Menu
in

Listas 2000 | Filmes para assistir com os Pais nesse Dia dos Pais

“Você é meu filho, Max, não importa o quanto cresça você será sempre o meu garoto.”

Pateta (Pateta: O Filme)

Existem vários tipos de Pais nesse planeta. Há aqueles que são sonhadores, há aqueles que são desastrados, há os super-protetores, há os que já partiram. Entretanto, todos têm algo em comum: o amor imenso por seus filhos.

Na ficção, não poderia ser diferente, ainda mais dentro do Universo Disney, que sempre se guiou por princípios familiares. Para celebrar o Dia dos Pais, elaboramos uma Listas 2000 com os doze filmes ideiais para serem assistidos com nossos pais nessa ocasião. Peguem as pipocas, o suco e apaguem as luzes, pois os nossos filmes já vão começar!


Se na animação não tivemos a oportunidade de conhecê-los, na versão com atores, lançada nesse ano, pudemos nos afeiçoar aos pais da Cinderela. Sua mãe foi quem a ensinou a ser gentil e corajosa, mas foi o seu pai quem demonstrou os significados dessas palavras. Ella tinha um relacionamento bastante singelo e significativo com ele, e sua partida repentina causa um impacto no público. Cinderela (2015) ainda nos brinda com outra relação paternal: a do Príncipe Kit e o Rei.


Para alguns, pode soar estranho a presença de Planeta do Tesouro (2002) em uma lista de filmes para o Dia dos Pais, afinal o pai biológico de Jim Hawkins é do tipo de se mandar e nunca mais aparecer, porém há uma grande figura paterna. O ciborgue John Silver consegue enxergar a grandeza que existe no protagonista e se torna o seu protetor e conselheiro durante a viagem à procura do botim de mil galáxias. E é para todos os pais de coração que dedicamos esse filme.


Walt nos Bastidores de Mary Poppins (2013) despertou a curiosidade dos Camundongos por retratar os bastidores do tão amado Mary Poppins (1963), mas em meio aos problemas de produção, somos apresentados à infância da autora P. L. Travers e seu relacionamento com o pai, Travers Goff, responsável por despertar a imaginação da menina. Travers, além de inspirar a criação do personagem George Banks, teve uma enorme influência na vida adulta e nas atitudes da filha.


A participação do pai de Tiana, em A Princesa e o Sapo (2009), é minúscula, porém crucial para definir uma característica importante da protagonista. Foi ele quem a ensinou importância de termos sonhos e de fazermos de tudo ao nosso alcance para os realizarmos. O grande sonho de James era abrir um restaurante, pois a comida tem o poder de reunir pessoas de todas as classes sociais e trazer um sorriso ao rosto. É correndo atrás desse sonho que Tiana acaba sendo transformada em sapo e descobrindo que precisa cavar mais até o fundo para se conhecer.


Tarzan (1999) facilmente figuraria em meio às animações com histórias maternais comoventes, porém a relação entre o homem-gorila e seu pai adotivo, Kerchak, também merece destaque. Após ter seu filho assassinado pela leopardo fêmea Sabor, o líder dos gorilas não estava disposto aceitar que Kala adotasse um bebê humano. E durante a infância de Tarzan, o gorila foi bem duro e rígido com ele, que precisou se esforçar para ganhar seu respeito. É uma linda história de redenção e irá comover até o mais duro dos corações.


Uma das questões principais de Mulan (1998) é a honra, em especial ao pai e aos ancestrais. Quando a China é invadida pelos hunos, Fa Zhou, o pai de Mulan, é convocado para guerrear. Com sua idade avançada e debilidade física, o seu destino estava selado. Para protegê-lo, Mulan decide se passar por um homem e se apresentar ao exército, mesmo que isso significasse a sua morte. Aqui, temos uma belíssima história de amor entre pai e filha, e o quanto a força desse amor pode mudar o destino de uma nação.


Hércules é o típico adolescente deslocado, e pouco suspeitava que ele é filho de Zeus e Hera, deuses do Olimpo. E se há algo que nosso herói pode se gabar, além de sua força descomunal, é de ter sido muito agraciado no departamento paternal. Tanto seu pai biológico quanto o adotivo, Anfitrião, sempre fizeram de tudo para mantê-lo em segurança e Hércules, como um bom filho, faz de tudo para deixá-los orgulhosos e demonstrar gratidão por todo esse cuidado de ambos.


