Acabam de vir à tona novas informações a respeito dos atuais projetos que estão sendo desenvolvidos no departamento de animação da Walt Disney Pictures, algumas bastante animadoras, outras nem tanto.
Começando por “Wreck It Ralph” (no Brasil, “Detona Ralph”), nestes últimos dias a Disney França apresentou uma nova logo oficial do filme, por sua vez completamente diferente da última vista na D23 Expo desse ano:
O artista Joe Pitt, que ajudou a desenvolver o espaço, o visual e o jogo que cercam os personagens principais de “Detona Ralph”, também publicou em seu blog pessoal alguns depoimentos sobre seus trabalhos no longa. Segundo ele: “Foi um incrível e divertido desafio criar a jogabilidade e o visual de um game de 8 bits de modo que seguisse o mesmo estilo dos jogos arcade de 1982-83, tais como “Donkey Kong”, “Pacman” e “Galaga”. Fiz muitas pesquisas e não irei lhe aborrecer contando detalhadamente sobre elas, mas digo que realmente tentei permanecer fiel às limitações tecnológicas vistas nesses games mais antigos ao trabalhar na paleta de cores, contagem de pixels e dimensões.”
Ele ainda afirma: “Enquanto estive envolvido com o filme, desenvolvi um enorme respeito aos designers dos jogos clássicos limitados, a ponto de querer pendurar uma imagem do Mario clássico de 8 bits ao lado de uma obra de Michelangelo. Shigeru Miyamoto é um verdadeiro mestre do design e realmente me fez re-pensar esse trabalho em termos do quão pouco você precisa mostrar para comunicar uma ideia, mas também como a colocação de cada pixel individual poderia fazer uma enorme diferença na claridade. Foi divertido desenvolver alguns gráficos para o gabinete arcade em si. Eu realmente queria permanecer fiel aos gráficos ligeiramente instáveis japoneses como o do clássico Donkey Kong Cabinet e proporcionar intencionalmente o caráter de um projeto off-model, como se a direção de arte fosse comunicada através de uma chamada de longa distância para um artista japonês”.
Ainda de acordo com o portal Animation Guild, a animação do longa já se encontra em desenvolvimento e todos estão apenas esperando para começar o trabalho com o CGI, sendo que novos animadores estão sendo contratados pelo estúdio. Entretanto, um representante do site que visitou a Walt Disney Animation Studios há pouco tempo atrás, admitiu: ““Wreck-It Ralph” está ficando muito tedioso. Algo me diz que não haverá mais contratações em um futuro próximo.”. Seria este um mau sinal? O filme estreia nos cinemas norte-americanos em 12 de Novembro de 2012 e nas telonas nacionais em 04 de Janeiro de 2013.
Mas não podemos nos esquecer do projeto dirigido pelo animador Chris Buck, “Snow Queen”, adaptação do conto de fadas homônimo de Hans Christian Andersen. Mas espere! Deveríamos mesmo chamar o filme por esse nome? Sim, é o que você está pensando. Assim como no caso “Rapunzel”/”Enrolados”, parece que “Snow Queen” receberá um outro título! Segundo um leitor do fórum Ultimate Disney, uma fonte do estúdio lhe informou que o longa será batizado de “Frozen” – que no nosso velho e bom português corresponde a algo parecido com “Congelados”!
Tal decisão poderia ter sido tomada em razão do nome original remeter apenas a um público mais feminino – de acordo com a ótica da própria Disney, claro, já que muitos discordam desse ponto de vista. E apesar de “Enrolados” ter provado o quanto o título não corresponde exatamente à qualidade de um filme, muitos fãs certamente não irão gostar nem um pouco dessa mudança, embora tal informação não esteja totalmente confirmada! Na verdade, nem o próprio longa foi oficialmente anunciado pela Disney, já que, para ser efetivamente produzido, ele ainda precise da aprovação dos diretores criativos John Lasseter e Ed Catmull.
Representantes do Animation Guild também tiveram acesso ao animado tradicional dos diretores John Musker e Ron Clements, e segundo eles o visual artístico do filme está fabuloso apesar de tender a um estilo diferente do visto nas animações 2D clássicas do estúdio. Além disso, eles igualmente declararam que apenas algumas personagens do longa serão animadas tradicionalmente, embora não estejam exatamente certos sobre isso.
John Musker e Ron Clements
Infelizmente, o destino das animações 2D ainda se mostra bastante incerto na casa de Mickey Mouse, já que os próprios executivos parecem concluir que o “entusiasmo das atuais audiências está centrado nas produções CGI”. E de fato, se repararmos bem, grande parte dos atuais projetos do estúdio, como “Ralph”, “King of the Elves” e “Snow Queen” – ou “Frozen” -, são animações computadorizadas. Em síntese, a Disney parece estar dando as costas para o gênero que a consagrou no ramo durante todos esses anos.
Contudo, não sejamos precipitados! Excetuando “Detona Ralph”, as demais notícias aqui apresentadas são, essencialmente, apenas rumores! Caberá à Disney confirmá-las ou não a partir destes próximos anos. E que as melhores decisões sejam tomadas.
Colaborou Jonas Jax e Lucas Neves