Há um encanto no ar. Talvez seja pura magia… Ou talvez seja um dos anúncios mais esperados dos últimos anos! Nesta terça-feira, 19 de Janeiro, o Disney Plus confirmou o lançamento das cinco temporadas de Muppet Show (1976-1981) para 19 de Fevereiro de 2021 no Brasil.
Atualização em 25 de Janeiro de 2021: De acordo com a assessoria da The Walt Disney Company Brasil, Muppet Show não irá chegar ao Disney Plus do Brasil na data anunciada originalmente. Pois houve uma mudança na estreia para a região. A nova data ainda não foi revelada. O seriado segue previsto para ser lançado em 19 de Fevereiro nos Estados Unidos e em outros países.
O ano de 2021 marca o quadragésimo quinto aniversário da estreia do programa criado por Jim Henson. E pela primeira vez, todos os cento e vinte episódios da série estrelada por Kermit e seus amigos estarão disponíveis para serem assistidos em casa a qualquer instante.
Até o momento, apenas as três primeiras temporadas haviam sido comercializadas em mídia física ou digital. Enquanto as duas últimas permaneceram trancadas nos cofres da Disney. No Brasil, somente a primeira temporada chegou a ser vendida em DVD.
“Vai ser ótimo receber de volta os fãs de longa data e dar a uma nova geração de fãs a chance de ver como começamos, como Miss Piggy se tornou uma estrela e muito mais. Hoje, tenho orgulho de dizer: ‘É hora de alegria, é hora de cantar. Chegou a vez dos Muppets no Disney Plus!’ E quanto a Statler e Waldorf, os dois velhos na galeria, só posso acrescentar: ‘Desculpe, pessoal, mas… lá vamos nós de novo,‘” disse Kermit em comunicado à imprensa.
Produzido de modo independente, o programa de variedades transformou os Muppets em ícones internacionais, e deu origem a vários longas-metragens e a outros seriados.
Cada episódio de meia hora trazia diversas esquetes protagonizadas pelos personagens e por artistas famosos. Steve Martin, Elton John, Liza Minelli, Julie Andrews, Gene Kelly e Mark Hamill foram alguns dos participantes da popular série.
Henson e a The Walt Disney Company iniciaram uma negociação para a venda da franquia, no final da década de 1980. Porém, a ideia foi descartada após a morte de Henson. E somente catorze anos após a primeira proposta, a Casa do Mickey adquiriu os direitos dos personagens.
Essa compra, no entanto, não incluía algumas produções, cujos os direitos são de outros estúdios. Como é o caso de Os Muppets Conquistam Nova York (1984) e Muppets do Espaço (1999), ambos distribuídos pela Sony.
Logo, com a chegada do Disney Plus, era esperado que a Disney incluísse todos os títulos dos quais é dona em seu serviço. O que ainda não aconteceu. Além de Muppet Show, algumas das ausências mais notáveis são Muppet Babies (1984-1991) e Muppets Tonight (1996-1998).
Um dos principais impedimentos para o lançamento de Muppet Show no Disney Plus — ou em qualquer mídia — eram os problemas de licenciamentos com as músicas. E por essa razão, alguns episódios foram alterados e certas cenas foram removidas nas edições em DVD.
Não há informações se a série será apresentada na forma original ou em uma versão editada. Também não foi divulgado se houve uma restauração dos arquivos originais.
De toda forma, Muppet Show se junta a um crescente catálogo de conteúdos da turma do Kermit no Disney Plus. Atualmente, o serviço apresenta duas séries, uma coleção de curtas e seis longas-metragens, incluindo os mais recentes Os Muppets (2011) e Muppets 2: Procurados e Amados (2014).
E na próxima sexta-feira, 22 de Janeiro, estreia Agora Muppets (2020), a primeira série dos personagens exclusiva para o serviço. Os seis episódios de meia hora, compostos por alguns segmentos variados, serão lançados semanalmente.