Menu
in

Listas 2000 | Animações que passaram por grandes mudanças na produção

“Aqui no entanto nós não olhamos para trás por muito tempo, Nós continuamos seguindo em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas porque somos curiosos…”

Walt Disney

Via de regra, um longa-metragem animado demora cerca de quatro anos para ficar pronto. Porém, em alguns casos, esse tempo pode ser maior e levar até mesmo décadas, afinal os ventos da mudança costumam soprar com uma certa frequência no Walt Disney Animation Studios.

Logo, não seria nada difícil encontrar, dentre os cinquenta e quatro clássicos, alguns a terem passado por diversas reformulações durante o período de produção. Nos filmes a seguir, as mudanças foram dramáticas, mas resultaram em finais felizes.


Hoje, A Nova Onda do Imperador (2000) é conhecido como um dos clássicos mais engraçados de todo o cânone do estúdio. No entanto, nem sempre foi assim. Sob o título The Kingdom of the Sun, a animação teria um trama bem diferente, com um imperador arrogante trocando de lugar com um plebeu idêntico a ele — essa história, inclusive, já foi tema de uma das Listas 2000.


A produção de A Família do Futuro (2007) começou em Junho de 2004. Após a compra do Pixar Animation Studios em 2006, John Lasseter assumiu a direção criativa do estúdio e realizou uma reunião de seis horas com o diretor Stephen Anderson. Dez meses depois, mais de metade do filme havia sido refeito, com a inclusão de um novo personagem, mudanças no vilão e um final completamente novo.


Bolt: Supercão (2008) foi outro a ter passado por uma repaginada depois da compra do estúdio do Luxo Jr. Sob o título American Dog, a animação seria dirigida por Chris Sanders (Lilo & Stitch), entretanto, ao resistir às alterações, foi substituído por Chris Williams (Operação Big Hero) e Byron Howard (Enrolados). A dupla teve apenas dezoito meses para fazer as mudanças nos personagens e na história.


Muitos sequer conhecem O Caldeirão Mágico (1985) e isso não é uma surpresa, afinal, o próprio Walt Disney Animation Studios parece tentar escondê-lo. Pouco antes do lançamento, a liderança do estúdio assistiu a uma versão e não gostou do resultado, pois o considerou longo e muito violento. Assim, houve uma revisão e mais de doze minutos foram cortados enquanto outras cenas foram reescritas e reanimadas.


Em uma sexta-feira de Abril de 1991, Aladdin (1992) entrou em uma espiral de mudanças. Durante apenas uma semana, a equipe criativa se reuniu para criar um longa-metragem completamente diferente, muitas das canções do compositor e idealizador do projeto Howard Ashman foram excluídas, o protagonista perdeu sua mãe e melhores amigos, o Gênio do Anel foi cortado e muito mais.


O Rei Leão (1994) teve muitas versões durante o seu desenvolvimento. O projeto começou em 1988 e, no correr dos anos, recebeu títulos como King of the KalahariKing of the BeastsKing of the Jungle. Em uma das versões, a trama seria sobre um confronto entre leões e babuínos, com Scar como o líder do segundo grupo. Rafiki seria um guepardo e Timão e Pumba seriam amigos de infância de Simba.


Como deu para notar, algumas animações exibidas nos cinemas passaram por altos e baixos durante a fase de produção e, em alguns casos, se tornaram ideias completamente diferentes de quando começaram a ser preparadas. Lembra-se de mais algum? Então, não deixe de comentar e, para mais conteúdo do Universo Disney, nos siga noFacebook, no Instagram, no Twitter e no Tumblr!

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

Leave a Reply

Sair da versão mobile