“Ao longo dos anos resolvemos muitos casos, mas sempre hei de lembrar do primeiro caso com maior carinho, pois foi quando conheci Basil, da Rua Baker, o grande ratinho detetive.”
Dr. Dawson (As Peripécias do Ratinho Detetive)
Ontem, 15 de Maio, foi celebrado o Dia Mundial dos Detetives. O imaginário popular está repleto de figuras conhecidas que exercem essa profissão. Elementar, meus caros, Camundongos, a mais famosa delas é Sherlock Holmes, personagem criado pelo Sir Arthur Conan Doyle, e que já apareceu em inúmeras séries e filmes.
Temos também Hercule Poirot, Miss Marple, Inspetor Jacques Clouseau, James Bond e até os mais recentes Patrick Jane e Veronica Mars. Essa profissão tão notória não ficou de fora do Universo Disney e separamos doze exemplos de detetives ou personagens que agiram como tal. Vamos à nova edição da Listas 2000? Peguem as suas lupas e investiguem conosco essas pistas.
A super-espiã da Marvel, que começou sua carreira como vilã, enfrentando algumas vezes o Homem-Aranha, ganhou as graças do público no começo dos anos 70. Isso fez com que ela mudasse sua área de atuação, e começasse a auxiliar o vigilante Demolidor em suas aventuras, tendo com ele um longo romance. Suas habilidades de obter informações, encontrar evidências além de sua maestria em combate acabou chamando atenção de outros grupos, e quando ela e o Demolidor se separaram, ela acabou indo para a S.H.I.E.L.D. até decidir entrar no grupo Vingadores.
~ por Sarah
O que fazer quando uma série de roubos está acontecendo ao redor do mundo? Chamem Jean Pierre, um agente da Interpol, e Sam, da CIA, para desvendar o mistério. Porém, estejam preparados para muita confusão, pois por mais que esses dois sejam espertos, eles são extremamente atrapalhados e o francês está mais interessado em seu horário de almoço e em suas férias do que pegar os criminosos. Para auxiliar a investigar os rastros deixados por Constantine e o Lêmure, Jean Pierre e Sam utilizam o Le Maximum, um carro muito espaçoso, que Sam desdenha com frequência.
~ por Lucas
Vocês já pensaram como seria se o nosso animalzinho de estimação fosse um agente secreto? E ainda mais, se fosse responsável não só por impedir os planos de um doutor maluco, mas também por salvar a sua pele quando fizesse algo errado? É, pode ser que não tenhamos essa sorte, mas Phineas e Ferb são donos de um Ornitorrinco que cumpre muito bem este papel. Para Perry, o detetive semi-aquático, também conhecido como “Agente P”, proteger o mundo não é nada perto das altas confusões em que se mete para limpar a imagem dos dois garotos e impedir que sua irmã conte tudo para a mamãe.
~ por Rafael
Assim como toda boa super-heroína, a Mulher-elástica, protagonista de Os Incríveis (2004), tem o seu lado detetive e faz o seu melhor para que os crimes sejam resolvidos. Mesmo sem o seu disfarce de Sra. Pêra, ela usou esse seu lado parar descobrir por onde andava seu marido e, com todo seu poder feminino, conseguiu atingir seu objetivo.
~ por Catarina
Caco é um doce cão farejador, amigo e vizinho de Joca e Lady. Ele conta que, quando jovem, auxiliava seu avô a capturar criminosos usando seu faro apurado. Desde que envelheceu, seus amigos acreditam que a habilidade de farejar de Caco tenha acabado. Mas, para não ferir seus sentimentos, nunca o lembram desse fato. Caco surpreende a todos e mostra suas habilidades investigativas quando encontra o rastro de Vagabundo em uma enorme cidade coberta de água e gelo, o pior cenário possível para quem depende do olfato. Graças a ele, nosso herói é salvo de ser punido por um crime que não cometeu. O Caco Velho ficaria bem orgulhoso, não ficaria?
~ por Caroline
Quem nunca desejou ser uma espiã quando jovem? A querida Kim Possible, tinha uma enorme habilidade para manter escondida a sua identidade de detetive/espiã e sempre pegava os vilões que planejavam fazer mal ao seu mundo. Com senso de humor, inocência e atitude, conseguia tudo aquilo que queria, afinal, toda mulher sabe como conseguir aquilo que quer
~ por Catarina
Eddie Valiant é um detetive cínico e teimoso, que além de ter problemas com bebida tem um rancor muito grande de desenhos animados, uma vez que seu irmão, Teddy, foi morto por um. Ele é o protagonista de Uma Cilada para Roger Rabbit (1988), filme que mistura animações com atores reais e conta sobre a atuação de Eddie para salvar a pele do coelho Roger, que foi incriminado de cometer o assassinato de Marvin Acme, dono da vila dos desenhos e das corporações ACME. A Marvel Comics, em 1989, lançou uma série em quadrinhos recontando a história do filme pela visão de Eddie, com um tom de filmes de detetive noir.
