Hakuna Matata. Hakuna Matata. É lindo dizer. Hakuna Matata. Sim, vai entender. Os seus problemas você deve esquecer, isso é viver, é aprender Hakuna Matata.
Hakuna Matata (O Rei Leão)
Dando continuidade ao nosso especial de férias, apresentamos agora as melhores opções de filmes para se assistir durante essas férias diretamente do conforto de sua casa. De comédia à ficção científica, de conto de fadas à mitologia grega, passando pela França, pelo Império Inca e mergulhando no fundo do oceano. Ou seja, temos opções para todos os gostos.
Esse Listas 2000 foi elaborado reunindo as escolhas de nossa equipe e as opiniões de nossos leitores, através de comentários e respostas em nossas redes sociais. E não foi fácil chegar a um consenso acerca dos doze melhores títulos, pois havia ótimos indicados. Infelizmente, muitas produções maravilhosas acabaram ficando de fora da lista. Enfim, prontos!? Então, vamos conhecer quais os doze filmes da Disney escolhidos para ver ou rever nas férias!
O filme que ensinou a diversas gerações a importância do somente o necessário ocupa a décima-segunda colocação em nossa lista. “Mogli – O Menino Lobo“, de 1967, é um ótimo clássico para se assistir nas férias, pois os seus personagens estão vivendo cada momento, sem regras e em total liberdade e estão aproveitando tudo de melhor que a mãe natureza oferece. Afinal, nesse calor brasileiro, quem não gostaria de ser o Mogli e andar apenas com uma tanga?
O primeiro longa-metragem animado de todos, “Branca de Neve e os Sete Anões” (1937) é a prova de que, mesmo de férias, ainda temos algumas responsabilidades e a casa não vai se limpar sozinha. Mais do que uma lição de organização, o décimo-primeiro colocado resume a fórmula da magia que encanta crianças e adultos até hoje, unindo boas músicas, personagens carismáticos e uma vilã assustadora. E nessas férias, teremos a oportunidade única de assistir a esse clássico nas telonas.
Uma exploração rumo a um continente perdido é o desejo de férias de todo e qualquer aventureiro. Essa é a premissa de “Altantis: O Reino Perdido“, de 2001, em que o cartógrafo Milo Tatch se prepara para partir em uma jornada à procura do reino de Atlantis, sem imaginar os perigos que o aguardam no percurso. Esse foi o primeiro clássico a se aprofundar no território da ficção científica e o fez com maestria. É a combinação ideal de fantasia, mistério e aventura para as suas férias.
“A Nova Onda do Imperador” (2000) conta a história do egocêntrico e narcisista Imperador Kuzco – dublado genialmente por Selton Mello -, que é transformado em uma lhama como parte do plano de vingança de sua conselheira real Yzma – dublada com perfeição por Marieta Severo. Bom, o plano era matá-lo, mas no lugar do veneno, Kuzco bebe um extrato de lhama. O nono colocado é garantia de ótimas gargalhadas e de uma boa diversão para essas férias.
Assim como a posição anterior, “Lilo & Stitch” (2002) é outro exemplo de uma ótima comédia. Stitch apronta altas confusões para tentar se livrar de Jumba e Pleakly, que tentam capturá-lo para levá-lo de volta à Aliança Galática. Lilo faz uma dupla perfeita com o alienígena e não perde nada em relação a ele nos quesitos fofura e loucura. Situado em uma das ilhas do Havaí, o clima de verão e de férias é bastante presente. Além das risadas, o filme também traz bons elementos de aventura, ficção científica e de drama.
É um serviço que tem vida. Observe, se duvida, tudo canta, tudo dança. Afinal “A Bela e a Fera” (1991) se passa na França e a comida é uma especialidade. Nossa sétima posição é o primeiro longa-metragem de animação a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. E não é difícil compreender o porquê. O clássico possui um ótimo roteiro e uma animação espetacular, combinado com músicas incríveis e inesquecíveis. E um castelo repleto de objetos encantados é o lugar perfeito para passar algumas horas durante as férias.
