in

Especial Walt Disney World | Parte 5

 

O Animal Kingdom é o último parque de nossa série especial. Inaugurado em 1998, é o maior parque de Walt Disney Company em todo o mundo. Seu tema é uma paixão de Walt Disney: os animais e a meio ambiente. Estão presentes ali cerca de 1700 animais de 250 diferentes espécies. Conheça mais sobre esta obra-prima cheia de atrações.

Visite também nossas outras matérias do Especial Walt Disney World. Neste especial você poderá saber mais sobre o Magic Kingdom, sobre o Epcot e sobre o Disney’s Hollywood Studios.

Walt Disney era apaixonado pela natureza e pelos animais. Em 1948 ele lançou seu primeiro curta-documentário, o “Seal Island”, sobre as focas. Este primeiro documentário de Walt Disney ganhou o Oscar em 1949 e foi apenas o início da relação da Disney com as obras sobre os seres vivos. Muitos documentários foram criados até então e várias atrações na Disney foram criadas com este tema, sendo a primeira delas o Jungle Cruise, na Disneyland e depois no Magic Kingdom. Em 1998 a Disney inaugurou seu primeiro parque dedicado apenas aos animais e a natureza: o Disney’s Animal Kingdom (Reino Animal de Disney).

O Animal Kingdom é o maior parque entre todos os parques da Disney, com 202 hectares, e possui a aprovação da Associação de Zoológicos e Aquários, nos Estados Unidos. Mas o parque está longe de ser apenas um zoológico. Ele possui referências aos clássicos Disney e também algumas atrações genéricas, além de ter um safari com animais soltos, onde os visitantes podem visitá-los. Quase não existem jaulas no parque, e sim cercas e outras formas de separações naturais, o que faz de Animal Kingdom um parque único.

 

Disney’s Animal Kingdom, detalhe da “Árvore da Vida” e do “Everest”. Foto: -Jamian-

 

Em sua idéia original, o Animal Kingdom seria o reino dos animais “reais, antigos e imaginários”, como a própria dedicatória do parque afirma. Os animais imaginários estariam no parque representados por personagens Disney, como os dragões e os seres místicos presentes no clássico “Fantasia”. Isso pode ser comprovado pelo próprio logotipo do parque, onde há a silhueta de um dragão (provavelmente o da “Bela Adormecida”). Até mesmo um castelo dedicado aos morcegos estava planejado.

Mas os planos foram mudando e esta área acabou tendo grandes modificações. Atualmente existe apenas um ser místico no parque (o Yeti, presente na atração “Everest”) e em 2013 será iniciada a construção da área dedicada ao filme “Avatar”, onde vários seres místicos e irreais serão representados pelos personagens do filme.

Os outros animais prometidos na “dedicatória” do parque são os reais, que estão ali representados, e os “antigos”, em forma de dinossauros, na área dedicada a eles. São ao todo 1700 animais de 250 diferentes espécies. Vamos visitar as principais atrações e áreas deste incrível parque.

Oasis

O Oasis é área que fica logo depois da entrada do parque, representada por uma vegetação relativamente densa e com diferentes trilhas, que levam ao centro do parque. São representados ali os habitats de vários animais, e os visitantes podem encontrar inúmeras espécies de aves, lagartos e alguns mamíferos. É um excelente cartão de visita.

 

Oasis, em direção ao centro do parque, na “Árvore da Vida”. Foto: CodyWDWfan

 

Tree of Life (Árvore da Vida)

A “Tree of Life” esta localizada no centro do parque e é o marco e símbolo do Animal Kingdom. Assim como o “Spaceship Earth”, no Epcot, o marco central deste parque possui uma atração em seu interior, dedicada ao segundo longa-metragem da Pixar, “Vida de Inseto”.

 

“Árvore da Vida”, o ícone do Animal Kingdom. Foto: IceNineJon

 

A árvore possui características muito interessantes. As raízes expostas formam o caminho percorrido para a entrada da atração em seu interior, e por todo o tronco da árvore existem 325 animais “entalhados”. Enquanto percorrem a fila, os visitantes vão procurando as imagens dos animais escondidas no tronco. A árvore possui 44 metros de altura e 14 metros de largura, sendo que seus galhos possuem mais de 100.000 folhas artificiais. A quantidade de galhos principais e secundários é enorme e a perfeição da árvore é incrível. É realmente uma das obras mais complexas e importantes entre todos os parques Disney, e os próprios engenheiros Disney reconhecem isso.

 

“Árvore da Vida”, detalhe dos animais entalhados. Foto: kchapman

 

“Árvore da Vida”, detalhe dos animais entalhados. Foto: Cotton Jeni

 

Em seu interior, está a atração “It’s Tough to be a Bug”. Vamos a ela.

