My name is Mary Alice Young. When you read this morning’s paper, you may come across an article about the unusual day I had last week. Normally, there’s never anything newsworthy about my life. That all changed last Thursday. / Meu nome é Mary Alice Young. Quando você ler o jornal desta manhã, você irá se depara com um artigo sobre o dia incomum que tive na semana passada. Normalmente, nunca há nada de interessante em minha vida. Tudo isso mudou na última quinta-feira.
~ Mary Alice (Pilot 1×01)
Muitos não sabem, mas, além dos canais infanto-juvenis, a Disney também é dona de uma rede de televisão nos Estados Unidos chamada ABC. A emissora do alfabeto, como popularmente é chamada por aqui, se destacou por muitos anos com a exibição de diversas séries, a exemplo: “Os Flintstones”, “Full House” (ou “Três é Demais”), “Família Dinossauro” e, recentemente, “Once Upon a Time”.
Porém, foi durante a temporada 2004/05 que a ABC vivenciou seu maior momento. Naquela época, estrearam “Lost”, “Grey’s Anatomy” e “Desperate Housewives”, da qual trataremos nessa matéria especial, em homenagem ao seu oitavo e último ano, que se encerra hoje (13 de Maio de 2012), nos Estados Unidos.
Gabrielle’s the glamourous one, Susan’s the adorable one, Lynette’s smart, Edie’s… Edie and I’m the domestic one, the organizer, the one who knows that there are three tines in a dessert fork. / Gabrielle é a glamorosa, Susan é a adorável, Lynette é a inteligente, Edie… é a Edie e eu sou a doméstica, a organizadora, aquela que sabe que existem três dentes em um garfo de sobremesa.
~ Bree (In Buddy’s Eyes – 4×12)
A história das donas de casas desesperadas começou quando, em 2002, Marc Cherry – roteirista da comédia “The Golden Girls”, conhecida como “As Super Gatas”, no Brasil – assistia, acompanhado de sua mãe, a uma reportagem na televisão sobre Andrea Yates, uma mulher que afogou os cinco filhos na banheira, por não aguentar o peso da maternidade.
Cherry, horrorizado, perguntou como alguém seria capaz de fazer algo assim com os próprios filhos e sua mãe respondeu que conseguia entender, pois ela mesma já havia cogitado algo assim, enquanto os três filhos cresciam numa fazenda em Oklahoma. Surpreso com a descoberta, Cherry decidiu escrever sobre o desespero das mulheres que cuidavam da casa e dos filhos sem ajuda dos maridos, já que esses estavam fora, trabalhando.
Marc Cherry rodeado pelas atrizes de “Desperate Housewives”.
Assim, o roteirista escreveu o episódio piloto de uma série sobre um grupo de cinco amigas vivendo com famílias perfeitas, casas impecáveis, cercas brancas e sem problemas. Em resumo, vivendo em um mundo perfeito, chamado Wisteria Lane, uma cul-de-sac (espécie de rua sem saída) localizada no subúrbio da cidade fictícia Fairview. Contudo, uma delas guardava um terrível segredo das outras e, depois de receber uma carta ameaçadora, comete suicídio, levando as demais amigas a se questionarem sobre o que aconteceu.
A princípio, o roteiro foi rejeitado pela maioria dos canais, porque não acreditavam que um seriado com donas de casas pudesse fazer sucesso. Marc Cherry, então, apresentou o projeto a Lloyd Braun, na época diretor da ABC, e obteve sinal verde para a gravação do primeiro episódio. Tal aprovação não foi bem-vista pelos executivos da Disney, já que Braun havia liberado uma verba de doze milhões para a gravação do piloto de duas horas de “Lost”, e “Desperate Housewives” era, potencialmente, um grande fracasso, o que culminou na demissão de Braun.
Oh, Mary Alice, what did you do? / Oh, Mary Alice, o que você fez?
~ Susan (Pilot 1×01)
Apesar de toda descrença, ambas as séries foram anunciadas, em Maio de 2004, como parte da nova grade da emissora. A estreia da série das donas de casas, em 03 de Outubro de 2004, foi assistida por 21.640 milhões de telespectadores, sendo, então, a maior audiência de uma estreia da ABC desde “NYPD Blue”, em 1993, e “Lost” foi assistida por mais de 18 milhões de pessoas. Em entrevista recente, Braun disse ter se sentido vingado, já que as duas se tonaram sucesso de público e crítica.
Há oito anos no ar, “Desperate Housewives” provou ser uma das melhores séries já criadas. Com uma mistura de drama, comédia, romance, suspense e ótimas atuações de um elenco sempre impecável, confirmou a existência de muitos segredos por trás das portas fechadas.
