Cavando mais até o fundo. Você vai ter que encarar. Cavando mais até o fundo e mais fundo procurar. Só assim vai descobrir o que precisa ter. O brilho do sol, pode crer.
Cavando Mais Até o Fundo (A Princesa e o Sapo)
Uma das mais famosas tradições do Walt Disney Animation Studios, que surgiu muito antes do Pixar Animation Studios ser criado e se tornar popular por isso, é a inclusão de surpresas escondidas em seus longas-metragens.
Como amanhã, 05 de Abril, é domingo de Páscoa e um dos costumes é a caça aos ovos de chocolate, a Listas 2000 desse sábado vasculhou diversos clássicos animados à procura de alguns easter-eggs (ovos de Páscoa, em tradução literal). O resultado dessa busca, com certeza, vai te surpreender e te deixará com vontade de mais.
Pegue a sua lupa, peça emprestado o chapéu de detetive do ratinho Basil e venha conosco investigar esses segredos, enquanto cavamos mais até o fundo. O que será que vai aparecer?
Todos sabem que, onde Sebastião nasceu, onde Sebastião cresceu, é mais molhado. O que poucos sabem é que, durante a cena da entrada do Rei Tritão, logo no início de “A Pequena Sereia” (1989), é possível ver alguns convidados ilustres. Consegue notar Kermit, o Sapo; Pateta; Donald e Mickey Mouse? Os personagens sem braços, pernas e/ou caudas devem ser ignorados… Ainda na aventura da Ariel, temos uma visita do Rei e do Grão-duque de “Cinderela” (1950) para o casamento de Eric e Vanessa, enquanto Anna recebeu Flynn Rider e Rapunzel para a coroação de sua irmã, Elsa.
Dama, Vagabundo, Joca e Peggy saíram de “A Dama e o Vagabundo” (1955) para passear na cidade de Londres, onde se passa “101 Dálmatas” (1961) e até ajudaram a transmitir a mensagem de que os filhotes de Pongo e Prenda haviam sido roubados, através do latido ao luar.
“Mulan” (1998) se passa na China, mas um pessoal do Havaí parece gostar muito da animação, tanto que Nani possui um cartaz de divulgação em seu quarto e um restaurante da ilha foi batizado em homenagem à guerreira chinesa. Talvez o fato de que Chris Sander, roteirista do tal clássico, tenha dirigido “Lilo & Stitch” (2002). Ou não…
O diretor Alfred Hitchcock se tornou famoso por sempre realizar uma rápida aparição em seus filmes. Ron Clements e John Musker parecem gostar dessa ideia. A dupla aparece em “Aladdin” (1992), “Hércules” (1997), “Planeta do Tesouro” (2002) e “A Princesa e o Sapo” (2009). Onde eles irão aparecer em “Moana” (2016)!?
A mãe do protagonista de “Bambi” (1942), infelizmente, foi morta por um caçador. No entanto, isso não a impediu de participar de outras animações. A primeira foi em “A Espada Era a Lei” (1963), como uma caça de Kay; depois em “Mogli – O Menino Lobo” (1967), como uma possível vítima do Shere Khan; seguida por uma aparição em “Bernardo e Bianca” (1977), ao lado de Bambi; e por último, na abertura de “A Bela e a Fera” (1991).
Não é brinquedo, não! Ou é? Pinóquio surge no momento em que todos cantam “Um Sonho eu Tenho“, em “Enrolados” (2010); Fera é um dos brinquedos do Sultão, de “Aladdin” (1991); já Dumbo está em “As Peripécias do Ratinho Detetive” (1986) e em “Lilo & Stitch” (2002); e o alienígena protagonista desse último se tornou um boneco de pelúcia de Jim Hawkins, em “Planeta do Tesouro” (2002).
Alguns mistérios da vida que nunca serão respondidos: como Aladdin perdeu o Tapete Mágico e a Lâmpada do Gênio e elas foram parar em Nova Orleans, cenário de “A Princesa e o Sapo” (2009)? Por que uma das rocas amaldiçoadas da Malévola, de “A Bela Adormecida” (1959), está no quarto de Rapunzel? E o que papel de George, com o beijo de Meg, do curta “O Avião de Papel” (2012), está fazendo fixado no mural dos Vilões Anônimos, em “Detona Ralph” (2012)?
E olha quem aparece na Central de Jogos de “Detona Ralph” (2012): Maximus e Vladimir, de “Enrolados” (20120); e uma versão mais colorida do Tiny, o dinossauro de “A Família do Futuro” (2007). Em “O Corcunda de Notre Dame” (1996), no momento em que Quasímodo canta “Lá Fora“, temos: Bela com seu tradicional vestido azul claro, o tapete mágico do Aladdin (novamente sendo limpo) e Pumba sendo carregado por dois homens. Pobre, Pumba.
Diretamente de outros mundos e em outras formas, vemos mais surpresas escondidas, a começar pela sombra do Peter Pan em “Cinderela” (1950). Pluto e Fígaro (“Pinóquio“, de 1940) aparecem como duas lagartas em “Alice no País das Maravilhas” (1951). Podem chamá-lo de Senhor Gárgula, pois Pumba ganhou a forma de uma em “O Corcunda de Notre Dame” (1996) e o Rei Tritão se tornou um carro alegórico em “A Princesa e o Sapo” (2009).
Wart em sua forma de esquilo, de “A Espada Era a Lei” (1963), pode ser visto vagando por “O Cão e a Raposa” (1981); já Sininho/Tinker Bell está entre as fadinhas de “O Caldeirão Mágico” (1985). Bill, o Lagarto, saiu do País das Maravilhas para ser um dos comparsas do Professor Ratagão, em “As Peripécias do Ratinho Detetive” (1986), enquanto Zé Carioca foi para lá se tornar um dos jurados no julgamento de Alice. Agora, como eles foram parar nesses lugares!?
Cansados!? Não é para menos, afinal foram quarenta easter-eggs descobertos! E ainda restam muitos escondidos. Notaram todos os que listamos da primeira vez em que assistiram a esses filmes? Deixamos passar algum que você conhece? Comente abaixo. E não se esqueça de nos acompanhar em todas as nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Tumblr. Até a próxima, pequeno Camundongo!