Cada longa-metragem do Pixar Animation Studios é sempre antecedido por um curta durante a sua exibição nos cinemas. Recentemente, tivemos Lava (2014) e Os Heróis de Sanjay (2015). Na última semana, o estúdio anunciou qual o seu próximo projeto nessa área: Piper, cuja estreia acontecerá antes de Procurando Dory, a partir de 30 de Junho, no Brasil.
Em entrevista ao Entertainment Weekly, o diretor Alan Barillaro comentou sobre o processo criativo da animação. A ideia surgiu enquanto Barillaro estava correndo pela orla da praia e observava os maçaricos, uma espécie de pássaros, reagindo às ondas do mar na tentativa de pegar comida.
Dessa forma, Barillaro começou a desenhar um personagem sem falas e com medo da água, o qual ele precisa superar para poder comer. Para o diretor, essa é uma oportunidade do público observar o mundo real de uma nova perspectiva, onde a água é extremamente assustadora vista de apenas dois centímetros de distância da areia.
Andrew Stanton, diretor de Procurando Dory, com quem Barillaro trabalhou em Procurando Nemo (2003) e Wall-E (2008), viu os esboços e o incentivou a continuar trabalhando no conceito. “Há um enorme incentivo na Pixar (…) Se não fosse por esse encorajamento, eu teria parado ainda na fase de testes,” comenta Barillaro.
E a partir desse momento, a história começou a crescer e Piper, originalmente visto apenas como uma brincadeira com o software de animação, se tornou um curta. O roteiro, então, passou a ser sobre uma filhote de maçarico, chamada Piper, aprendendo com seus pais e um novo amigo — um pequeno caranguejo eremita — a lidar com a cadeia alimentar.
Para o The Hollywood Reporter, o diretor definiu o estilo da animação como uma mistura de diferentes elementos, incluindo as ilustrações do renomado artista Norman Rockwell, macro fotografias e realismo, além de se basear em sua experiência como supervisor de animação em Wall-E (2008).
Outra fonte de inspiração foram os próprios maçaricos encontrados na Califórnia, estado da sede do estúdio da luminária. Assim, a equipe visitou a praia em diferentes momentos do dia para poder fotografar os pássaros em emoções diversas e também sob iluminação distintas.
Barillaro, por fim, revelou ter começado o projeto usando temporariamente as músicas do compositor e cantor Adrian Belew, o qual aceitou participar e escrever a trilha sonora. “Eu queria capturar a personalidade de Piper, e das ondas e do oceano como personagens — e quais são os sons [e a aparência] de se estar a centímetros do chão,” revela.