Os personagens e o elenco
Havia um grande problema em se produzir algo assim: o elenco. Segundo Marc Cherry, as atrizes principais deveriam ter entre 35/40 anos, uma vez que é nessa idade que as mulheres começam a ficar ‘desesperadas’. A ABC, entretanto, deseja protagonistas mais novas, porque, com o passar do tempo, o elenco poderia parecer velho e cansado. Quando o processo de escolha foi concluído, a emissora havia contratado mulheres não tão jovens quanto pretendia, mas, por serem tão bonitas, não houve nenhuma oposição. Por sorte, a escolha dos integrantes do elenco não poderia ser mais acertada.
Eva Longoria, a intérprete de Gabrielle Solis.
As primeiras contratadas foram a novata Eva Longoria e Teri Hatcher, famosa por interpretar Lois Lane em “Lois & Clark”, como Gabrielle “Gabby” Solis e Susan Mayer, respectivamente. Longoria conseguiu o papel antes mesmo de fazer a audição, devido à sua personalidade mimada semelhante à da personagem. Ao ser perguntada por Cherry sua opinião sobre o roteiro, ela disse “não li o roteiro, apenas a minha parte”.
Teri Hatcher desempenha a desastrada Susan Mayer.
Hatcher, que subornou os responsáveis pelo elenco com cookies, possui um dom natural para comédia física, algo que seria muito necessário para que pudesse viver Susan, uma mulher extremamente desastrada. Um dos momentos mais icônicos de Susan acontece quando ela, acidentalmente, se tranca fora de casa, nua.
O papel de Lynette Scavo coube à talentosa Felicity Huffman.
Em seguida, Felicity Huffman (“Magnólia”) foi contratada para o papel da sagaz mãe de quatro filhos, Lynette Scavo. A atriz agradece às suas duas filhas (na época, uma com 3 anos e outra de 22 meses) por isso. “Eu estava afundando na maternidade como Lynette,” comentou Huffman, que não acreditava no sucesso do programa. “Eu tinha acabado de conseguir o papel em ‘Transamérica’ – pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz – e disse ao meu agente ‘Ótimo, pois isso aqui não vai a lugar nenhum’. Você tem que admitir, particularmente se você gosta, que não vai dar em nada.”
Marcia Cross dá vida à Bree van de Kamp.
Marcia Cross foi a última a entrar no quarteto. Sua personagem, a perfeccionista Bree van de Kamp, era a considerada mais complicada, pois alguns acreditavam que ela possuía coração gelado. Todavia, Cross conseguiu transmitir certa malícia, dando um novo tom ao papel.
Muitas mudanças ocorreram durante os oito anos, todavia, a essência de cada uma delas continua. E nenhum fã se esquecerá das risadas proporcionadas por Susan, as lágrimas derramadas com Lynette, as lições ensinadas por Bree e a sinceridade de Gabby.
A excêntrica Renne Perry é interpretada por Vanessa Willians.
Brenda Strong interpreta Mary Alice Young, a quinta integrante do grupo e que comente suicídio nos minutos iniciais da série, e a partir dai, passa a narrar os episódios. As narrações, além de expor o que acontece com cada personagem, unem todas as tramas do episódio de modo único. Mary Alice aparece em muitas cenas, seja em flashbacks ou sonhos, no decorrer das temporadas e são sempre momentos marcantes e de grande importância.
Brenda Strong, como Mary Alice Young, narra todos os episódios de “Desperate Housewives”.
A equipe novamente fez um ótimo trabalho ao escolher os coadjuvantes, como os membros das famílias das protagonistas, os moradores da vizinhança, e uma imensa lista de outros personagens. Porém, vale destacar alguns desses, como a Sra. McCluskey (Kathryn Joosten), uma idosa rabugenta, capaz de cativar os telespectadores; Ida Greenberg (Pat Crawford Brown), uma idosa de bom coração – que vivia bêbada e à procura de seu gato, Toby; Bob (Tuc Watkins) e Lee (Kevin Rahm), o casal homossexual responsável por ótimas cenas de comédia; e a memorável Martha Huber (Christine Estabrook), a maior fofoqueira de todos os tempos.
Nicolette Sheridan encantou a todos no papel da voluptuosa Edie Britt.
Vale, ainda, lembrar-se de Edie Britt, vivida por Nicolette Sheridan, uma grande “predadora” de homens, a qual aprendemos a amar e a odiar; Renee Perry (Vanessa Willians), a glamorosa divorciada; e Katherine Mayfair (Dana Delany), a segunda dona-de-casa perfeccionista e inimiga/amiga de Bree.
