in

Editorial #20 | Nossas Amizades

editorial-agosto-2016-inicio-camundongo

Olá, Camundongo!

Um dos temas mais recorrentes nas produções do Universo Disney é a amizade. São inúmeros exemplos. Da Branca de Neve e os Sete Anões a Nick Wilde e Judy Hopps, passando por Woody e Buzz Lightyear e Mickey e Pluto, podemos perceber o quão importantes nossos amigos podem ser na conquista de nossos objetivos e na nossa trajetória enquanto pessoas.

Segundo uma teoria, somos a somatória das cinco pessoas com as quais mais convivemos. Isto é, somos diretamente influenciados por quem está ao nosso redor, através de suas opiniões, pensamentos, pontos de vistas e atitudes. Quem está perto de nós tem uma relação intrínseca com quem somos ou quem podemos ser em um futuro não tão distante.

editorial-agosto-2016-001

Basta tomarmos como exemplo a relação de Mike e Sulley, os protagonistas de Monstros S.A. (2001) e Universidade Monstros (2013). De início, os dois eram rivais na busca de um mesmo sonho: serem os melhores assustadores. Porém, aos poucos, eles foram percebendo como a vida não é perfeita e como precisamos ajustar os nossos planos conforme nossa capacidade.

Mike era o aluno mais esforçado, mas não era assustador o suficiente. Sulley, por outro lado, sabia como assustar, mas faltava-lhe determinação e empenho. Foi necessário uma visita acidental ao mundo dos humanos para os dois perceberem como combinar os seus talentos seria benéfico para ambos. E isso fez deles a melhor dupla de monstros da história de Monstrópolis.

editorial-agosto-2016-002

Amizades não são fáceis. Como tudo na vida, é necessário um pouco de esforço para construir uma relação de amizade. Precisamos saber quando dar o braço a torcer. Precisamos saber conciliar e conviver com as diferenças de cada um, pois essas particularidades podem trabalhar a nosso favor e permitem chegarmos mais longe do que jamais seríamos capazes de fazer sozinhos.

Outro modelo de amizade é Aladdin e Gênio, de Aladdin (1992). “Não importa o que digam, você sempre será um príncipe para mim,” diz o Gênio em determinado momento. Sua fala resume bem uma amizade verdadeira. Um amigo de verdade não irá se importar se você é rico ou pobre, alto ou baixo, uma raposa ou um cão de caça. Ele irá te amar por quem você é de verdade.

editorial-agosto-2016-003

Logo, devemos conhecer nossos amigos para também nos conhecermos. Devemos nos cercar de pessoas dispostas a nos apoiar nos momentos felizes e, sobretudo, nos tristes. Devemos nos cercar de pessoas capazes de acreditar em nós e em nossos sonhos, mesmos naqueles mais loucos e praticamente impossíveis, porque bons amigos irão nos ajudar a voar – até com uma simples pena.

Claro, isso vale para os dois lados. Assim como precisamos de quem nos incentive, também devemos retribuir o favor. Um encorajando ao outro, sempre em conjunto, pois um amigo nunca deve negligenciar o outro por qualquer motivo, afinal a vida não tem graça quando caminhamos sozinhos. E já dizia a canção: “E todos já sabem, pois é fácil de ver. Eu nada seria, se não fosse você…

Carinhosamente,

Lucas Neves

Editor-chefe

editorial-agosto-2016-final-camundongo

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".