Menu
in

Listas 2000 | As Estrelas por trás dos Personagens

“Tudo o que fizer, faça tão bem a ponto das pessoas desejarem voltar para vê-lo fazer de novo e trazer outros para testemunhar o quão bom você é.”

Walt Disney

Quem aqui nunca sonhou em ser artista um dia, seja cantando, escrevendo, encenando, pintando, fotografando, esculpindo ou expressando da forma que desejar a sua arte?

Para comemorarmos o dia dessas pessoas tão especiais (24 de Agosto) que tornam nosso mundo mais colorido e cheio de vida, decidimos selecionar as maiores estrelas da mídia que nos trouxeram toda sua emoção no controle dos mais amados personagens de grandes clássicos da Disney.

Afinal de contas, nada como unir grandes artistas com a melhor forma de fazer arte e entregar de bandeja para vocês, Camundongos!


Ator, comediante, roteirista, produtor e o que mais? Ka-Chow! Isso aí, dono da voz e dos bordões de um dos automóveis mais famosos do mundo, o quase campeão da Copa Pistão, Relâmpago McQueen. Vocês vão ver que, diferente do Brasil, os personagens vividos por grandes estrelas nas terras do Tio Sam carregam certas semelhanças e trejeitos de seus interpretes. “Possante como um jato, veloz como um foguete“, Owen Wilson estará de volta em Carros 3. Expectativas? Nós também!


Quem não conhece a pivô da #selfie mais retweetada da história? A carismática Ellen DeGeneres já apresentou o Oscar duas vezes, o Emmy e o Grammy, além de ser apresentadora de um dos talk-shows de maior audiência nos Estados Unidos, o The Ellen DeGeneres Show. Diferente de um certo apresentador “Global” que deu voz ao tal de José Bezerra, Ellen aprendeu até mesmo a falar baleiês para dar vida à Dory em Procurando Nemo (2003). O sucesso da personagem em conjunto com a dublagem foi tamanha, que artista é sempre lembrada entre as mais aclamadas interpretações feitas por famosos. E ano que vem tem mais, hein!


O histórico de Tom Hanks dispensa comentários, ainda mais se colocarmos na balança as suas indicações e prêmios conquistados. O ator/produtor/roteirista/diretor, ufa, é nada mais nada menos que o boneco preferido do Andy em Toy Story (1995), o Xerife Woody. Chega a impressionar este tato que a Disney tem ao escolher as estrelas que irão brilhar na pele de seus personagens animados, as escolhas aqui pros nossos lados nem sempre são bem aceitas pelo público.

Mas há um certo “brinquedo de menina” que roubou a cena em Toy Story 3 (2010), será que vocês se lembram? Pois é, acho que foi uma das poucas vezes que o Ken se sobressaiu mais do que a Barbie, e um dos responsáveis por essa façanha é Michael Keaton. Famoso por papéis como Beetlejuice e Bruce Wayne/Batman, o ator também já havia estado na carcaça de Chick Hicks em Carros (2005), algo não muito comum em animações Disney, afinal a empresa não costuma repetir dubladores.

Ah, e apenas para título de curiosidade, vocês sabiam que Jodi Benson, dubladora da Barbie, é a mesma que nos encantou na voz da Ariel? Sinal que apesar de raro, o raio cai duas vezes no mesmo lugar.


Muita gente ainda acha que Eddie Murphy só teve sua voz consagrada ao assumir o controle do Burro em Shrek, mas não é muito bem assim. Anos antes o ator, que possui uma carreira longa e dourada em Hollywood, deu um show com toda aquela veia cômica já conhecida, ao interpretar o lagarto… OK, lagarto não…, dragão, Mushu em Mulan (1998). Ao lado de uma grande quantidade de artistas orientais, o americano garantiu o sucesso do personagem que conquistou não só a China, mas o mundo todo.


Já ouviram aquele ditado “cara de um, focinho de outro”? Se eu disser que qualquer semelhança é mera coincidência, estarei mentindo. A Disney não só colocou Danny DeVito para viver o treinador de heróis Filoctetes em Hércules (1997), como também buscou inspiração no ator para criar os traços do personagem. Tinha como essa via de mão dupla não dar certo?

Pouco tempo antes de interpretar Fil, o baixinho já havia tido um grande destaque nas telonas ao dar sua voz para o vilão de Space Jam: O Jogo do Século (1996), Mr. Swackhammer, além de, obviamente, ter contracenado com nosso Ken ali em cima em Batman: O Retorno (1992), como Pinguim.