(E. para D.) Orson Hodge (Kyle MacLachlan), Mike Delfino (James Denton), Ian Hainsworth (Dougray Scott), Carlos Solis, (Ricardo Chavira) e Tom Scavo (Doug Savant).
Com a resolução do mistério do suicídio de Mary Alice, Wisteria Lane passou a receber, anualmente, novos habitantes, trazendo consigo mais segredos e outros enigmas a serem resolvidos. Assim, muitas famílias passaram por ali, algumas conquistaram o coração do público e ficaram por mais de uma temporada.
Abertura de “Desperate Housewives”:
http://youtu.be/V0XRRSIY2qE
Primeira temporada
“Admit it. Everyone has a little dirty laundry.”
O início de uma era. O primeiro ano de “Desperate Housewives” foi o responsável pela maior parte do sucesso do seriado que tornou o subúrbio atraente. O público não esperava que um programa sobre donas de casas e seus afazeres pudesse gerar histórias tão interessantes e mostrar que não conhecemos tão bem as pessoas com quais convivemos.
É nessa temporada que somos apresentados a grande parte dos personagens e aos ‘desesperos’ das protagonistas. Gaby leva uma vida infeliz após abandonar a carreira de modelo para se casar com Carlos Solis (Ricardo Antonio Chavira), um grande e rico empresário, que nunca está em casa. E Gaby encontra em seu jardineiro adolescente, John (Jesse Metcalfe), uma maneira de fugir de sua realidade.
Good friends offer to help in a crisis; great friends don’t take no for an answer. / Bons amigos oferecem ajuda em uma crise; melhores amigos não aceitam não como resposta.
~ Bree (Ladies who Lunch – 1×16)
A família perfeita de Bree pode não ser tão perfeita assim. Os muffins espetaculares da ruiva não escondem o descontentamento de Rex van de Kamp (Steven Culp), o marido de Bree, e a relação instável com os filhos adolescentes, Andrew (Shawn Pyfrom) e Danielle (Joy Lauren).
Já Lynette não consegue controlar suas quatro crianças, os gêmeos Porter e Preston (Brent e Shane Kinsman), Parker (Zane Huett) e a bebê Penny, enquanto o marido está sempre viajando a trabalho. E Susan tenta superar seu complicado divórcio com Karl Mayer (Richard Burgi) com ajuda de Julie (Andrea Bowen), sua filha.
What the hell kind of street do we live on, anyway?/Em que diabos de rua nós moramos, afinal?
~ Edie Britt (Ladies who Lunch – 1×16)
Conhecemos, igualmente, Mike Delfino (James Denton), o enigmático encanador que procura respostas para algumas perguntas em Wisteria Lane; e Felicia Tilman (Harriet Sansom Harris), a sinistra irmã de Martha Huber, que fará da vida dos Young remanescentes – Paul (Mark Moses) e Zach (Cody Kasch), marido e filho de Mary Alice, respectivamente – um verdadeiro inferno.
Essa primeira fase aborda temas bastante controversos, a exemplo: sadomasoquismo, não aceitação de filhos homossexuais, sexo com menores de idade e adultério. O season finale (último episódio da temporada) possui o maior índice de telespectadores; ao todo, foram mais de 30 milhões.
Promo – Primeira Temporada:
Segunda temporada.
“Tempting, Isn’t it?”
O sucesso da série, já consagrada por diversas premiações, continua crescendo e vemos a chegada da família Applewhite a Wisteria Lane, trazendo um segredo obscuro. Betty (Alfre Woodard) e seu filho, Matthew (Mehcad Brooks), mudam-se para a pequena vizinhança durante a madrugada, fugindo de um terrível incidente na cidade de Chicago.
Um ano após a morte de Mary Alice, as outras donas de casas continuam seguindo com suas vidas e tentando lidar com seus (novos) problemas. Lynette é forçada a voltar a trabalhar no escritório de publicidade para sustentar sua família, porque Tom (Doug Savant), seu marido, decidiu se demitir. Porém, o patriarca da família Scavo não consegue lidar com as tarefas domésticas e Lynette precisa se desdobrar para ajudá-lo.
Gabrielle: Why are all rich men jerks? / Por que todos os homens ricos são idiotas?
Carlos: Same reason all beautiful women are bitches. / Pela mesma razão que todas as mulheres bonitas são ‘vacas’.