It’s Tough to Be a Bug (“É Duro Ser Um Inseto”)

Esta é a atração no interior da árvore. Durante toda a fila, os visitantes andam pelas raízes da “Tree of Life”, chegando ao final em seu interior. Numa espécie de caverna, logo antes de entrar na atração, os visitantes podem ouvir a canção “Beauty and the Bees”, que é a trilha do clássico “A Bela e A Fera”, mas cantada por abelhas. Sim, os caras são criativos.

 

Flik, em “É Duro Ser Um Inseto”. Foto: Loren Javier

 

A atração é um filme em 3D baseado no clássico da Pixar “Bug’s Life” (“Vida de Inseto”). Com uma mistura de imagens e sensações, a atração é imperdível, com algumas surpresas durante o filme. Como todas as atrações 3D da Disney, esta atração também possui audio-animatronics, além do próprio filme. A presença desses robôs acaba surpreendendo, pois em determinados momentos você não sabe se o que está vendo é parte do filme ou algum inseto “real” fora da tela. Vale a pena visitar, pela fila ao redor da árvore e pela própria atração.

Dinosaurs e DinoLand U.S.A.

Esta atração está na área do parque dedicada aos dinossauros, denominada DinoLand U.S.A.. A atração é uma espécie de instituto, onde os visitantes entram em um veículo e viajam ao passado, na Era Cretácea. Na viajem, os visitantes acabam no meio de uma floresta escura, com vários dinossauros. O passeio, que dura cerca de 3 minutes, é meio turbulento e em alguns momentos assusta os visitantes. Vale a pena visitar.

 

Dinosaurs, no Animal Kingdom. Foto: imagem de divulgação

 

Na fila da atração, dentro do “instituto”, os visitantes podem aprender sobre os dinossauros em uma espécie de museu, com textos e réplicas de fósseis. Além disso, várias referências ao filme da Disney “Dinossauros”, de 2000, estão presentes na área DinoLand. Outra atração interessante nesta área e que pode agradar as crianças pequenas é o “The Boneyard”, que é uma área com areia, onde várias réplicas de fósseis ficam escondidas. As crianças então brincam de descobrir os fósseis no meio da areia. Várias outras atrações sobre dinossauros estão presentes na DinoLand. Quem gosta do assunto vai adorar esta área temática.

Kali River Rapids

Nesta atração, os visitantes entram em um barco, com capacidade para 12 passageiros, que desce rapidamente um rio. A paisagem é bem interessante, e os visitantes sempre acabam se molhando bastante na atração. Esta é a atração do Animal Kingdom dedicada a mensagem de preservação da natureza. Em vários momentos da fila e da própria atração existem referências das conseqüências do desmatamento ilegal e da falta de preservação da natureza. Se estiver calor, vale a visita.

 

Kali River Rapids. Foto: MSummersPhotography

 

Kilimanjaro Safari

Numa área de 100 acres do parque está este incrível safari. Começando numa reserva, os visitantes embarcam em veículos motorizados reais e partem para o passeio. O local do passeio imita a vegetação da savana africana, com árvores e matas da região. Durante o percurso o guia vai descrevendo tudo o que está sendo visto, passando por regiões acidentadas. Os visitantes podem ver leões, elefantes, hipopótamos, zebras entro vários outros animais.

 

Kilimanjaro Safari. Foto: Imagineering My Way

 

A origem do Kilimanjaro Safari se dá no Jungle Cruise, da Disneyland. Desde aquela época, Walt Disney queria colocar animais reais dentro da Disneyland, para serem vistos pelos visitantes durante o passeio de barco. Por várias razões, o Jungle Cruise da Disneyland e do Magic Kingdom possuem apenas audio-animatronics. O Kilimanjaro Safari foi uma forma de tornar este sonho de Walt Disney uma realidade. Com a presença de animais africanos reais, o passeio é bem divertido.

Vale lembrar que estamos lidando aqui com animais reais. Muitas vezes o passeio se passa com a visualização de poucos animais, e em outras pode-se ver vários deles. Eles podem estar escondidos ou expostos, de modo aleatório. Isto é normal e é explicado durante a atração.

Nesta atração estão representadas as famosas árvores africanas, chamadas “Baobob Trees”. Existe até uma discussão se estas árvores seriam reais, pois elas costumam ter cerca de 1000 anos, o que seria muito difícil de se manter no parque. Alguns dizem que são reais, outros dizem que são apenas obras geniais dos engenheiros da Disney. Ora, estamos na Disney! Se forem falsas, que problema tem? Mas que parecem reais, isso elas parecem. Se perguntar para o guia, ele diz que é real, como alguns fóruns na internet sobre a Disney afirmam. Só visitando para poder analisar de perto. Eu sempre achei que fossem reais, mas sabendo sobre as características desta árvore, agora tenho minhas dúvidas.

