Para nós, tudo começou em 2011, quando, em meio a um momento de incertezas no estúdio, tivemos o anúncio de um Filme da Pixar que se passa na Mente Humana, despertando o interesse de todos por conta da proposta ousada e diferente.
Leia também:
De lá para cá, Divertida Mente foi ganhando forma com a divulgação do elenco original nos Estados Unidos, artes conceituais, teaser trailer, trailers e, finalmente, sua dublagem nacional. E é disso que falaremos nesta segunda crítica, muito mais do que vozes: a versão brasileira do longa-metragem.
Como sempre, começamos bem com o teaser e trailers nacionais, boas vozes que nos apresentaram nossas queridas emoções pela primeira vez em Português, mas sem grandes destaques ou elogios até então.
Porém, como esperávamos, a equipe de Marketing da Disney não tardou a trazer um famoso para o elenco brasileiro de dubladores, com Sidney Magal. Até então, tudo bem, temos incontáveis exemplos de produções Disney com famosas vozes nacionais, de A Nova onda do Imperador (2000) a UP: Altas Aventuras (2009). Ainda, basicamente todas os filmes Disney possuem famosos dos Estados Unidos no elenco original, e a animação é criada com base nas gravações de seu áudios.
Contudo, um personagem com apenas uma fala não era o suficiente para a Disney Brasil, anunciando em seguida um elenco completo de comediantes brasileiros para interpretar os protagonistas da história. Liberando logo em seguida um polêmico trailer exclusivo com as novas vozes.
A pergunta que paira no ar é: será que ficou bom o resultado? Será que vale a pena ficar ansioso pela estreia nacional?
E a resposta é extremamente simples: Sim! O filme possui uma das melhores adaptações brasileiras da Disney dos últimos tempos, não apenas com escritos em Português, mas com todo um cuidado de deixar essa excelente animação no ponto perfeito para o público nacional.
A versão brasileira te coloca dentro do filme, te deixa levar pelas emoções do filme (literalmente!), ótimo trabalho de direção de dublagem e, claro, de todos os dubladores! O humor é localizado na medida certa, e você esquece o rosto dos famosos enquanto se apaixona e se emociona cada vez com uma impecável narrativa.
Sem dúvidas, você vai gargalhar, chorar, sentir medo e nojinho a todo momento, vivendo uma rica experiência através de surpreendentes emoções! Divertida Mente é um dos melhores filmes do Pixar Animation Studios de todos, e sua versão brasileira acompanha esse mérito! Não deixe de conferi-lo nos cinemas em 18 de Junho, ou, se tiver sorte, até mesmo antes disso!