~ (You Could Drive A Person Crazy – 2×02)
Susan tenta fazer seu relacionamento com Mike Delfino funcionar e ainda precisa lidar com Edie namorando seu ex-marido, Karl Mayer. Com a morte de Rex e os problemas causados por Andrew e Danielle, Bree descobre uma maneira de apagar seus erros, bebendo.
E Gaby se vê numa posição desfavorável quando Carlos é preso e todos os seus bens monetários são confiscados. A mimada dona de casa também terá de afrontar muitos de seus medos, como ficar pobre.
The opposite of love isn’t hate. It’s indifference. And if you hate me, that means you still care, and we’re still connected… / O oposto de amor não é ódio. É indiferença. E se você me odeia, significa que você ainda se importa, e nós ainda estamos conectados.
~ Bree (There is no Other Way – 2×16)
Nos últimos episódios, conhecemos Orson Hodge (Kyle MacLachlan), um dos principais personagens do terceiro ano de “Desperate Housewives”. Somado ao alcoolismo, a segunda temporada trabalha o vício em sexo, adoção e violência contra crianças e adolescentes.
Promo “Juicy” – Segunda Temporada:
Terceira temporada
“Not everthing comes out in the wash.”
No primeiro episódio, exibido em 24 de Setembro de 2006, a chuva chega à cidade de Fairview trazendo renovo. Bree casa-se com o também perfeccionista Orson Hodge, sem saber de seu passado negro, acusado de assassinar sua última esposa.
Every storm brings with it hope that somehow by morning everything will be made clean again, and even the most troubling stains would have disappeared like the doubts over his innocents, or the consequence of his mistake, like the scars of his betrayal or the memory of his kiss. So we wait for the storm to pass, hoping for the best even though we know in our hearts some stains are so indelible nothing can wash them away. / Cada tempestade traz consigo a esperança de que, de alguma forma pela manhã, tudo estará limpo de novo, e até mesmo as manchas mais preocupantes desaparecerão, como as dúvidas sobre os inocentes, ou a consequência de um erro, como as cicatrizes de uma traição ou a memória daquele beijo. Então, nós esperamos a tempestade passar, esperando o melhor, apesar de sabermos que, em nossos corações, algumas manchas são tão indeléveis que nada pode lavá-las.
~ Mary Alice (Listen to the Rain on the Roof 3×01)
Enquanto uma nova família é constituída, outra termina. Carlos e Gaby assinam os papéis do divórcio, após uma falha tentativa de conceberem um filho por barriga de aluguel. Susan e Edie se esforçam para fazer Mike sair do coma, causado por um atropelamento, e conquista-lo definitivamente. Lynette tenta aprender a conviver com a filha bastarda de Tom, Kayla (Rachel G. Fox), e mãe da criança, Nora (Kiersten Warren), que acabam de se mudar para Fairview.
You can learn a lot about women, from what they choose to wear. You can learn even more by what they choose to take off, and who they take it off for. / Você pode aprender muito sobre uma mulher pelo modo como ela escolhe se vestir. Você pode aprender ainda mais sobre o que ela escolhe tirar, e para quem tirar.
~Mary Alice (Dress Big 3×17)
Para dar um novo fôlego à “Desperate Housewives”, os roteiristas criam o que seria o primeiro grande episódio desastre. Uma mulher ensandecida de ciúmes faz um supermercado inteiro de refém, quando descobre que seu marido, gerente do estabelecimento, estava tendo um caso. Além dessa situação, a temporada explorou os temas de suicídio e pedofilia.
Promo “Dirty Laundry” – Terceira Temporada:
Quarta temporada
“It’s a Hell Of Day In Neighborhood.”
Katherine Mayfair retorna a Wisteria Lane, acompanhada de seu marido, Adam (Nathan Fillion), e sua filha Dylan (Lyndsy Fonseca). A família chega para se ausentar do escândalo sexual envolvendo Adam e uma de suas pacientes, porém o risco de permanecerem em Wisteria Lane é ainda mais alto, já que um passado enterrado pode vir à tona.
O ano quatro possui o menor número de episódios (17, no total), devido à greve dos roteiristas, que aconteceu entre 2007 e 2008, ocasionando um intervalo de mais de três meses entre os episódios.
That’s a lesson we all gotta learn over and over: Appreciate people while we still got them. / Essa é uma lição que devemos aprender mais e mais: Apreciar as pessoas enquanto ainda as temos.
~ Karen McCluskey (Welcome to Kanagawa 4×10)
Mesmo com menos tempo de programa, os escritores não deixaram de ousar e trouxeram, em “Something’s Coming!” (4×09), um tornando de proporções fenomenais para Fairview, revelando segredos, levando embora personagens queridos, e mudando a vida de todos.