Para vários aficionados pelo reino Disney, Esmeralda é a personagem feminina mais bonita que já passou pelas mãos dos animadores, então a sua intérprete não podia ficar muito distante disso, concordam? Demi Moore já sofreu bastante com algumas críticas em suas atuações, e foi em Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990) que a atriz conseguiu dar aquele boom em sua carreira. Ao menos como o grande amor platônico de Quasímodo e de alguns marmanjos por aí, a bela exerceu muito bem seu papel em O Corcunda de Notre Dame (1996). Será que ela buscou algum tipo de inspiração na sedução de Esmeralda para seu papel em Striptease (1996)?


Bom, um ator com filmes como Mad Max (1979), Máquina Mortífera (1987), Coração Valente (1995), O Patriota (2000) e afins… deveria estar na nossa lista? Óbvio que sim! Mel Gibson também é diretor de cinema, produtor cinematográfico, roteirista e dono de várias premiações, é mole ou querem mais? Tudo bem então, ele é também John Smith, o grande responsável por levar Pocahontas para a curva do rio que ela mesma desconhecia. Apesar de alguns fãs da Disney não curtirem muito o personagem interpretado pelo artista, é inegável que seu talento nato para atuação tenha sido como uma luva para o desbravador de novas terras.


Em O Rei Leão (1994), mais uma vez a Disney foi certeira na escolha dos atores responsáveis a dar vida aos seus personagens. Um time de estrelas onde não falta nem talento e nem semelhanças entre artista real e artista animado. Vocês conseguiram perceber como as coisas funcionam lá onde a ideia original é brotada? Repararam nos cuidados que a gigante dos sonhos tem ao escolher alguém popular para colocar em seus clássicos? E fiquem sabendo que em muitos casos o dono da voz já é pensado no momento que a imagem vai sendo trabalhada, não é à toa que vemos tantas pontes de semelhança.

Jeremy Irons (Lolita) de Scar, Whoopi Goldberg (Mudança de Hábito) como Shenzi, Rowan Atkinson (Mr. Bean) como Zazu e Mathew Broderick (Curtindo a Vida Adoidado) como Simba são ou não um quarteto fantástico que se encaixaram de maneira impecável nessa obra tão premiada da Disney?


Saudades? Todos nós temos! Seja pela sua forma de interpretar que muitas vezes quebrava a barreira do caricato e invadia nossos sentidos, seja pelo carisma já embutido que nos conquistou com cada um de seus muitos personagens, Robin Williams com certeza será imortal como nosso tão amado Gênio da Lâmpada. Ele também faz parte dos atores que inspiraram o personagem, a Disney buscou muitos de seus traços para criar o realizador de desejos.

O talento do senhor Williams era tanto, que não bastou a empresa ter o presenteado com o grande amigo de Aladdin e suas muitas vozes teatrais, muitos não sabem, mas o Mercador também é obra dele. Acredito que todo o carinho compartilhado nas redes sociais durante o ano de seu falecimento, seja o suficiente para mostrar o quanto ele nos emocionou com seu talento.


E por falar em saudades, esse aqui nos deixou há muitos anos e mesmo assim sua fábrica de felicidade nos manterá acesos para todo sempre. Nenhum dos nove lugares anteriores seria possível se não fosse pelas mãos desse grande e completo artista. Walt Disney era produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador e além de tudo isso, intérprete do camundongo mais famosos do mundo. Isso mesmo, muitos não sabem, mas Walt não apenas desenhou Mickey Mouse, ele também deu toda a vida que ele precisava para se tornar o ícone que é nos dias de hoje. O que? Duvidam? Então, olhem vocês mesmos:


E aí, curtiram nossa homenagem para esses gigantes da arte, Camundongos? Acham que tem alguma estrela que ficou de fora da nossa constelação, e que mereça ser mencionado? Então, não deixem de deixar seu comentário e, é claro, nos acompanhar no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Tumblr. Estaremos sempre no palco para trazer o melhor espetáculo!

Escrito por Rafael

Formado em Administração com especialização em Marketing, o atual colunista do "O Camundongo" é amante nato do Universo Disney, viagens e games. Curioso com a arte da fotografia e culinária, tem como representantes de suas paixões "O Rei Leão", "Orlando" e "Kingdom Hearts" com menções honrosas de "Mario", "Zelda", "Final Fantasy", fotos sem flash e Cheesecake de amora.

Leave a Reply

Sair da versão mobile