~ por Alvaro
Milo cresceu ouvindo as histórias contadas por seu avô, Thaddeus Thatch, sobre a existência de um continente submerso e super desenvolvido chamado Atlantis. Tal qual um detetive, ele sabe que, para provar a palavra do avô, precisa de evidências e por isso passa anos estudando obras antigas até encontrar em um texto iluminista as pistas que precisa. O ano é 1914, não há internet ou aparelhos eletrônicos que possam ajudar Milo, ele conta apenas com seus conhecimentos de linguística e história para traduzir corretamente o livro chamado Diário do Pastor, e assim, desvendar a exata localização da cidade perdida. Sem a intuição e habilidade de Thatch, a equipe formada pelo milionário Preston Whitmore nunca teria sido capaz de encontrar o reino de Atlantis.
~ por Caroline
Miss Bianca é uma detetive francesa muito requisitada pela Rescue Aid Society (RAS), fundação similar à ONU feita por ratinhos. Em seu auxilio, o zelador da RAS Bernardo acompanha a detetive para resgatar a jovem Penny, uma orfã que está sendo mantida em cativeiro pela terrivel Madame Medusa. Lançado em 1977, o filme marcou o retorno dos dramas ao estúdio, e é baseado na série de livros da escritora britânica Margery Sharp.
~ por Sarah
Tico e Teco decidem abrir uma agência de detetives, e contam com a ajuda de uma equipe composta por alguns amigos (Geninha, Monterey Jack e Zipper). Eles se especializam em crimes que são muito “pequenos” para os policiais de verdade, tendo como seus clientes outros animais. Seu inimigo principal é Gatão, líder da máfia dos gatos. Ambos os protagonistas são homenagens a grandes heróis das telas. Tico usa as mesmas roupas do arqueólogo com alma de detetive Indiana Jones, e Teco utiliza sempre uma camisa havaiana, em referência a um famoso gênio, playboy, milionário e filantropo dos anos oitenta: Magnun, o clássico detetive interpretado por Tom Selleck em Magnun P.I.
~ por Alvaro
AHÁ! Basil, da Rua Baker, não poderia ficar de fora dessa seleção. O protagonista do clássico As Peripécias do Ratinho Detetive (1986) é uma homenagem ao grande Sherlock Holmes, tanto que seu nome vem de um dos atores que imortalizaram o personagem: Basil Rathbone. Nosso ratinho é dramático, brilhante e corajoso, assim como todo grande detetive deve ser. Ao seu lado, temos o fiel Doutor Dawson, um cirurgião de guerra. Juntos, eles auxiliam a pequena Olivia Flaversham a resgatar o seu pai das terríveis garras do Professor Ratigan.
~ por Lucas
Todos nós sabemos que Mickey, Donald e Pateta já passaram por diversos tipos de papéis ao longo de sua extensa carreira como artistas. Foram vários evolvendo espionagem e busca por pistas para solucionar enigmas. Mas nenhum deles poderia representar melhor o dia de hoje quanto uma homenagem feita a dois dos detetives mais renomeados do mundo.
O primeiro deles coloca Donald na pele do infalível espião britânico, “James, James Bond”. O agente “Qua-Qua-7”, como é chamado, já passou por algumas missões com um desempenho impressionante, quem diria, hein? Quem já viu o pato se irritando fazendo bolo, realmente deve ter ficado surpreso com seu potencial para solucionar alguns casos.
Agora é hora de transportar Mickey e Pateta para o universo de Sherlock Homes, o detetive mais famoso da Inglaterra. O Camundongo recebeu uma tarefa ainda mais ousada, nos papéis de Sherlock Mickey e Doutor Pateta, os amigos precisam desvendar casos como o do cão de Basketville, um animal luminoso que fora vivido por Pluto na trama.
A Disney já usou seus personagens diversas vezes para dar valor a essa profissão tão aclamada no meio literário e cinematográfico, e se ainda resta alguma duvida de que esses excelentes artistas sabem mesmo como exercer as tarefas principais para terem interpretado figuras tão importantes, Pateta dá algumas dicas para o caso de quererem ser um bom detetive particular.
https://youtu.be/2inz6gd0xCQ
~ por Rafael
Chegamos ao final de nossa investigação! Lembram-se de algum outro detetive ou de algum personagem que agiu como e que não figurou na nossa lista? Comentem abaixo. E não se esqueçam de nos seguir em nossas redes – estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Tumblr. Até o nosso próximo encontro, Camundongos!