Ainda nesse período, Lynette enfrenta um tumor no cérebro e sofre com as ações de sua terrível enteada, Kayla, contra sua família. E Gaby, após se casar com o prefeito Victor Lang (John Slattery), volta a ser infeliz e descobre que nunca deixou de amar seu ex-marido. Os recém-casados Mike e Susan descobrem estar esperando um filho. E Bree finge estar grávida para ocultar a gravidez de Danielle e manter as aparências da família “perfeita”.
There is nothing more important than friendships that endure, especially in a world that insists on changing. / Não há nada mais importante do que amizades que perdurem, especialmente em mundo que insiste em mudar.
~ Mary Alice (Free 4×17)
Bob e Lee também se mudam para a vizinhança, mas, com um estranho gosto por arte, geram discórdia entre os moradores. A temporada se encerra com um salto de cinco anos no tempo, mostrando uma nova vida para cada uma das protagonistas.
Promo “Mile in these Shoes” – Quarta Temporada:
Quinta temporada.
“Even juicier.”
Considerada a divisora de águas, a quinta temporada reintroduz as mesmas personagens. Agora, cinco anos no futuro, por volta de 2013, Bree é uma famosa cozinheira e autora de livros de culinária, além de ser dona de uma empresa de Buffet, na qual Katherine trabalha.
Lynette e Tom, simultaneamente, lidam com a rebeldia dos gêmeos Porter e Preston (vividos por Charles e Max Carver) e com a falência da pizzaria. Gabby, com alguns quilos a mais e duas filhas pequenas, mudou drasticamente sua vida para se adaptar às necessidades de Carlos, com quem se casou novamente, e que ficou cego após o tornado.
It will happen to all of us eventually. The moment will come when we ask ourselves: Where did the time go? How did the children I once cradled grow up so very quickly? How did the life I dreamt of turn into a career I never expected? And how did that woman I saw each day in the mirror become someone I don’t even recognize? / Acontecerá a todos nós eventualmente. O momento que nos perguntaremos: Aonde o tempo foi? Como a criança que engatinhava cresceu tão depressa? Como a vida que sonhei se tornou em uma carreira que nunca esperei? E como a mulher que vejo todos os dias no espelho se tornou alguém que não reconheço?
~ Mary Alice (You’re Gonna Love Tomorrow – 5×01)
Divorciada de Mike, Susan engata um namoro com Jackson (Gale Harold) tentando superar as consequências de um trágico acidente automobilístico. Dave Williams (Neal McDonough) aparece para se vingar dos responsáveis pela morte de sua família, e casado com Edie Britt.
A nova fase do programa foi duramente criticada pelos fãs, pelas mudanças radicais ocorridas em todos os sentidos. Além do salto temporal, o seriado alcançou a marca do centésimo episódio, celebrado em um belíssimo especial com participação de Beau Bridges, e um personagem muito importante deu seu adeus definitivo. Uma temática recorrente foi a violência doméstica.
Promo “Fever” – Quinta Temporada:
http://youtu.be/uRCawxvnYQw
Sexta temporada
“Never Underestimate a Housewife.”
O foco desse ano é Angie Bolen (Drea de Matteo) e sua família, o marido Nick (Jeffrey Nordling) e o filho Danny (Beau Mirchoff). Usando nomes falsos, os Bolen tentam passar despercebidos pelo subúrbio para não serem reconhecidos e atraírem a visita de alguém com más intenções.
I have an expensive, worthless art degree that says I know what I’m talking about. / Tenho um caro e inútil diploma em arte que diz que sei o que estou falando.
~ Susan (Epiphany 6×20)
A sobrinha de Carlos, Ana, interpretada por Maiara Walsh, passa a morar com os Solis para por fim à paz de Gabby. Karen McCluskey encontra o amor junto a Roy Bender (Orson Bean), mas a personagem recebe a notícia de que possui câncer pulmonar. Lynette descobre que está grávida de gêmeos outra vez e precisa esconder a gravidez de seu chefe para não perder o emprego.
My kids are my calling card. They’re what I have to show for myself. I don’t have a career, Susan. My kids are my job. And whatever happens, if they succeed or they don’t succeed, it’s because of how I raised them. / Minhas filhas são meu único cartão. Elas são o que tenho para exibir. Não tenho uma carreira, Susan. Minhas filhas são meu trabalho. E não importa o que aconteça, se elas prosperam ou não, é pelo modo como as criei.
