O seu sonho de conhecer o Walt Disney World finalmente vai se realizar e, após muita organização com passaporte, visto, hotel, seguros de viagem, ainda te dizem que você precisa agendar suas visitas às atrações do parque? Não se preocupe, Camundongo, pois é muito mais simples do que parece.
Em 1999, foi implementado no Walt Disney World um sistema chamado FastPass. Esse sistema permitia a liberação de passes que permitiam aos visitantes dos parques utilizarem filas mais rápidas nas atrações dentro de um horário específico. Com o FastPass, você não perderia tanto tempo em filas e poderia aproveitar mais dos parques.
Antigamente esses fura-filas da Disney eram tíquetes de papel, mas em 2014, o sistema foi totalmente digitalizado e renomeado FastPass+ (FastPass Plus). Com o FP+, os visitantes podem planejar seus passes online e com mais antecedência. Sendo assim, muitos dias antes da viagem, já é possível garantir um lugar na sua atração favorita.
Para facilitar sua vida, O Camundongo apresentará um guia prático para escolha dos seus FP+. Todo esse processo é feito online diretamente no site da Disney e, abaixo, deixo algumas informações importantes:
- O site do Walt Disney World possui uma versão em Português, então, não se preocupe com o Inglês. Tudo é muito simples e intuitivo.
- O agendamento precisa ser feito para todas as pessoas que desejam visitar determinada atração. Então, se você for viajar em família, não se esqueça de marcar pra todos.
- Não é necessário fazer um cadastro para cada pessoa que irá viajar com você. Uma única pessoa pode se cadastrar e na hora de agendar o FP+ basta incluir os acompanhantes. É só ter em mãos o número do ingresso de todos que quiserem te acompanhar.
- O agendamento pode ser feito com até 30 dias de antecedência pra quem não foi ficar em hotéis da Disney, ou 60 dias para hóspedes do Walt Disney World Resort. Pode parecer muito tempo mas não marque bobeira, pois os passes de algumas atrações esgotam rapidamente.
- Caso você não consiga o FP+ da sua atração preferida, não se desespere! Tente outros dias no site, pois às vezes algumas vagas acabam aparecendo.
- O agendamento com antecedência pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo My Disney Experience, que é uma mão na roda pra quem vai visitar os parques. Além dos mapas e tempos de espera, o aplicativo também permite que você mude seus passes a qualquer momento.
- Há também nos parques quiosques do FP+, mas deixar pra agendar as atrações na hora é bem arriscado e para conseguir atrações concorridas é bem difícil.
- Você pode agendar até três atrações antecipadamente. No dia de sua visita, após utilizar os três primeiros FP+, você pode escolher outro e assim em diante.
- Uma dica muito valiosa é: não marque o FP+ logo para o início do dia. Perto da abertura os parques ficam menos cheios, então, aproveite esse tempo para ir nas atrações concorridas que ainda estão com pouca fila. Mais ou menos duas horas após a abertura é que as grandes filas começam a se formar. Mas também não agende o último FP+ muito à noite, pois aí para escolher o passe da sua quarta atração existirão poucas opções restantes. Uma boa janela de horário é entre 11h e 15h.
- O FastPass+ é gratuito, então, não deixe de aproveitar essa facilidade!
Chega de blá blá blá e vamos ao que mais interessa: quais atrações valem o FP+? Vamos analisar as escolhas por parque levando em conta os tempos de espera das atrações. Lembrando que são apenas sugestões para melhor lidar com o tempo. Afinal é muita coisa pra ver e parece que sempre queremos mais!
