Acontece hoje (07/03), a partir das 22 horas (horário de Brasília) a maior cerimônia do mundo do cinema, a 82ª Premiação do OSCAR da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e, como não poderia deixar de ser, produções Disney concorrem à estatueta dourada.
Primeiramente, confira um pouco sobre como será a premiação deste ano:
Serão dois apresentadores principais, Steve Martin e Alec Baldwin, em vez do “âncora” solitário das cerimônias anteriores. Desde 1987 a cerimônia não contava com mais de um apresentador.
A mais evidente foi a elevação do número de candidatos ao prêmio de Melhor Filme, de 5 para 10. O objetivo é destacar mais produções, que de outra forma não teriam presença entre os principais prêmios do Oscar.
E, concorrendo nas categorias de Melhor Filme, Melhor Animação, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição de Som temos:
Outra medida foi o cancelamento das exibições musicais ao vivo dos concorrentes ao Oscar de Melhor Canção. A iniciativa poupa os ouvidos dos telespectadores do gosto duvidoso dos responsáveis pela seleção. Em pleno século 21, a Academia ainda continua criando regras que privilegiam na categoria as canções dos filmes musicais – animados ou não – e vetam o bom e já bem velho rock – sem falar nos demais ritmos do universo pop.
Nas categorias Melhor Canção Original (por “Down in New Orleans [Lá em Nova Orleans]” e
“Almost There [Quase Lá]”) e Melhor Animação, temos:
Ninguém em casa estava realmente ansioso para ver interpretações das músicas de “A Princesa e o Sapo” e “Nine”, nem o country tedioso do filme “Coração Louco”. Mas seria muito diferente se os candidatos fossem outros. Imagine esse line-up: U2 (pelo filme “Entre Irmãos”), Paul McCartney (por “Estamos Todos Bem”), Karen O (por “Onde Vivem os Monstros”), Lykke Li (por “A Saga Crepúsculo: Lua Nova”) e Duffy (por “Educação”). Sem esquecer Miley Cyrus (por “Hannah Montana: O Filme”), que atrairia seus fãs adolescentes para a sintonia da premiação.
A ironia é que Miley Cyrus foi convidada a apresentar um prêmio. Miley, Zac Efron, Kristen Stewart e Taylor Lautner irão representar o filão adolescente de Hollywood na entrega de estatuetas para profissionais levados mais à sério pela Academia. Lugar na disputa, entretanto, nem pensar.
Detalhes de um Oscar que busca rejuvenescer sem realmente se tornar jovem.
O Oscar na TV
A festa do Oscar será transmitida na TV aberta e na TV paga. A Globo irá transmitir a premiação somente após o “Big Brother Brasil”, sem hora específica para começar – especula-se que metade da cerimônia será cortada para privilegiar o reality show que transforma desconhecidos em celebridades. A TNT irá transmitir o evento na íntegra, a partir das 21h (chegada dos convidados) a cerimônia começa às 22h.
Infos e detalhes da premiação via Pipoca Moderna