~ Gabrielle (How About a Friendly Shrink? – 6×13)
Bree inicia o processo de separação de Orson, ao mesmo passo que começa um relacionamento com Karl Mayer. E Susan entra em estado de alerta por consequência da tentativa de estrangulamento à sua filha, Julie, e por saber que o estrangulador ainda está à solta.
E, assim como nas temporadas anteriores, um novo desastre assola Wisteria Lane. Um avião cai durante a festa anual de Natal, dando origem a várias vítimas fatais. Tal precedente dá ao seriado a oportunidade de trabalhar realidades alternativas, em “If…” (6×10), no qual as vidas das protagonistas tomam diferentes rumos.
Promo “She Wolf” – Sexta Temporada:
Sétima temporada
“There’s a new housewife in town.”
Com as reviravoltas no encerramento do sexto período, “Desperate Housewives” apresenta uma nova “housewife”. Vanessa Willians, conhecida por seu papel em “Ugly Betty”, se junta à série no papel de Renee Perry, a companheira de quarto de Lynette durante a faculdade, que promete abalar o sólido casamento da maior matriarca de Wisteria Lane.
Renee was always the one with the fashion sense. Before I met her, I’d never even heard of Gucci or Prada… or Chlamydia. / Renee sempre foi aquela com senso de moda. Antes de conhece-la, nunca tinha ouvido falar em Gucci ou Prada… ou Clamídia.
~ Lynette (Remember Paul? – 7×01)
Amado por uns e odiado por outros, Paul Young sai da cadeia e decide voltar para a perfeita vizinhança do subúrbio de Fairview, somente para trazer discórdia entre seus moradores e acabar com o falso moralismo daquele lugar. Bree e Gabby precisam arcar com as consequências de um segredo, que pode sinalizar o fim da amizade entre as duas. Já Susan, falida e morando em um condomínio longe de Wisteria Lane, precisar ajuntar dinheiro para poder recuperar sua tão amada casa.
There are many things that bind friends together – Sharing a laugh over an embarrassing incident, comforting each other in times of need, finding it in our hearts to forgive. But, the thing that binds friends together the most is a secret that changes everything. / Existe muitas coisas que unem os amigos – Compartilhar uma risada durante um incidente embaraçoso, confortar um ao outro em tempos de precisão, encontrar perdão em nosso coração. Mas, o que mais une os amigos ainda mais é um segredo que muda tudo.
~ Mary Alice (Come on Over for Dinner – 7×23)
Em 15 de Maio de 2011, a ABC exibiu a season finale da sétima temporada. Nessas duas horas, os roteiristas encerraram várias tramas paralelas e deram início – sem sabermos – ao fim da série, quando as quatro protagonistas se envolvem em algo terrível, capaz de leva-las a cometer uma atitude similar à de Mary Alice, no começo do programa.
Promo – Sétima Temporada (Legendado):
http://youtu.be/F4FbH7ehprc
Oitava e última temporada
“Kiss them goodbye.”
A emissora do alfabeto, em 07 de Agosto de 2011, anunciou que a oitava temporada de “Desperate Housewives” seria a última, apesar das atrizes terem contratos e a série já ter sido renovada para um nono ano. A decisão foi tomada pelo presidente da ABC, Paul Lee, e pelo criador, Marc Cherry. Segundo a rede, “todas as coisas boas devem chegar ao fim.”
O ano final da série trouxe vários elementos importantes apresentados anteriormente, uma forma de homenagear os fãs e a série, contudo novas peças também foram adicionadas a modo de fazer a despedida ainda mais difícil.
Life is brutally simple. Life is getting what you want and protecting who you love. And everything else is weakness. / A vida é brutalmente simples. Vida é conseguir o que você quer e proteger a quem ama. Todo o restante é fraqueza.
~ Ben (Making the Connection – 8×02)
O desenrolar do roteiro surpreendeu a todos, trazendo personagens do passado para breves aparições, criando novos casais, assim como constituiu novas famílias. Porém, nem todos terão os populares finais felizes, e os roteiristas não hesitaram em fazer os fãs derramarem lágrimas ao verem a partida de um dos personagens mais amados e o sofrimento causado em todos os envolvidos em um ato criminoso.
I love you once. I love you twice. I love you more than beans and rice. / Eu te amo uma vez. Eu te amo duas vezes. Eu te amos mais do que arroz e feijão.
