Desde 1939, há quase 75 anos, a Marvel se destaca por sua grande capacidade de criar heróis e vilões da história. Para cumprir esta tarefa, a empresa conta com uma equipe de produção disposta a continuar a tradição de heróis como o Homem-Aranha, Os Vingadores e o Quarteto Fantástico. Personagens icônicos, figuras diferentes e bem desenvolvidas, cada uma com humor e estilo únicos.
A partir do excelente trabalho dos roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely, os irmãos Russo – diretores escolhidos pela Marvel – dedicaram sua atenção para reunir um elenco de destaque para “Capitão América: O Soldado Invernal, que conta com Chris Evans, que volta a se transformar em Steve Rogers, mais conhecido como Capitão América.
“Neste filme, muito tempo se passou desde os últimos acontecimentos vividos pelos Vingadores, então Steve Rogers conseguiu processar o que aconteceu,” conta Anthony Russo. “Como o melhor soldado do mundo, o Capitão deixa o exército dos Estados Unidos e passa a trabalhar para a S.H.I.E.L.D., mas isso cria um conflito dentro dele, já que a S.H.I.E.L.D. é uma organização de espionagem que lida com áreas cinzentas e situações clandestinas, e isso não combina muito com Rogers.”
Rogers não está sozinho, ele tem o diretor da S.H.I.E.L.D. para ajudá-lo. “Nick Fury está de volta,” conta Samuel L. Jackson. “Como ele está se preparando para transformar o mundo em um lugar mais seguro, Fury deve trazer Rogers para o século 21. Nick está confiante e convenceu o Conselho de Segurança Mundial de que os super-heróis podem ser uma vantagem no seu plano de paz”.
Scarlett Johansson, que interpreta a Viúva Negra e aliada número 1 do Capitão América, tem uma sensação parecida “muitos anos se passaram e eles trabalharam juntos em muitas missões. Os dois puderam se conhecer melhor e, por isso, suas conversas sempre têm brincadeirinhas. Gosto muito desta dinâmica porque, para mim, a amizade deles é muito mais interessante do que colocá-los para fazer um par romântico.”
Robert Redford, outro renomado ator, se junta ao elenco como Alexander Pierce, um Secretário do Governo. “O personagem de Pierce era bem menor no roteiro original,” conta Joe Russo, mas “como o papel começou a ganhar espaço no desenvolver do filme, concluímos que precisaríamos de um ator com uma carreira sólida para interpretá-lo.”
A nova ameaça para o Capitão América e para o mundo é o Soldado Invernal, “um personagem fantasma, um notório assassino que foi visto raras vezes pelos agentes e agências de inteligência em todo o mundo”, explica o diretor Joe Russo. Ele é interpretado por Sebastian Stan, que revela: “os russos encontraram Bucky Barnes e viram uma grande oportunidade de usá-lo como arma para atacar os pontos fracos, as emoções e o passado de Steve Rogers. Sempre tive fascínio pelo Soldado Invernal e foi incrível ter a oportunidade de interpretar este personagem”.
A ajuda que Capitão América precisava vem com o ator Anthony Mackie, que dá vida ao superpoderoso Falcão – outro personagem icônico dos quadrinhos – e que os cineastas tinham muito material para desenvolvê-lo nos filmes. “Os diretores fizeram um bom trabalho ao criar uma entidade própria para Sam Wilson. Não há nada imperdoável ou comum nele. Ele é um homem calmo, moralmente semelhante ao Capitão América e que continua nesta viagem porque acredita no sonho americano”, comenta Mackie.
Mas nem todos os super-heróis têm superpoderes. “Broc Rumlow, o agente da S.H.I.E.L.D., é basicamente integrante da força de operações especiais por ar, mar e terra (Navy SEAL)”, conta o ator Frank Grillo, “ele cuida dos negócios e, quando o Capitão América assume uma missão, ele é quem fica ao seu lado e lhe protege”.
Neste novo filme, também podemos ver a Agente 13, interpretada pela vingadora Emily VanCamp, a atriz Cobie Smulders como Maria Hill, Hayley Atwell no papel de Peggy Carter, Toby Jones como o Dr. Armin Zola, Maximiliano Hernández como o agente da S.H.I.E.L.D. Jasper Stillwell, além de Georges St-Pierre interpretando Batroc.
Adaptar os personagens da Marvel ao mundo moderno não foi um desafio só para os produtores de “Capitão América: O Soldado Invernal”, mas também para o ator Chris Evans.
Cena inicial de “Capitão América: O Soldado Invernal”:
Vivendo pacificamente em Washington, D.C., Steve Rogers – também conhecido como Capitão América – está tentando se ajustar ao mundo moderno. Porém, quando um colega da S.H.I.E.L.D. é atacado, Steve se vê preso em uma rede de intrigas que ameaça colocar o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra, o Capitão América luta para expor a crescente conspiração enquanto enfrenta assassinos profissionais enviados para silenciá-lo. Quando a dimensão da trama maligna é revelada, a dupla recruta um novo aliado, o Falcão. Contudo, eles logo se veem enfrentando um inimigo formidável e inesperado — o Soldado Invernal.