levados ao presente e passamos a acompanhar um Murdock adulto, abrindo sua firma de advocacia, após sair de uma grande empresa. A atuação de Cox representando Matt e seu senso de justiça, e o leve humor muito bem implantado ao longo do texto para demonstrar a cegueira do personagem tornam quase impossível não simpatizar com o herói.
Ainda no primeiro episódio, conhecemos os dois outros personagens que fecham o trio principal do seriado: seu amigo e sócio Foggy Nelson (Elden Henson) e Karen Page (Deborah Ann Woll). Os dois têm uma grande química em cena e exploram diferentes aspectos da personalidade de Murdock. O grande vilão da trama é, por enquanto, apenas mencionado, Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio), ou o Rei do Crime, deve ganhar maior destaque nos próximos episódios.
O maior trunfo de Demolidor é não ser apenas um seriado de super-herói. A séria apresenta um clima muito maior de investigação e até mesmo de tribunal, deixando a ação desenfreada para as noites, quando Matt tenta combater o crime com as próprias mãos ainda sem se intitular Demolidor ou vestir o uniforme clássico vermelho.
Elenco comenta Demolidor:
“Eu não procuro penitência pelo que fiz, Padre. Estou pedindo perdão… pelo o que estou prestes a fazer”
Matt Murdock
E que ação! Demolidor é recomendada para maiores de 18 anos pela Netflix por um bom motivo. A violência é crua e gráfica, o que seria impossível em um filme visando grande público ou série para televisão aberta. Deixem as acrobacias e saltos super-humanos para o Homem de Ferro e Capitão América, que não se machucam. Murdock apanha, cai, erra golpes. Ele sangra. Seus sentidos apurados e suas habilidades de luta são impressionantes, mas Matt nada mais é do que um humano. O público sente receio pelo personagem a todo instante durante as cenas de ação.
Os combates são muito bem coreografados e tiram vantagem da falta de visão do personagem. Olhando atentamente podemos perceber que Matt tropeça, espera vir o som antes de avançar, cambaleia. No segundo episódio, temos uma cena excelente de ação que exemplifica o estilo que a série segue, ela se passa em um simples corredor e duvido não prender sua atenção.
Minha orientação final não poderia ser outra: corre para assinar Netflix (ou pede a senha pro amiguinho) e dê uma chance ao seriado. Se é fã de histórias baseadas em HQs, é quase satisfação garantida. E, se por um acaso não gosta muito de super-heróis, dê uma chance mesmo assim. Matt Murdock é um personagem carismático, cercado por um mundo e personagens bem construídos. Boa maratona e não se esqueça de voltar e contar o que achou!
Já assistiu todos os episódios e quer mais? Bem, a segunda temporada de Demolidor ainda não foi confirmada mas a boa notícia é que você verá Murdock novamente na série Defensores, também produzida pela Netflix. O seriado irá juntar os quatro personagens Demolidor, Jessica Jones, Punho de Ferro e Luke Cage (todos terão séries solo de treze episódios) e irá encerrar a primeira fase do universo Marvel no serviço de streaming.