Em entrevista ao portal Los Angeles Times, o diretor Andrew Stanton (“Procurando Nemo”, “Ratatouille”) enfim comentou sobre o enorme fracasso comercial de seu último lançamento, “John Carter – Entre Dois Mundos”. Segundo o cineasta, os principais problemas do longa-metragem poderiam ser atribuídos a uma certa falta de experiência somada a liberdades criativas sem limites do próprio Stanton. Afinal, “quem me daria as chaves de uma Ferrari que eu nunca dirigi antes?”.
Mas, em oposição ao roteirista Mark Andrews, o diretor não culpa a divulgação da Disney pelo desastroso desempenho do longa entre os números. Na verdade, ele afirma que todos no estúdio deram o melhor de si para o ousado lançamento, mesmo com as fortes previsões de fracasso comercial. “Nós nem sempre concordamos em que direção pegar ao longo do caminho, mas nunca existiu uma disputa. A verdade é que todos tentaram o seu melhor para desvendar como vender o que tínhamos, mas a resposta se mostrou evasiva.”.
Andrew Stanton (direita) e Taylor Kitsch no set de “John Carter – Entre dois Mundos”.
Já em relação à polêmica sequência de “Procurando Nemo”, Andrew Stanton também desmentiu os rumores de que tal animação teria sido motivada diretamente pelos prejuízos de “John Carter”. De acordo com o cineasta, ele simplesmente decidiu trabalhar com o próximo projeto de sua lista, por conta, principalmente, do cancelamento da continuação de “John Carter”, que já estava sendo planejada pelo diretor mais os roteiristas Michael Chabon e Mark Andrews.
Por fim, Stanton expressou o desejo de que “John Carter”, um dia, seja reconhecido plenamente pelo grande público, tal como em outros filmes Clássicos do cinema que não foram igualmente bem recebidos em sua estreia original (a própria Disney possui casos como esse). “O tédio que você tem depois de um grande sucesso, quando tudo acaba, é exatamente o mesmo tédio que você tem quando é uma bomba. Você ama o processo. Você passou todos os momentos pensando no seu nascimento, preocupado com ele, criando ele. É uma síndrome do ninho vazio. Quando o seu filho vai para a faculdade, ou para a cadeia, é como um ninho vazio“.
“John Carter – Entre Dois Mundos”, atualmente, se encontra disponível nas melhores lojas brasileiras, em edições em DVD e Blu-ray Disc.
John Carter (interpretado por Taylor Kitsch) é um veterano de guerra que é abduzido e transportado para Marte, onde se torna prisioneiro de alienígenas bárbaros verdes e precisa salvar a princesa Dejah Thoris (interpretada por Lynn Collins) da tirania local. Bryan Cranston, Willem Dafoe, James Purefoy, Mark Strong, Ciarán Hinds, Samantha Morton, Dominic West, Polly Walker e Thomas Haden Church também estão no elenco do filme.
Os trechos traduzidos são provenientes do portal Omelete, o qual serviu de enorme fonte para esta matéria