Ser pai e o pilar familiar é uma tarefa digna de super-herói. Claro que ter alguns superpoderes pode facilitar um pouco a situação, e Beto Pera, também conhecido como Senhor Incrível, é um exemplo disso. Mas não são necessários super-força ou elasticidade para assistir a Os Incríveis (2004), se envolver e amar essa família de heróis. E aqui, há uma mensagem que merece ser destacada: nenhuma família é perfeita, mas todas se amam e irão ultrapassar limites para proteger uns aos outros, com ou sem poderes.


Bondoso Gepeto, você, que tem dado tanta felicidade aos outros, merece ver o seu desejo realizado…” E é com essa frase que a Fada Azul concede vida ao Pinóquio, um garoto de madeira, para trazer um pouco de alegria à vida do marceneiro Gepeto. Quando se trata de amor de pai, não existem rótulos e ou barreiras para demonstrá-lo. Gepeto nunca se importou por Pinóquio não ser um garoto de verdade, e mesmo assim, o amou de forma incondicional. O coração dele enxergou além da aparência e, quando a marionete sem cordões não voltou para casa, ele partiu à sua procura e enfrentou uma baleia monstruosa!


Marlin e Gepeto têm muito em comum. Ambos tiveram os filhos afastados deles e reuniram forças que sequer sabiam existir para resgatá-los. Marlin enfrentou tubarões, minas subaquáticas, águas-vivas, gaivotas, humanos, e muitas outras adversidades para chegar até P Sherman, 42 Wallaby Way, Sydney. Feitos surpreendentes para um pequeno peixe-palhaço. Procurando Nemo (2003) também é uma jornada de amadurecimento para Nemo e para Marlin. Não importa a distância esses dois sempre estarão juntos.


Depois de mais de vinte anos, O Rei Leão (1994) continua como um dos clássicos mais emocionantes da animação. A relação entre Mufasa e Simba é adorável e tão verdadeira, por mais que sejam dois leões em vez de humanos, por mostrar a amizade, confiança, o quanto um filho se espelha no próprio pai, e acima de tudo, que todo pai tem medo de perder os filhos, mesmo que ele seja um valente Rei. Assim como outros dessa seleção, Mufasa continua guiando os passos do filho após ter se juntado aos grandes reis do passado. É um título obrigatório nesse dia, e com certeza, irá gerar grandes emoções.


Por mais que Mufasa tenha um lugar reservado em nossos corações, existe um pai que merece o primeiro lugar – e ele atende pelo nome de Pateta! Em Pateta: O Filme (1995), vemos a história de um pai tentando se reaproximar e fazer parte da vida do filho, que está crescendo tão depressa. Entre muitos erros e alguns acertos, Pateta faz de tudo para entender o filho e oferecer a melhor vida para ele e livrá-lo da tão temida cadeira elétrica. Pateta pode ser desajeitado e desengonçado, mas tem inúmeras qualidades como pai, e isso o faz ser único. Sua disposição de cruzar o país para superarem juntos o problema do filho é a prova de que ele é um dos melhores pais que qualquer um de nós poderíamos querer. Essa é certamente a animação que mais combina com essa data especial, e vale ser assistida diversas vezes.


[li] Menções Honrosas101 Dálmatas (1961); A Espada Era a Lei (1963); Aristogatas (1970); A Pequena Sereia (1989); A Bela e a Fera (1991); Pocahontas (1995); Aladdin e os Quarenta Ladrões (1996); A Família do Futuro (2007); UP: Altas Aventuras (2009); A Estranha Vida de Timothy Green (2012). [/li]


Já escolheram quais filmes vão assistir nesse domingo? Contem para nós nos comentários, e nos digam também quais filmes não podem faltar no Dia dos Pais em sua casa. Um Feliz Dia dos Pais, aos que são e aos seus. Agora, sigam-nos em nossas redes sociais – estamos no Instagramno Facebook, no Twitter e no Tumblr. Até a próxima, Camundongos!

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

Leave a Reply

Sair da versão mobile