Ontem (04 de Maio) foi celebrado o Star Wars Day, data que comemora uma das sagas mais conhecidas do cinema. Além de possuir seis filmes, a saga conta com diversos livros e jogos que ampliam os horizontes de criação, e nos dão diversos personagens bem interessantes.
Leia também:
[li] Edições passadas da coluna Minnie Side[/li]
Apesar de a trilogia clássica ser bem focada nos personagens masculinos, a nova leva de filmes, acompanhada do universo expandido, fizeram um excelente trabalho em mostrar o poder que estas mulheres tem para ajudar na galáxia.
As mais conhecidas, obviamente, são a Padmé Amidala e sua filha, Leia. A primeira não só mostra sua bravura enfrentando uma crise em seu reino, como mais de uma vez tomou a frente de batalha para ajudar seu povo e seus aliados. Porém mais do que suas habilidades de combate, Amidala mostrou sua força no cenário político, tornando-se uma das mais importantes senadoras da galáxia, até que as conspirações para formar o Império Galático começaram a podá-la.
Leia, por sua vez, mostra sua força logo em sua primeira aparição, tratando o temido vilão Darth Vader com sarcasmo e desdém, mostrando que não se intimidaria. Ela também prova ter as habilidades de combate herdadas de sua mãe, já que diversas vezes entra em combate direto com a elite de soldados da galáxia, os Stormtroopers. Além disso, ela lidera a rebelião intergalática com excelência, conseguindo diversas vitórias até conquistar seu objetivo.
Além destas duas mulheres, outra poderosa influência feminina veio do universo expandido, com a personagem Mara Jade. Criada pelo imperador como uma assassina com sentido da Força, seu objetivo era matar Luke Skywalker.
Porém, após a morte do imperador, Mara Jade decidiu se tornar uma contrabandista, o que conseguiu com maestria, se tornando uma das melhores da galáxia. Após conhecer (e quase matar) Luke Skywalker, ela foi treinada pela nova ordem Jedi e se tornou uma mestra, além de eventualmente se apaixonar e se casar com Luke. Suas habilidades como assassina a auxiliaram na luta contra uma raça chamada Yuuzhan Vong, que era imune à força.
E não paramos por aqui! Diversas grandes atrizes já estão cotadas para participar do novo filme da saga, que terá sua estreia ainda esse ano. Será o primeiro filme com uma protagonista feminina: Rey (Daisy Ridley). A ganhadora do Oscar Lupita Nyong’o e Gwendoline Christie também estão confirmadas.
Christie, que está em alta pelo papel de Brienne em Game of Thrones, será a capitã Phasma, aparentemente a líder de um grupo de stormtroopers. Além delas, várias outras personagens mostram que nós meninas também temos nosso espaço neste universo gigante e fantástico que é Star Wars!