“Quando a Disney faz a versão de um conto de fadas, ela se torna a versão definitiva daquela história. Uma que ainda não tem uma versão definitiva é João e o Pé de Feijão.”
John Lasseter
Depois de nos enrolarmos e nos congelarmos, é a vez de nos agigantarmos com Gigantic (ainda sem título em Português), o novo longa-metragem do Walt Disney Animation Studios, que adapta o popular conto de fadas João e o Pé de Feijão, anunciado nessa sexta-feira, 14 de Agosto, durante a D23 Expo 2015.
E para a criação dessa versão definitiva da história, segundo o chefe criativo John Lasseter, foram reunidos alguns dos talentos que estiveram envolvidos em dois dos maiores sucessos recentes do estúdio, são eles: Nathan Greno (Enrolados), na direção; e a dupla de compositores Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez (Frozen: Uma Aventura Congelante).
“Você precisa olhar para a história original, para o imaginário popular, e então, você precisa acrescentar algumas reviravoltas e mudanças,” explica o diretor. “Quando John Lasseter nos perguntou onde iríamos ambientar esse filme, nós começamos a pesquisar diferentes locais e países, e desembarcamos na Espanha.”
E a razão para essa escolha é simples: a Era dos Descobrimentos, durante o século XV. “Essa era dos descobrimentos é o momento em que as pessoas estão saindo em jornadas à procura de novas terras. É exatamente isso que acontece com Jack quando ele sobe o Pé de Feijão.”
Assim como as adaptações de Rapunzel e Rainha da Neve, essa animação irá trazer uma grande reviravolta ao conto original: ao invés de um castelo, Jack (ou João) irá encontrar uma cidade habitada por gigantes e escondida nas nuvens.
O primeiro gigante que ele conhece é Inma, uma decida garota de onze anos de idade, com mais de dezoito metros de altura. Inma logo pensa que Jack é um brinquedo, e apesar da diferença de tamanho, os dois formam um laço de amizade e embarcam em uma aventura sem proporções.
Inspirada em uma menina que a equipe criativa de Gigantic conheceu ao visitar a Espanha para a pesquisa de campo, Inma irá tramar com Jack um grande plano para ajudá-la a encontrar o caminho de casa e dar um fim à destruição que os gigantes da tempestade, de trinta e seis metros, estão causando.
“Quando você lê a história do João e o Pé de Feijão, você não pensa: Que emocionante! Mas nós queremos isso,” disse Greno. “Essas são as histórias que você mostra para os seus filhos, e eles mostrarão para os deles. Então, é isso que esperamos. Queremos passar aquela grande emoção. E se trabalharmos direito, essa será a versão definitiva de João e o Pé de Feijão .”
Talvez a animação, prevista para estrear em 09 de Março de 2018, se torne a versão definitiva, mas não é a primeira vez que o estúdio a adapta para as telonas. Em 1947, Mickey Mouse e seus amigos estrelaram uma versão dela no segmento Mickey e o Pé de Feijão, do filme Como é Bom se Divertir.
Greno exibiu uma cena sem renderização do momento em que o pé de feijão começa a germinar rumo ao céu, e Jack o escala. Na sequência, alguns storyboards foram apresentados e o casal Lopez cantou um trecho de “My Little Man“, descrita como divertida e encantadora.