Depois que Phineas e Ferb, desenho animado da Disney, começou a ser um enorme sucesso entre o público infantil, a empresa decidiu aumentar sua campanha de marketing para a série, tentando conseguir o mesmo sucesso que Bob Esponja, por exemplo, conseguiu da mesma forma. Para isso acontecer, versões fantasiadas dos personagens foram implantadas n0 cast da Disneylândia, e em quiósques do parque, cartazes do animado já fazem parte da decoração. A partir da metade de Junho, o primeiro grande esforço de marketing do programa começou, com produtos da série lançados em algumas das maiores cadeias de varejo de massa norte-americanas. Sem falar numa revista mensal com os personagens que promete ser lançada. A Kraft Foods também adquiriu os direitos sobre os personagens Phineas Flynn e Ferb Fletcher para os produtos de sua linha Macaroni and Cheese (que devem chegar aos supermercados em 2011).
Temos a capacidade de identificar propriedades e tendências emergentes que estão capturando a atenção da garotada – qual seria a licença mais procurada, o que está por chegar ao sucesso, e Phineas and Ferb certamente atende a essa descrição”, afirmou Lisa Harnisch, vice-presidente da franquia de lojas de brinquedos Toys R Us.
A audiência masculina também é um alvo para a Disney. Pensando em trazer o público masculino para a frente das telinhas, a empresa vem trabalhando junto a ligas e equipes esportivas, para que integrem os personagens aos vídeos exibidos em seus estádios e a suas campanhas de marketing. A NBA até já usou uma das canções presentes no desenho, Squirrels in My Pants, combinada a vídeos de seus jogos, para promover os playoffs recentemente encerrados.
Sem falar, é claro, de um filme para ser lançado na TV, uma nova série derivada, Fireside Girls, focada em uma turma de bandeirantes que muitas vezes ajuda os meninos nas histórias do desenho. E ainda tem uma idéia que, na minha opinião, pode funcionar bem: um programa de entrevistas com participantes reais, no qual Phineas e Ferb (em desenho animado, claro) entrevistariam alguns famosos.
A série foi criada por Don Povenmire e Jeff Marsh, também responsáveis por Os Simpsons e Family Guy, e demorou 16 anos para chegar à TV. A Disney insistia que a trama dos episódios era muito complexa para que as crianças acompanhassem, já que normalmente três tramas se desenvolvem paralelamente em cada episódio, se cruzando apenas no final. Cada episódio também possui uma música original. Marsh alegou que um dos maiores medos da Disney era produzir um desenho que, ao contrários da maioria, é roteirizado em forma de desenhos, ou storyboards, ao invés de textos.
Nós batalhamos o máximo possível, desde o começo, para não diluir a ideia”, disse Povenmire. “Não nos incomoda, na verdade, que uma piada seja complicada demais para que uma criança compreenda – haverá nova piada dali a cinco segundos. Só o que queremos é que as crianças não mudem de canal”.
Ficou claro na Disney, que a massiva campanha de marketing sobre Phineas e Ferb tem a intenção de tomar o lugar na audiência e na mente do público que Bob Esponja ocupa hoje em dia. O calça quadrada é, sem dúvidas, o desenho de maior sucesso da televisão mundial, porém os produtores da Disney acreditam que a série da Disney tem tudo para conseguir o mesmo e até mais que a turma da Fenda do Biquini.
A Disney adotou uma abordagem lenta e concreta para fazer da série, lançada em 2007, em uma das principais atrações da sua programação, já que Phineas e Ferb agora passa no Disney Channel e no Disney XD:
Era como tocar um guardanapo com a ponta de uma caneta: quando você a deixa parada lá, primeiro surge uma pequena mancha de tinta, que começa a se espalhar”, disse Gary Marsh, presidente de entretenimento e vice-presidente de criação do Disney Channel Worldwide. “Não é uma boa ideia comercializar demais uma boa ideia quanto está sendo lançada. Se as pessoas descobrirem o produto sozinhas, primeiro, sentirão um senso de propriedade maior”.
Para quem não conhece a série, cada episódio gira em torno de projetos lunáticos criados pelos dois irmãos a fim de evitar o tédio que sentem nas férias de verão. Enquanto se divertem, a irmã mais velha (dublada nos Estados Unidos pela linda Ashley Tisdale, de High School Musical) tenta sempre atrapalhar, sem sucesso, os planos dos irmãos para que a mãe veja o quanto eles são “pestinhas”. Paralelo a isso, Perry, o ornitorrinco de estimação dos irmãos, está sempre em uma missão para salvar o mundo, já que ele na verdade é um agente secreto.