Bem-vindos à ultima parte do especial O Melhor do Pior dos Vilões. Aqui, vamos falar um pouco do passado dos malfeitores mais recentes da Disney. Talvez, eles ainda não tenham atingido a popularidade de seus veteranos, mas com certeza o tempo vai se encarregar de fazer isso. Quer saber como foi o passado da misteriosa Gothel? Ou como Alameda Slim se tornou o maior ladrão do Oeste? Não deixe de ler a nossa visão de como seria o passado desses vilões.
Yzma (2000)
Mora: Império Inca
Gosta de: Poções Mágicas, Gatos
Não gosta de: Ajudantes incompetentes e canções felizes de aniversário
Voz original: Eartha Kitt
Voz brasileira: Marieta Severo
História não-contada: A família de Yzma já servia oficialmente ao Império há muitas e muitas eras. A pequena Yzma, muito tempo antes de Kuzco pensar em nascer, já sonhava em governar e redecorar o palácio. Seu gosto requintado combinava mais com a suntuosidade do palácio do que a decoração vigente, ou assim ela pensava. Conforme crescia, amadurecia e envelhecia, vislumbrava a posse do trono como um objetivo. Tinha uma insensibilidade com os camponeses e só esperaria uma oportunidade de tirar o Imperador do poder. Sempre arrumava um capanga diferente para ajudá-la, mas eles se saiam pior que a encomenda. Yzma também adorava feitiçaria e possuía diversas poções em um laboratório secreto. Muitos imperadores ocuparam o trono sem que a bruxa conseguisse usurpá-lo. Mas quando o mimado imperador Kuzco decidiu que era o momento de ela se aposentar, nada poderia impedi-la de se livrar dele e concretizar os seus planos.
Capitão Gantu (2002)
Mora: Federação galáctica
Gosta de: Mostrar serviço para a Grande Conselheira
Não gosta de: Experimentos invasores, Desordem
Voz original: Kevin Michael Richardson
Voz brasileira: Sergio Fortuna
História não-contada: Gantu sempre foi treinado para ser um excelente oficial. Quando era criança, via como seu pai defendia a galáxia de invasores e sonhava em ser um estrategista exatamente como ele. Mas nem seu pai nem sua mãe acreditavam que Gantu se tornaria isso, pois a sua força bruta sempre foi muito maior do que a sua inteligência. O pequeno Gantu cresceu e percebeu que não tinha talento algum para pensar de forma estratégica, mas que poderia ser muito útil como o braço de força da Grande Conselheira. Então, treinou para se tornar um excelente capitão executando a parte tática. Porém, a dúvida de seus pais fez com que ele ficasse amargurado e jurasse que usaria sempre da sua força para atingir qual objetivo fosse. Sem compaixão, sem remorso, sem segundas chances.
Alameda Slim (2004)
Mora: Velho Oeste
Gosta de: Ver aqueles que lhe fizeram mal sofrerem
Não gosta de: Vacas que estragam seus planos
Voz original: Randy Quaid
Voz brasileira: Mauro Ramos
História não-contada: Slim nasceu em uma família de fazendeiros no Oeste dos Estados Unidos, na época da corrida do ouro. Muitos fazendeiros foram para o Oeste e fizeram fortunas. Nas grandes fazendas de gado, era preciso alguém que cuidasse dos rebanhos. O pequeno Slim não se preocupava com dinheiro. Ele adorava subir nas colinas e cantar o yodel. Seu canto parecia ter um efeito hipnótico sobre as vacas e Slim adorava ficar perto delas. Seu pai foi à falência e Slim começou a se oferecer para cuidar do rebanho para ajudar com as despesas da família. Mas era demitido de todas as fazendas onde trabalhava, pois os fazendeiros odiavam o seu canto. Slim passou a ser motivo de chacota e era constantemente humilhado. A falta de dinheiro acabou fazendo com que seu pai e sua mãe acabassem morrendo na miséria. Consumido pela vingança contra aqueles que o haviam deixado chegar até aquela situação, ele decidiu que forjaria uma identidade secreta e destruiria o patrimônio de todos aqueles que um dia tinham rido dele, usando como arma o motivo de zombaria: seu canto yodel.
Narissa (2007)
Mora: Andalasia
Gosta de: Ser a monarca absoluta
Não gosta de: Ajudantes incompetentes, Camponesas que ameacem seu trono
Voz original: Susan Sarandon
Voz brasileira: Geisa Vidal
História não-contada: Narissa era uma nobre que morava no Reino de Andalasia. O sonho de sua vida era se casar com o príncipe Oswald e se tornar Rainha. Sua posição permitia que ela frequentasse todos os bailes da corte e neles aproveitava para se insinuar para o jovem príncipe. Mas ele parecia estar mais interessado em uma jovem camponesa que conhecera na floresta. Os pais do príncipe decidiram que não se oporiam a sua felicidade e decidiram que ele poderia se casar com a camponesa, para horror da família de Narissa e dos outros nobres. Desiludida, Narissa foi até a casa de um feiticeiro e pediu um feitiço poderoso para conquistar o príncipe. Interessada nos livros de magia, decidiu se tornar a aprendiz do feiticeiro. Como dizem que os alunos superam os mestres, Narissa tornou-se uma bruxa poderosa e tinha um esconderijo onde conseguia espionar as pessoas e praticar as suas maldades. Infelizmente, a nova princesa morreu pouco depois do casamento, deixando o príncipe viúvo e com um filho recém-nascido: o pequeno Edward. Usando o feitiço que aprendera com seu mestre, Narissa fez com que ele se casasse com ela enfeitiçado e assim permanecesse até o fim dos seus dias. Esse feitiço só podia ser usado uma vez, de modo que Narissa não poderia fazer com que Edward se casasse e ela perdesse o trono. Conforme o tempo passou, a magia de Narissa se tornava inabalável: ela conseguia abrir portais entre mundos distantes e se transformar em criaturas diferentes. Ninguém no reino sabia da verdadeira natureza da Rainha. Ela aparentava ser gentil, amável e todos gostavam dela. Mal sabiam que ela tramava se livrar da noiva de seu enteado, uma “pequena rata da floresta” que havia entrado em seu caminho.
