A noite de 22 de Fevereiro se tornou inesquecível para o Walt Disney Animation Studios e foi comemorada com muitos socos-bate. Pelo segundo ano consecutivo, o estúdio faturou o prêmio de Melhor Longa-metragem de Animação do Oscar®.
“Operação Big Hero” surpreendeu ao desbancar o favoritismo de “Como Treinar o Seu Dragão 2”, do DreamWorks Animation, e derrotar “Os Boxtrolls”, “Song of the Sea” e “The Tale of the Princess Kaguya”. Os diretores Don Hall (“Winnie the Pooh“) e Chris Williams (“Bolt: Supercão“), junto com o produtor Roy Conli (“Planeta do Tesouro“), subiram ao palco para receber e agradecer a honraria.
A categoria foi apresentada por Zoe Saldana (“Guardiões da Galáxia“) e por Dwayne Johnson (“Sem Dor, Sem Ganho”). Os dois brincaram que, embora não haja figurinos elaborados, construção de cenários físicos ou outros elementos dos filmes de ação ao vivo, as animações conseguem emocionar, a exemplo de “O Rei Leão“. Jonhson, curiosamente, dublará o protagonista de “Moana“, um dos futuros lançamentos da casa do Mickey Mouse.
Porém, a vitória da animação do garoto prodígio Hiro Hamada (voz original de Ryan Potter) e seu robô enfermeiro Baymax (voz original de Scott Adsit) não veio desacompanhada. O curta-metragem “O Banquete“, que o antecedeu nas salas de exibição, saiu igualmente vitorioso.
A estatueta dourada foi entregue ao diretor Patrick Osborne e à produtora Kristina Reed, ambos trabalharam em “O Avião de Papel“, o mais recente curta-metragem do estúdio a ter triunfado na mesma categoria, durante a cerimônia realizada em 2013.