~ Mike (Women and Death 8×17)
A última temporada não deixou de apresentar mais alguns personagens, é o caso de Ben Faulkner (Charles Measure), o novo vizinho; o advogado Trip Weston (Scott Bakula) e a nova rival de Lynette, Jane Carlson (Andrea Parker). E, hoje (13 de Maio), conheceremos os desfechos e veremos pela última vez Bree, Susan, Lynette, Gabby e todos aqueles que acompanhamos durante longos anos.
Promo – Temporada Final (Legendado):
http://youtu.be/tKbI5A6oiEI
Sucesso internacional e Premiações
Destinado a ser um fracasso, um pretensioso drama com toques de comédia atraiu a atenção de muitos ao redor do mundo. Todos interessados em observar os segredos de um subúrbio, aparentemente, feliz. Talvez pelo apelo voyeurístico, talvez pelos mistérios, talvez pelos atores e atrizes bonitos. Ou mesmo o roteiro afiado, conseguindo fazer humor nas horas mais inoportunas, mas algo ali fez o mundo parar e acompanhar a vida de quatro donas de casas.
Ao final da primeira temporada, já havia reuniões por todos os cantos para discutir a série, para desvendar as pistas e até campeonatos inspirados na série, como “Quem consegue dobrar roupa mais rápido?” e coisas do gênero. Logo, não demorou a inúmeros produtos licenciados chegarem às lojas. Foram CDs de trilha sonora, DVDs com episódios, camisetas, aventais, utensílios de cozinha, livros de receitas, bonecas e gerou também um jogo para computador, no mesmo molde de “The Sims”, e uma pequena websérie, batizada “Another Desperate Housewives”.
As atrizes principais, além de gravar dia e noite, posavam para as capas de revistas durante os finais de semana. Em pouco tempo, os nomes de Eva Longoria, Marcia Cross, Felicity Huffman e Teri Hatcher figuravam entre os cinco mais bem pagos da televisão, e a série aparecia na lista das mais rentáveis, gerando mais de dois milhões por episódio para a emissora.
Larry Shawn, produtor da série, define o sucesso através da participação da apresentadora Oprah Winfrey no programa. “Na primeira metade da primeira temporada, o elenco foi até a Oprah. Na segunda metade, Oprah veio até nós. Ela veio ao nosso set. Foi assim tão rápido que nós ficamos populares,” explicou Shawn, fazendo referência ao bônus “Oprah Winfrey é a nova vizinha” presente no DVD do ano inicial.
Marc Cherry e o elenco de “Desperate Housewives”, após vitória no Globo de Ouro.
E “Desperate Housewives” também foi aclamada pela crítica. O programa recebeu, até o momento, 172 indicações a diversos prêmios e venceu 50 vezes, incluindo três Globos de Ouro – Melhor Série de Comédia (2005 e 2006) e Melhor Atriz de Comédia (Teri Hatcher) – e sete Emmys. Em 2006, Cross, Longoria, Huffman e Hatcher foram indicadas à categoria de Melhor Atriz de Comédia e, infelizmente, o prêmio foi concedido à Mary-Louise Parker, por seu papel em “Weeds”.
Imagem no jogo para computador inspirado em “Desperate Housewives”.
O episódio piloto da série foi considerado um dos dez melhores pela revista TV Guide. A vida suburbana serviu de inspiração para outras séries. “Cougar Town”, “Suburgatory”, “Army Wives”, “Weeds” e “The Good Wife” são exemplos disso. Subsequentemente, o estúdio vendeu os direitos para outros países fazerem suas próprias versões do seriado de estrondoso sucesso. Entre os países que realizaram as adaptações estão Argentina, Colômbia, Brasil e Turquia.
Aproveitando-se para capitalizar o sucesso da série, o canal Bravo TV criou um reality show chamado “The Real Housewives of…”, onde é mostrado o cotidiano de algumas mulheres dos Estados Unidos, provenientes de cidades como Nova York, Bervelly Hills e Miami.
Donas de Casa Desesperadas – A versão brasileira
Seguindo a tendência mundial, a RedeTV! investiu em uma parceria de US$5 milhões com a ABC para a criação de “Donas de Casa Desesperadas”. Para tanto, o canal exibiu as duas primeiras temporadas da série original – inéditas, na época, no Brasil – e, em seguida, estreou a versão nacional, que não foi tão bem recebida pelo público.
A adaptação seguiu o mesmo roteiro e se manteve restritamente fiel ao original, usando cenários similares, quando, na verdade, deveria usar o Brasil como plano de fundo. No elenco, estavam as atrizes Lucélia Santos (Suzana), Viétia Zangrandi (Elisa), Tereza Seiblitz (Ligia) e Franciely Freduzeski (Gabriela), além de Sônia Braga, como Alice Monteiro, e Vera Gimenez, no papel de Marta Ramos.