“Detona Ralph” (2012) é a única animação totalmente em computação gráfica a figurar em nossa lista, assim como a mais recente. É evidente que o grandalhão Ralph e a doce Vanellope conquistaram o coração do público devido a um humor e carisma abundante. A aventura sobre os jogos de fliperama mostra que os vilões também podem ser bons e traz uma trama alegre e até surpreendente. Além disso, é uma caça ao tesouro para os fãs desse mundo. Dentre as diversas referências estão: Pac-Man, Bowser, Sonic, Street Fighter e Mortal Kombat. É duplamente divertido!
Hakuna Matata é o lema favorito de oito a cada dez fãs do Universo Disney, igual ao clássico de onde provém, “O Rei Leão“, lançamento originalmente em 1994. Uma obra tão popular e tão amada dispensa apresentações e uma lista de melhores filmes da Disney sem ela sequer poderia ser levada a sério. A emocionante história de amadurecimento de Simba acompanha importantes lições de vida para todos nós. É de rir, é de chorar, é de matar. E as férias são uma boa oportunidade para reassistir a esse clássico e também a suas duas sequências, para esquecer de vez os problemas.
As férias combinam com praia e nada melhor do que um mergulho para refrescar nesse calor e é impossível desassociar o oceano a esse outro clássico imensamente popular: “A Pequena Sereia” (1989), que aparece nesse quarto lugar. Ariel foi a percussora ao nos apresentar aos segredos do oceano e pudemos comprovar que a vida submarina é bem melhor. E se nós temos montes de areia, lá eles têm coro de sereia. Esse é um clássico que não pode faltar durante as férias. E você não vai esquecê-lo tão facilmente, pois vai ficar cantando por vários dias trechos das músicas da trilha sonora.
A voar! Quem não deseja viajar com Peter Pan para a Terra do Nunca e se tornar um dos Garotos Perdidos? Fadas, piratas, índios e sereias. “Peter Pan” (1953) reúne todos esses sonhos infantis em um empolgante enredo e que nos faz ter vontade de nunca crescer, assim como o protagonista. Os personagens são únicos e extremamente carismáticos, tanto que a Sininho/Tinker Bell se tornou uma das mascotes da Disney e, mais recentemente, virou a estrela de uma série de filmes derivados. Reúna toda a família para assistir em uma tarde de domingo, com certeza todos vão gostar.
A salagadula é… Nem eu entendo este angu. Mas a mágica se faz dizendo. Bibidi-Bobidi-Bu. Foi graças ao imenso sucesso de “Cinderela” (1950) que o estúdio da animação de Walt Disney pôde continuar com as portas abertas. E esse gigantesco império não existiria sem a gata borralheira, que continua a encantar a todos mesmo depois de anos e anos. A personagem-título leva uma vida sofrida e triste, servindo de empregada para sua madrasta, a cruel Lady Tremaine, e suas meias-irmãs. Apesar de todo o sofrimento, Cinderela em momento algum deixa de sonhar com uma vida melhor, o que a torna uma personagem de fácil identificação com o público. Ainda temos os adoráveis ratinhos Jaq, Gus e Bruno e uma Fada Madrinha muito engraçada. Ou seja, é a magia da Disney em sua melhora forma.
Eu me encontrarei. Vou vencer distâncias. Não fraquejarei. Nada é pior. Nesse tal lugar, onde vou parar, eu sei que a minha vida ficará melhor. E o primeiro colocado em nossa lista de férias é “Hércules” (1997)! Vários fatores colaboram para essa posição: a trilha sonora é contagiante, ser baseado na mitologia grega, uma direção irreparável, uma vilão engraçado e também assustador. Mais do que uma história de um herói e semi-deus grego, esse clássico é sobre encontrar seu lugar ao sol e descobrir quem você é de verdade. “Hércules” reúne todas as características dos filmes anteriores de forma única e envolvente, o que o torna a escolha perfeita para as férias. E os cenários são exuberantes e nos dão vontade de viajar imediatamente para Grécia, ainda mais se o meio de transporte for o Pégasus.
E agora é com você, pequeno camundongo! Concorda ou discorda com os clássicos escolhidos? Algum de seus favoritos ficou de fora da nossa lista? Conte para nós nos comentários. Não esqueça de nos seguir em todas as nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram, noTwitter e no Tumblr. Até a próxima!