Começando pelo parque com maior número de opções de FP+. Algumas das atrações com o sistema são:
- Ariel’s Grotto
- Big Thunder Mountain Railroad
- Buzz Lightyear’s Space Ranger Spin
- Dumbo the Flying Elephant
- The Haunted Mansion
- The Many Adventures of Winnie the Pooh
- Peter Pan’s Flight
- Pirates of the Caribbean
- Seven Dwarfs Mine Train
- Space Mountain
- Splash Mountain
Para o Magic Kingdom escolha entre as seguintes opções (A lista está em ordem de importância. A atração do topo é a mais concorrida):
- Seven Dwarfs Mine Train
- Peter Pan’s Flight
- Big Thunder Mountain Railroad
- Space Mountain
- Splash Mountain
- Pirates of the Caribbean
Todas as atrações acima têm filas de no mínimo quarenta minutos em alta temporada. Sendo que o Peter Pan’s Flight chega facilmente a uma hora, assim como a Splash Mountain em dias mais quentes. Aliás, se você visitar o Magic Kingdom durante o inverno não recomendo o FP+ para essa atração, pois no frio poucas pessoas querem se molhar e assim as filas diminuem.
A atração Seven Dwarfs Mine Train possui o maior tempo de espera do parque, chegando a duas horas e meia, então é praticamente indispensável o FP+ para essa atração. A Space Moutain possui uma fila Single-Rider que diminui consideravelmente o tempo de espera, então se o seu grupo não se importa em ir separado na atração não gaste seu FP+.
Caso viaje com crianças pequenas ou idosos, talvez eles não gostem de atrações um pouco mais movimentadas como a Big Thunder Mountain Railroad. Então uma boa opção é o The Many Adventures of Winnie the Pooh ou o Dumbo the Flying Elephant.
Não posso me esquecer: se para você uma foto com as Princesas é a maior prioridade também é possível agendar FP+ para encontros com Rapunzel, Cinderela, Ariel e outras princesas!
As opções deste parque são menores, mas ainda assim bem importantes pra não se perder tempo. Abaixo coloquei as atrações mais recomendadas para uso do FP+:
- Kilimanjaro Safaris
- DINOSAUR
- Expedition Everest
- Kali River Rapids
Por ser uma atração que molha, e muito, a Kali River Rapids fica fechada a maior parte do inverno. Então, se você viajar nessa época, aposte nas três primeiras opções de FP+. O Animal Kingdom possui um número menor de atrações, então, conseguindo as três primeiras opções da lista seu dia será mais tranquilo em relação às filas.
Neste parque, há dois musicais que são imperdíveis: o Festival of The Lion King e o Finding Nemo – The Musical. Porém, não indico a escolha de FP+ para esses shows pois eles acontecem algumas vezes ao dia em teatros com grandes capacidades. Basta checar os horários das performances logo que chegar ao parque.
O Hollywood Studios utiliza um esquema um pouco diferente do Magic Kingdom e Animal Kingdom. Neste parque, você pode realizar uma escolha em um grupo de atrações e outras duas escolhas em um outro grupo. Abaixo estão as opções:
Grupo 1 – 1 escolha
- Toy Story Midway Mania!
- Rock ‘n’ Roller Coaster Starring Aerosmith
- Beauty and the Beast – Live on Stage
- The Great Movie Ride
- Fantasmic!
Para a escolha do grupo 1 vá direto para o Toy Story Midway Mania! Essa atração é a sensação do parque e possui uma das maiores filas do Walt Disney World.
Mas se Toy Story não é a sua praia opte pela Rock ’n’ Roller Coaster. Essa montanha-russa possui uma fila single-rider, mas ainda assim o FP+ vale a pena, pois as outras opções do grupo 1 não são indicadas para uso do FP+.
A atração The Great Movie Ride não possui filas muito grandes, basicamente a espera flutua entre vinte e cinco minutos. O show Beauty and the Beast – Live on Stage acontece diversas vezes ao dia, então, se programe para assistir a um deles.
Já o Fantasmic!, o show noturno imperdível do Hollywood Studios, acontece em um anfiteatro bem grande então basta chegar cerca de trinta minutos antes da abertura dos portões para garantir um lugar. Em alguns dias, o Fantasmic! é apresentado duas vezes. Nessas ocasiões, aposte na segunda apresentação que é bem menos cheia!
Grupo 2 – 2 escolhas
- The Twilight Zone Tower of Terror
- Star Tours
- Disney Junior – Live on Stage!
- For the First Time in Forever – A Frozen Sing-Along Celebration
- Indiana Jones Epic Stunt Spectacular!
