Menu
in

Listas 2000 | Mortes mais marcantes das animações do Universo Disney

Simba: “Tio Scar, eu vou gostar da supresa?”

Scar: “Simba, será de matar…”

(O Rei Leão)

Alegria, canções e magia sempre foram elementos essenciais no Universo Disney. Tão importantes que muitos acabam o desprezando por isso, julgando essas características como infantis. Porém, existe um lado obscuro no império de Mickey Mouse.

Muito além dessa fachada colorida, as animações da Disney são capazes de tratar e retratar assuntos mais sérios, incluindo sobre a morte. Diversos clássicos abordam a morte em algum momento, na maioria das vezes o falecido é o vilão, em outras, não. Nessa Listas 2000, apresentamos as mortes mais chocantes e marcantes do nosso querido universo de magia.


Abrindo nossa seleção: Malévola, a antagonista de A Bela Adormecida (1959). Uma personagem do porte da Senhora de Todo o Mal merecia uma despedida épica e foi justamente o que ela recebeu. No ápice do clássico, Phillip trava um duelo com a fada transformada em dragão, a fim de resgatar sua amada Aurora do sono eterno. Protegido por seu escudo da virtude, o príncipe usa a espada da verdade e apunhala o coração de Malévola, matando-a.


Um dos tipos de mortes mais comuns no Universo Disney é a queda. Após uma luta desonesta, no telhado do castelo, o vilão Gaston, de A Bela e a Fera (1991), dá uma facada nas costas da Fera, porém, ao fazer isso, ele se desequilibra e cai para a morte. Originalmente, Gaston sobreviveria à queda e seria devorado vivo por lobos, os mesmos que atacaram Bela na floresta. O público de teste considerou a cena muito violenta e ela foi excluída.


O destino de Gaston pode ter sido alterado, mas serviu muito bem para outro. O “tio do macaco”, Scar, teve um final bastante trágico em O Rei Leão (1994), digno de Shakespeare. Após descobrir a verdade, Simba ordena que seu tio vá embora e não volte nunca mais. Scar, então, ataca o sobrinho e, em meio ao confronto, Simba o arremessa para fora da Pedra do Reino, onde ele encontra suas antigas aliadas. Furiosas pela traição do leão e famintas, as hienas o devoram.


Branca de Neve e os Sete Anões (1937) foi pioneiro em muitos aspectos, incluindo as quedas fatais. Depois de entregar a maçã envenenada para Branca de Neve, a Rainha Má é perseguida pelos sete anões durante uma forte tempestade. Encurralada à beira de um penhasco, um relâmpago acerta o local e a bruxa despenca para a sua morte. Ironicamente, ela é esmagada pelo pedregulho que ela tentava empurrar contra os anões.


Preparados? Preparados! Doutor Facilier, também conhecido como Homem da Sombra, tem encantos, mandingas, o bom e o mau-olhado. Ele consegue fazer um acordo com o Príncipe Naveen e Lawrence usando um talismã de vodu. Nos momentos finais de A Princesa e o Sapo (2009), Tiana está com o objeto e, em troca dele, o vilão tenta seduzi-la com muitas promessas. A garota não aceita e o quebra. Então, os “amigos do outro lado” aparecem para coletar a sua dívida e arrastam Facilier para o inferno.


Tarzan (1999) é um clássico repleto de mortes. Podemos citar a dos pais humanos de Tarzan, a de Sabor pelas mãos do nosso protagonista ou a de Kerchak, mas, sem sombra de dúvidas, a mais chocante delas é a do odiado vilão Clayton. Em meio a uma luta na selva com o homem-gorila, Clayton acaba se enrolando em diversos cipós, e ao tentar se libertar deles com o seu facão, sem notar que um se enrolou em seu pescoço, ele cai e é enforcado.


Ursula, por si só, já é uma figura bastante assustadora. Depois de ter seu disfarce estragado e seu plano maligno arruinado, a bruxa do mar de A Pequena Sereia (1989) consegue obter a coroa e o tridente de Rei Tritão e se transforma em uma gigantesca criatura marítima. Cumprindo seu papel de príncipe ao resgate, Eric assume o comando de um navio destroçado e navega até Ursula, empalando-a com a proa do barco. Nesse momento, um relâmpago a acerta e termina de vez o serviço. Assustador…


Vida longa ao Rei! Talvez não exista uma morte mais marcante na vida dos Camundongos do que a de Mufasa, em O Rei Leão (1994), e Hakuna Matata alguma é capaz de amenizá-la. Parte de seu plano para conquistar a Pedra do Reino, Scar leva Simba a um desfiladeiro para uma surpresa: a debandada de uma manada de gnus. Mufasa corre para resgatar o filho, e depois de salvá-lo, é morto pelo irmão. A trilha sonora na cena ainda auxilia a aumentar o clima de tensão. Uma das cenas mais inesquecíveis do cinema.


  • Menções Honrosas: Mãe do Bambi (Bambi – 1942); Professor Ratigan (As Peripécias do Ratinho Detetive – 1986); Bill Skyes (Oliver e sua Turma – 1988); Kocoum (Pocahontas – 1995); Frollo (O Corcunda de Notre Dame – 1997); Kerchak (Tarzan – 1999); Senhor Arrow (Planeta do Tesouro – 2002); Ray (A Princesa e o Sapo – 2009); Mamãe Gothel (Enrolados – 2010); Rei Doce (Detona Ralph – 2012); Tadashi Hamada (Operação Big Hero – 2014).

Esperamos que tenha gostado, mas caso não, não nos culpem. Culpem nossos amigos lá do outro lado! Deixamos passar alguma morte impactante? Não deixe de comentar quais as mais marcantes para vocês. E para mais diversão, não deixem de nos acompanhar no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Tumblr. Até a próxima!

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

Leave a Reply

Sair da versão mobile