in

Destination D: 75 Anos de Animações Disney!

 

Entre os últimos dias 11 e 12 de Agosto, os membros da D23 – fã-clube oficial da Disney – foram agraciados com diversas exposições, painéis, palestras e performances relacionadas aos seus amados Clássicos Disney. Era a Destination D: 75 Years of Disney Animated Features (em tradução livre, 75 Anos de Filmes Animados da Disney)!

O evento, realizado na Disneyland Hotel Convention Center (da Disneyland Resort – Califórnia), contou com a participação de ilustres profissionais da Walt Disney Studios, tais como animadores, dubladores, artistas, atores, músicos e muitos outros. Portando-se como uma verdadeira homenagem às forças criativas da Disney, a Destination D apresentou um pouco mais da história dos grandes Clássicos do estúdio, assim como prévias dos próximos lançamentos da casa de Mickey Mouse. E se você ficou um tanto quanto interessado pelo evento, confira agora um resumo de tudo o que aconteceu por lá!

 

 

No primeiro dia, os membros da D23 foram recebidos por Steven Clark, chefe do fã-clube, que os introduziu à apresentação de boas-vindas composta por uma montagem em vídeo dos 75 anos de Animação do estúdio, seguida de uma apresentação de dança embalada por um medley de várias canções da Disney. Após o espetáculo, John Lasseter fez uma aparição especial em vídeo, preparando a todos para tudo que estavam prestes a experimentar – ele ainda revelou que a plateia também receberia um livro contendo a réplica de uma pintura original da artista Mary Blair!

 

Apresentação Musical de Entrada

 

Com o término da calorosa recepção de Lasseter, deu-se início a primeira palestra: “Walt Disney e a Primeira Idade de Ouro da Disney Animation”. Nela, os artistas Burny Mattinson (“Mogli: O Menino Lobo”, “O Cão e a Raposa”, “Pocahontas”), Joe Hale (“A Bela Adormecida”, “Robin Hood” e “Bernardo e Bianca”) e Theodore Thomas (diretor de “Walt & El Grupo”) compartilharam várias histórias dos Nine Old Men – o grupo principal de animadores veteranos da Disney, que foram, inclusive, os mentores da 2ª geração de artistas do estúdio. Os cineastas também discutiram os marcos da animação Disney mais as tradições cinematográficas imortalizadas por Walt.

 

“Walt Disney e a Primeira Idade de Ouro da Disney Animation”

 

Em seguida foi a vez de “Roy E. Disney e a Segunda Idade de Ouro da Disney Animation” – uma homenagem ao falecido Roy Disney, cujo trabalho e influência tiveram enorme peso no renascimento dos animados Disney presenciado nos anos 80 e 90. Contou com a participação do filho de Roy Disney, Roy Patrick Disney, mais o produtor Don Hann (“A Bela e a Fera”, “O Rei Leão”, “O Corcunda de Notre-Dame”), os diretores John Musker e Ron Clements (“A Pequena Sereia”, “Aladdin”, “Hércules”) e o diretor criativo Dave Bossert.

 

“Roy E. Disney e a Segunda Idade de Ouro da Disney Animation”

 

Chegando ao fim da linha do tempo, foi apresentado o “Por Dentro da Atual Walt Disney Animation Studios”, onde foram exibidas cenas inéditas de “Detona Ralph” mais um trecho da trilha sonora de “Frozen”. A plateia foi igualmente agraciada com o novo curta-metragem da Disney, “Paperman” – e pelo visto, a reação local não poderia ter sido melhor…

 

“Por Dentro da Atual Walt Disney Animation Studios”

 

E com “Animação dos Parques Disney”, os Imagineers (designers criativos dos Parques Disney) Tony Baxter, Eddie Sotto e Tom Morris falaram um pouco sobre o trabalho de renomados artistas na concepção dos parques temáticos da Disney, os quais sofreram enorme influência das animações do estúdio. Os principais homenageados foram Herb RymanJohn HenchClaude CoatsMarc Davis. E claro, artes conceituais, fotografias e materiais publicitários da época foram exibidos em grande escala!

 

“Animação dos Parques Disney”

 

E para fechar o primeiro dia, nada melhor do que uma apresentação musical! Desta vez, o público recebeu um quarteto vocal composto por ninguém menos que o ator, comediante e dançarino Dick Van Dyke (o Bert de “Mary Poppins”) mais os três renomados músicos Mike Mendyke, Bryan Chadima e Eric Bradley.