 

Detalhe da Baobob Tree. Foto: Etrusia UK

 

 

Expedition Everest

Uma das atrações mais recentes de toda Walt Disney World, a “Expedition Everest” é a maior obra de todo o resort. Ela representa a perfeição e a dedicação dos engenheiros Disney. Walt Disney era apaixonado por montanhas, e algumas vezes esteve na Suíça para visitar algumas delas. A Disneyland, na Califórnia, possui uma montanha-russa chamada “Matterhorn” e o “Expedition Everest” é a montanha com neve que a Walt Disney World não tinha. Para se ter uma idéia da paixão de Walt Disney por montanhas, pode-se dizer que esta atração é a 18ª montanha entre todas as montanhas dos parques Disney.

 

Expedition Everest. Foto: Paula˜Koala

 

Os engenheiros Disney viajaram para pequenas vilas da Ásia para poderem aprender um pouco mais sobre aquela cultura. O motivo: eles precisavam construir uma vila asiática , que está representada na base da montanha, onde os visitantes podem visitar e onde começa a fila da atração.

 

Expedition Everest. Foto: thejeffreywscott

 

A montanha, assim como o Castelo da Cinderela e várias outras obras da Disney, possui a chamada “perspectiva forçada”. Vendo de longe e do outro lado do lago, os visitantes acreditam que a montanha é muito maior do que ela realmente é. Mas afinal do que se trata a atração?

 

Expedition Everest. Foto: Wes Is Rad

 

O “Expedition Everest” é uma montanha-russa cujo passeio dura cerca de 4 minutos. Durante o percurso, parte do trilho está destruído, tendo o trem que percorrer um caminho surpresa. Além disso, dentro da montanha está o temido Yeti, ou “Homem das Neves”. O Yeti, segundo os engenheiros da Disney, é o audio-animatronic mais alto e mais complexo feito até hoje. Vale a pena visitar!

 

 

Wildlife Express Train e Rafiki’s Planet Watch

Ora, não poderia faltar um trem em Animal Kingdom. Este trem é bem interessante, cheio de malas em cima, parecendo algo bem rústico. Diferente do Monorail e do trem que dá voltas no Magic Kingdom, o Wildlife Express não tem o percurso circular. Ele anda por quase 2 km em direção Rafiki’s Planet Watch e depois volta, trazendo outros passageiros.

 

Wildlife Express Train, o trem do Magic Kingdom. Foto: DSLEWIS

 

O trem é a única forma de chegar neste local, que é a área de estudos e trabalhos de preservação que ocorrem dentro do parque. Além disso, é aqui que os visitantes poderão visitar as animais domesticáveis do Magic Kingdom, como por exemplo bezerros e ovelhas. As crianças podem se aproximar bastante deles, o que costuma ser uma boa experiência.

Além disso, existe nesta área uma breve atração chamada “Song of the Rainforest”, onde os visitantes entram em uma sala escura e colocam fones de ouvido, onde podem ouvir efeitos sonoros e mensagens sobre a importância da preservação das florestas tropicais. O som chega a impressionar.

Festival of The Lion King

O “Rei Leão”, um dos maiores clássicos da Disney, não poderia deixar de estar presente neste parque dedicado aos animais. Assim como o Hollywood Studios tem um show baseado na peça da Broadway “A Bela e A Fera”, o Animal Kingdom tem um show baseado na peça “O Rei Leão”, um dos grandes sucessos da Broadway atualmente. Várias cenas são baseadas na peça, embora o show não seja o mesmo. Num teatro fechado com ar-condicionado, a peça dura cerca de 30 minutos. O interessante é que pessoas da platéia são convidadas para fazerem parte da peça. Os personagens do clássico e as inesquecíveis músicas estão presentes neste show, que é imperdível.

 

O Festival do Rei Leão. Foto: Paul Gowder

Estas são as principais atrações de Disney’s Animal Kingdom e este é o último post do Especial Walt Disney World. Espero que tenham gostado.

Este especial foi apenas para dar uma relembrada aos que já visitaram os parques Disney e para aqueles que sonham um dia em visitar. A Walt Disney World, assim como a Disneyland, deixaram de ser apenas parques de diversões. Eles são destinos daqueles que pretendem viver uma fantasia. Nos resorts da Disney os visitantes tem a impressão de que todas as imperfeições do mundo não existem, como sonhava Walt Disney. A qualidade das atrações e tudo que as envolve é impressionante, e impressiona até mesmo os menos adeptos aos parques de diversões. É um destino obrigatório. Espero ter cumprido com minha tarefa aqui em informar e aguçar a curiosidade daqueles que nunca foram.

De agora em diante faremos matérias específicas sobre atrações, informações e novidades sobre os parques Disney. Aguardem!

FastPass atualmente disponíveis nas seguintes atrações do Disney’s Animal Kingdom:

  • Primeval Whirl
  • Kilimanjaro Safari
  • Dinosaurs
  • Kali River Rapids
  • Expedition Everest