Em meio à divulgação de “Os Vingadores” no Japão (sim, o filme estreou por lá só agora em Agosto), o diretor Joss Whedon, recém-confirmado na direção de “Os Vingadores 2”, revelou suas atuais intenções a respeito da seguinte continuação. E, ao contrário de tantos outros casos, o cineasta parece, desta vez, estar interessado em um filme menos grandioso, que proporcione o devido espaço às velhas e novas personagens.
“Normalmente, é esperado que a sequência seja maior que o primeiro filme, mas na verdade acho que deve ser menor. Dito isso, as pessoas podem perguntar se a grandiosidade do segundo filme vai diminuir, mas essa não é a questão. E claro que novos personagens serão adicionados, mas atualmente estamos tentando decidir como eles vão se encontrar com nosso maravilhoso elenco [do primeiro filme].”.
Joss Whedon e Samuel L. Jackson em set de filmagens de “Os Vingadores”
Whedon ainda declara: “Cada um dos atores tem um enorme respeito pelo outro e como encaixar novos personagens àquela sinergia é algo que ainda estou trabalhando. Acho que mais importante do que definir a escala do filme é saber quanta devoção você vai colocar nele. Filmes podem ter a habilidade de ser maiores em escala e serem pessoais ao mesmo tempo. Isso é uma dádiva que torna toda a questão de acrescentar personagens irrelevante. A pergunta real é: quão fundo podemos ir na história?”.
Mas isto não é tudo! Em outra entrevista, concedida ao portal Vulture, o cineasta também comentou sobre o quanto está empolgado – e ansioso – em relação à aguardada sequência. “Estou incrivelmente empolgado com a próxima história que vou contar. Para mim, [retornar para Os Vingadores 2] é um ganho enorme. Mas não quero perder o foco de todos os outros projetos que tenho na agenda e no meu coração. Então, serão alguns anos insanos pela frente, mas me sinto pronto para isso. É uma quantidade absurda de produtividade, mas enquanto eu dar tudo o que puder de mim, será uma coisa boa.”.
Set de Filmagens de “Os Vingadores”
Além disso, Whedon igualmente confessou que não considera o primeiro “Os Vingadores” um filme perfeito, mesmo com a excelente recepção por parte do público e crítica. O cineasta também diz que também está interessado atualmente em projetos mais pessoais e menos comerciais. “Sinto que filmes de verão americano [temporada de blockbusters] não têm sido como costumavam ser, então adoraria evocar algo menos hype e irônico, e mais sincero, baseado nos personagens, e que, logicamente, outras pessoas se importem de uma forma em geral.”
“Senti que tive uma missão particular em fazer um filme à moda antiga, porque eu cresci querendo fazer superproduções e filmes de super-heróis, e tive a chance de fazer os dois ao mesmo tempo. Não acho que Os Vingadores seja um filme perfeito, e nem acho que seja um grande filme. Eu acho que foi um grande momento, do qual eu tenho orgulho. O mais interessante é as pessoas viram o filme várias vezes, e isso é muito gratificante”.
Caso o projeto vingue, “Os Vingadores 2” deverá entrar em cartaz em 2015, especificamente no dia 1º de Maio. Mas enquanto 2015 não chega, fiquemos apenas com as edições em DVD e Blu-ray Disc do primeiro longa-metragem.
Trechos traduzidos do portal Cinema em Cena, o qual serviu de preciosa fonte para esta matéria