O restante do elenco, para economizar no orçamento, foi composto pelos mesmos atores da versão argentina, tendo que ser dublados depois, o que gerou certo estranhamento por parte de quem assistiu à série.
O último passeio por Wisteria Lane
Ao longo de quase oito anos e com exatos cento e oitenta episódios – o que culminou com a quebra do recorde de série mais duradoura protagonizada por mulheres, antes pertencente à “Charmed” –, “Desperate Housewives” teve seus bons e seus maus momentos, mas conseguiu encantar a mulheres, homens e jovens com suas ótimas estórias, a respeito de um lugar quase idílico, chamado Wisteria Lane.
Aquela pequena rua sem saída foi o lar de muitos personagens, antes das próprias donas de casa. O cenário onde é a série é filmada fica na Colonial Streel, na Universal Studios. Porém, somente algumas casas eram utilizadas, “Desperate Housewives” foi a primeira produção a usar todo o local, que para sempre será lembrado como Wisteria Lane, algo como Rua da Histeria, em tradução livre.
The world is filled with unlikely friendships. How do they begin? With one person desperately in need. And another willing to lend a helping hand. When such kindness is offered, we are finally able to see the worth of those we have previously written off. And before we know it, a bond has formed. Regardless of whether others can understand it. Yes, unlikely friendships start up everyday. No one understands this more then the lonely. In fact, it’s what they count on. / O mundo está cheio de amizades improváveis. Como começam? Com uma pessoa desesperadamente em necessidade. E outra disposta a ajudar. Quando tal generosidade é concedida, estamos finalmente em condições de ver o valor daqueles que foram suavizados. E antes que perceba, um vínculo se formou. Independentemente de outras pessoas entenderem. Sim, amizades improváveis começam todos os dias. Ninguém entende isso mais do que os solitários. Na verdade, é com isso que eles contam.
~ Mary Alice (Silly People – 2×14)
Em todo esse período, a aparente rua pacata se tornou a morada dos sonhos de muitos fãs e foi uma grande atração turística. Foi, ali, que conhecemos um grupo de quatro grandes mulheres, com poder suficiente para influenciar a vida de milhões de pessoas; e através delas, espiamos a vida por trás das portas fechadas e desvendamos sórdidos segredos.
Bree, Gabby, Susan, Lynette, Mary Alice e muitas outras se tornaram companheiras do grande público, que passou a amá-las e considera-las quase membros da família. Enquanto passavam por seus dilemas, fomos aprendendo a lidar com as situações complicadas de nossas vidas. Elas ensinaram ao mundo a força da amizade e da família. Pode soar cliché, contudo, somente grandes amigos e familiares estarão por perto quando tudo desmoronar. São eles que irão nos ajudar a recolher os cacos e a colocar tudo de volta em seu lugar original. Essas “senhoras” também nos ensinaram a ser fortes e persistentes para conquistar o que sonhamos e proteger quem amamos; e que é sempre possível encontrar alguém que nos ame verdadeiramente, a ponto de mudar nossos destinos para sempre.
It’s the age old question, isn’t it? How much do we really want to know about our neighbors? / É a velha pergunta, não é? Quanto queremos saber sobre nossos vizinhos?
~ Bree (Ah, But Underneath – 1×02)
À sua própria maneira, essas donas de casa conseguiram transformar as vidas de inúmeras pessoas. E apesar da insistência de alguns, o programa se manteve original e fiel a si mesmo até os momentos finais. Do início ao fim, “Desperate Housewives” soube nos fazer rir e também soube nos fazer chorar, às vezes, os dois ao mesmo tempo.
Não importa quanto tempo passe, a subestimada série sobre as “housewives” sempre será lembrada, seja pelos fãs apaixonados, seja por sua importância na história da televisão. “Desperate Housewives” possui um lugar garantido na memória afetiva mundial.
Promo legendado do series finale:
http://youtu.be/pfvdaFsTb-s
E com muita tristeza, o seriado pioneiro se despede das telinhas hoje (13 de Maio de 2012), em um series finale de duas horas, exibido pelo canal ABC, nos Estados Unidos – no Brasil, os últimos episódios serão exibidos em 03 de Junho de 2012. É hora de dar o último passeio por Wisteria Lane e ver como tudo termina. É hora de dar o beijo de adeus.
Fontes: Desperate Brasil, Revista Entertainment Weekly #1200, Wikipédia e Wiksteria Lane.