- Muppet Vision 3D
- Voyage of the Little Mermaid
Já para o grupo 2 fica mais fácil ainda: escolha The Twilight Zone Tower of Terror, a atração símbolo do parque, e o Star Tours, que por conta da renovação da franquia Star Wars acaba formando filas um pouco maiores. Tirando esses dois brinquedos todo o resto são atrações tipo show que são apresentadas diversas vezes, então não se preocupe com elas.
Apenas busque saber os horários das apresentações assim que chegar ao parque. Novamente, se o seu grupo não gosta de atrações mais movimentadas e não seguirá as duas opções iniciais use um dos seus FP+ no For the First Time in Forever – A Frozen Sing-Along Celebration. A franquia Frozen segue forte nos parques e, em dias mais cheios, a fila para esse show pode ficar grande.
Assim como o Hollywood Studios, o EPCOT também divide as escolhas do FP+ em grupos e aqui estão eles:
Grupo 1 – 1 escolha
- Frozen Ever After
- Soarin’
- Test Track
- IllumiNations: Reflections of Earth
Esse grupo eu diria que é o mais complicado de todos. Logo de cara não se preocupe com FP+ para o Illuminations. Este é o show noturno do parque que acontece no lago central do EPCOT. Com alguns minutos de antecedência, você garante um bom lugar para assisti-lo.
Agora vamos às outras atrações! Soarin’ e Test Track são muito disputadas e filas de uma hora ou mais são bem comuns. Logo qualquer escolha entre esses dois é bem-vinda. Já Frozen Ever After é um caso especial. Como eu disse anteriormente, a franquia Frozen segue viva nos parques e isto não é um exagero.
Durante os primeiros dias de funcionamento, o brinquedo apresentou nada mais nada menos que quatro horas de fila. Então, se você conseguir um FP+ para essa atração, considere-se sortudo, pois a espera na fila comum será garantida.
Grupo 2 – 2 escolhas
- Disney/Pixar Short Film Festival
- Journey Into Imagination With Figment
- Epcot Character Spot
- Living With The Land
- The Seas with Nemo & Friends
- Spaceship Earth
- Turtle Talk with Crush
- Mission: SPACE
Já o segundo grupo é mais simples por permitir duas escolhas. As melhores opções são a Mission: SPACE e o The Seas with Nemo & Friends. Os outros brinquedos possuem filas geralmente pequenas, então, não se preocupe. Entretanto, a atração Mission: SPACE possui a fama de fazer muita gente passar mal, e é bem verdade!
Inclusive, o brinquedo possui duas versões, a Laranja mais radical e a Verde mais moderada. Então, se você cortar essa atração, uma ótima segunda opção é o EPCOT Character Spot. Essa atração é na verdade um local para tirar fotos com Mickey, Minnie e Pluto.
Visitar à Disney e não voltar com uma foto ao lado de Mickey Mouse é impensável, então, aproveite essa oportunidade pra conhecer logo três personagens de uma vez! Outra atração bem interessante dessa lista é a Spaceship Earth, que é a gigantesca bola na entrada do parque.
Dentro dela está uma atração que leva os visitantes em um passeio pela história da humanidade. Apesar de muito interessante, o brinquedo não forma filas muito grandes então aproveite pra visitá-lo antes de visitar a World Showcase.
Bom, Camundongos, essas foram as minhas dicas de FastPass+ para o Walt Disney World. Novamente, venho lembrar que são escolhas que visam otimizar o tempo nos parques, mas são totalmente subjetivas. Leve sempre em consideração o que mais te agrada entre as atrações, e personalize suas escolhas tornando seu roteiro ainda mais especial pra você e seus companheiros de viagem.
Caso você tenha dúvidas sobre o FastPass+ ou sobre nossas recomendações, fale com a gente aí nos comentários! E se você já visitou os parques e utilizou o FP+ conte como foi sua experiência e quais foram sua escolhas. Particularmente não sei quando visitarei o Walt Disney World novamente mas com esse guia tenho uma preocupação a menos! Até mais e boa viagem a todos!