Universo Disney. Para alguns, essa expressão pode soar como um exagero, mas realmente existe um vasto Universo Disney para descobrirmos. Em 1923, os irmãos Walt e Roy Disney deram o primeiro de muitos passos para a construção dessa realidade, a qual vai muito além de longas-metragens de animação e parques de diversão.
São diversos mundos a serem visitados. Há os estúdios de animação, um dedicado apenas aos super-heróis dos quadrinhos, outro para as guerras estelares. Existem os canais de televisão, incluindo esportivos, infantis, juvenis e adultos, assim como games, aplicativos, livros, CD’s, sites e a lista continua pelo infinito e além.
Com tantos produtos e produções, é quase impossível termos conhecimento sobre todos eles. Assim, nossa equipe decidiu criar uma nova coluna, a Recomendações S.A., cujo título é autoexplicativo. Nossa proposta é simples: apresentar e tentar convencê-lo a dar uma chance a esses itens, sejam filmes, séries, jogos, produtos em geral ou outros.
Para estrear a novidade, escolhemos o Disney Classics, um dos últimos álbuns a ser lançado em mídia física pela empresa no Brasil. E vale cada centavo investido, a começar pela bela apresentação. Os estojos ficam acomodados em uma luva de revestimento duplo com acabamento em verniz e relevo no rosto de Mickey Mouse.
As noventa e quatro músicas foram dividas em quatro discos com temas e cores diferentes. O primeiro, Timeless Classics, reúne as principais canções dos primeiros anos do conglomerado, desde “Who’s Afraid of the Big Bad Wolf“, do curta dos Três Porquinhos, até “Best of Friends“, de O Cão e a Raposa (1981).
Modern Classics traz os grandes sucessos dos últimos anos, de “Under the Sea“, do clássico A Pequena Sereia (1989), à recente “We Belong Together“, de Toy Story 3 (2010). Neste disco, estão presentes as famosas canções de todos os clássicos da Era da Renascença e de alguns filmes do Pixar Animation Studios, além de Tigrão: O Filme (2000) e Encantada (2007).
Theme Park Classics vem com as músicas das mais populares atrações dos parques temáticos, como “It’s a Small World“, “There’s a Great Big Beautiful Tomorrow“, “Space Mountain” e “Universe of Energy“. Ao todo, são vinte e uma faixas. Algumas apresentam vocais, porém, a maioria é apenas instrumental.
Já Television Classics contém os temas de aberturas ou canções famosas de produções para a televisão, séries ou filmes. O disco inclui músicas de diferentes época. Há espaço tanto para “Mickey Mouse March” e “Scarecrow” quanto para “Aloha e Komo Mai” e “What Time is It“, passando por “Duck Tales Theme” e “Rockin’ at the House of Mouse.”
Cada estojo acompanha um pequeno encarte com uma breve explicação de Randy Thorton, produtor da coletânea, sobre a escolha de tais músicas, e informações básicas de cada uma das faixas, a exemplo de compositor, intérprete e sua origem, isto é, de qual curta, longa, série ou atração ela provém.
O grande atrativo dessa edição é reunir e facilitar o acesso a uma variedade da músicas do Universo Disney, algumas sequer disponíveis para a compra atualmente. E fica fácil perder a noção do tempo ao se escutar essa maravilhosa seleção e mergulhar nessa viagem por nove décadas, percebendo como os gostos da sociedade evoluíram ao longo dos anos.
Qualquer Camundongo irá adorar ter esse álbum em sua coleção, porque é uma compilação musical de altíssima qualidade. No entanto, ela peca em um quesito: todas as músicas estão em Inglês. Longe de ser um defeito, pois as músicas no idioma original são belíssimas, mas será preciso um pouco de adaptação para quem cresceu as ouvindo em Português.
Embora não esteja disponível em nosso idioma, o Box Disney Classics é um dos melhores produtos musicais já lançados no Brasil pela Disney. Com muita nostalgia e emoção nessa trilha sonora, é impossível não se contagiar com Julie Andrews cantando “A Spoonful of Sugar” ou Judy Kuhn em “Colors of the Wind“. É uma seleção para ser ouvida diariamente! O álbum se encontra à venda apenas na Livraria Cultura por R$87,90, com as últimas unidades em estoque.