 

Quarteto musical composto por Dick Van Dyke, Mike Mendyke, Bryan Chadima e Eric Bradley

 

O segundo dia, 12 de Agosto, começou com “Maluco e Selvagem: Disney Animation”, onde Eric Goldberg (“Aladdin”, “Pocahontas”, “Hércules”, “Fantasia 2000”) e o historiador Jerry Beck relembraram os momentos-chave icônicos da animação Disney, em um passeio surreal repleto de animados psicodélicos e visualmente deslumbrantes! Foram ressaltadas as contribuições de animadores como Ward Kimball (“Branca de Neve e os Sete Anões”, “Pinóquio”, “Dumbo”, “Música Maestro!”, “Como é Bom se Divertir”, “Cinderela”, “Peter Pan”) mais outros artistas externos ao estúdio, como por exemplo o pintor surrealista Salvador Dalí.

 

“Maluco e Selvagem: Disney Animation”

 

Em “Desenhando com Personalidade”, o grande animador Andreas Deja (“A Bela e a Fera”, “O Rei Leão”, “Hércules”, “Lilo & Stich”), apresentou em um retroprojetor vários esboços e desenhos de renomados profissionais do estúdio – tanto da 1ª quanto da 2ª geração. A plateia também teve o privilégio de ver o artista desenhando, ao vivo e em cores, algumas de suas famosas personagens.

 

“Desenhando com Personalidade”

 

A fadinha mais famosa da Disney também recebeu sua própria homenagem na Destination D! Em “Sininho: A Evolução de um Personagem Disney”, foi introduzida a trajetória completa da personagem: desde sua origem no livro de J.M. Barrie até seu desenvolvimento em filmes de animação. Estiveram presentes a historiadora Mindy Johnson, as modelos Margaret Kerry e Ginni Mack (elas serviram de inspiração para o visual de Sininho), a atriz e dubladora Mae Whitman e o diretor de animação Peggy Holmes.

 

“Sininho: A Evolução de um Personagem Disney”

 

Falando em dubladores, estes não poderiam ficar de fora de tamanha celebração! No painel “Ouvindo Vozes: Uma Saudação aos Artistas Vocais da Disney”, a plateia foi enfim introduzida aos donos de algumas das vozes mais famosas do estúdio, incluindo o Pateta, a Alice de “Alice no País das Maravilhas” e o alien Stich de “Lilo & Stich”!

 

“Ouvindo Vozes: Uma Saudação aos Artistas Vocais da Disney”

 

O ponto máximo do evento se deu com “Branca da Neve: Ainda a Mais Bela de Todas”, uma palestra especial dedicada ao primeiro longa-metragem da Walt Disney Animation Studios que, praticamente, deu início a tudo que a Disney é hoje em dia. O público pode se deleitar com diversas curiosidades, desenhos, esboços, histórias, músicas e até declarações de ninguém menos que Marge Champion, a modelo que serviu de referência live-action para a animação de Branca de Neve. Também estiveram presentes Gabriella Calicchio, do Museu da Família de Walt Disney, e o historiador e musicólogo cinematográfico, Alex Rannie.

 

“Branca da Neve: Ainda a Mais Bela de Todas”

 

E para fechar com chave de ouro, nada melhor do que… Alan Menken! O renomado compositor, munido apenas de um piano, encantou e contagiou a plateia local com a apresentação de grande parte do seu rico e premiado repertório – o que inclui desde as canções de “A Pequena Loja de Horrores” e “Extra!Extra!” até os célebres trabalhos nas animações “A Pequena Sereia”, “A Bela e a Fera”, “O Corcunda de Notre Dame” e outros.

 

Apresentação de Alan Menken

 

E isto é tudo! Mas caso você não se contente com um simples resumo, caso manje no inglês, ouça este podcast do evento publicado pelo site Inside the Magic. Também confira na galeria abaixo mais fotos da Destination D – também disponibilizadas pelo Inside the Magic – assim como o vídeo oficial da celebração.

 

Para mais imagens e descrições do evento, clique aqui!

 

Vídeo final da Destination D:

 

Fontes: Inside the Magic e D23

Escrito por Luís Fernando

"Tupi or not tupi! That is the question..."