Dr. Facilier (2009)
Mora: Nova Orleans
Gosta de: Vudu, Mandingas e Maus-olhados
Não gosta de: Ser desprezado pela elite
Voz original: Keith David
Voz brasileira: Sergio Fortuna
História não-contada: Facilier nasceu na cidade de Nova Orleans, no sul dos Estados Unidos. Sua mãe usava magia e tinha um empório onde as pessoas iam fazer acordos em troca de algum benefício. Infelizmente, os acordos nunca saíam como esperado, pois a imprevisibilidade da magia irritava os clientes e a mãe de Facilier continuava sem condições de dar uma vida melhor para o menino. Depois que ela morreu, Facilier continuou estudando magia e se aperfeiçoando na prática vudu. Ao contrário de sua mãe, ele não a usava para o bem, e sim, para o mal. E percebeu que invocando “amigos do outro lado”, a magia funcionava muito melhor. Assim, ele ludibriava os clientes fazendo acordos nefastos para ganhar dinheiro. Ao mesmo tempo, se endividava com os seus “amigos”. No entanto, nada daquele rendimento parecia deixá-lo feliz. Ele sabia que o verdadeiro poder estava na grana dos barões do algodão. E esperaria uma boa oportunidade de aplicar um plano para ser o homem mais poderoso de Nova Orleans.
Gothel (2010)
Mora: Torre escondida na floresta
Gosta de: Se manter jovem e bonita
Não gosta de: Qualquer coisa que a impeça de ficar jovem
Voz original: Donna Murphy
Voz brasileira: Gottsha
História-não contada: Muitos antes de existir o Reino de Corona, quando alguns camponeses moravam em outro reino perto das falésias do outro lado do mar, a menina Gothel se admirava no espelho. Ela sempre foi extremamente vaidosa, e conforme se tornava adulta, ficava intrigada com a possibilidade de perder essa beleza conforme envelhecesse. Seus pais se preocupavam, pois ela passava o dia se admirando no espelho. Não lhe interessava ter amigos nem encontrar um grande amor. Seu melhor amigo era o grande espelho que havia em sua casa, algo raríssimo na época. Os anos passaram e Gothel tornou-se uma senhora. Passava os dias em casa trancafiada por ter vergonha de sua aparência. As crianças do reino atiravam pedras na sua casa para implicar com a suposta “bruxa” que morava ali. Um dia, enquanto tricotava, Gothel viu um clarão. Saiu de casa e viu uma enorme flor dourada brilhando na sua frente. Naturalmente começou a cantar uma canção e como magia, recuperava a beleza de cinquenta anos atrás. Não podia acreditar, só podia ser um presente dos céus. Tratou de escondê-la muito bem. Muitos e muitos anos se passaram. Gothel viu a guerra acabar com o reino onde morava e um novo reino surgir além mar. Tinha um conhecimento geográfico profundo do reino, conhecia todos os atalhos, passagens, e inclusive uma velha torre escondida nas profundezas de uma floresta. Corria uma lenda no reino sobre uma suposta flor mágica que podia curar os doentes e feridos, e que mantinha uma mulher jovem pra sempre. Mas Gothel não estava disposta a dividir o presente dos céus com ninguém, e deixava a lenda correr enquanto escondia sua flor querida com muito cuidado.
Hans (2013)
Mora: Ilhas do Sul
Gosta de: Poder
Não gosta de: Seus doze irmãos mais velhos
Voz original: Santino Fontana
Voz brasileira: Olavo Cavalheiro
História não-contada: Hans era o décimo terceiro irmão da família real das Ilhas do Sul. Sua infância foi vivida no esquecimento, pois ninguém ligava para ele. Os irmãos se dividiam em dois grupos: os que o maltratavam e os que ignoravam a sua presença. Esse complexo de inferioridade fazia com que Hans quisesse chegar ao poder de qualquer forma. Seria uma forma de se vingar do tratamento que recebeu e mostrar que valia a pena. Um dia, quando já estava com vinte e três anos, ouviu seus pais comentando que a Rainha de Arendelle tinha chegado à idade adulta e, enfim, assumiria o trono. Haveria uma grande celebração, pois abririam os portões depois de anos. Dissimulado, ele perguntou aos pais se poderia representar as Ilhas do Sul na coroação e eles concordaram em enviá-lo. Antes de ir, Hans leu tudo o que podia sobre o misterioso reino e conversou com os empregados mais antigos do castelo… O rei e a rainha haviam morrido em um naufrágio, a nova rainha era misteriosa e tinha ficado anos presa no palácio, ninguém conseguia se aproximar dela. Talvez o jeito fosse conquistar a irmã mais nova para concretizar os seus planos de ter um reino só dele.