O novo longa-metragem de animação do DisneyToon Studios, “Aviões”, chegou aos cinemas dos Estados Unidos na última sexta-feira (09 de Agosto), o mesmo dia em que o estúdio divulgou seus projetos para os anos vindouros, durante o painel sediado na D23 Expo 2013.
Além do quinto e sexto capítulo da franquia Disney Fadas, foi oficializada a continuação “Planes: Fire & Rescue” (“Aviões: Fogo & Resgate”, em tradução literal), com estreia marcada para 18 de Julho de 2014 – a data nacional ainda não foi definida.
Dane Cook, o dublador do protagonista Dusty, esteve presente no momento do anúncio e confirmou seu retorno para a sequência, a qual também terá a participação da atriz Julie Bowen, a Claire Dunphy de “Modern Family”, como Lil’ Dipper.
Dusty vira combatente de incêndio em sequência de “Aviões”.
Conforme o título sugere, a ação será centrada em aviões que combatem incêndios. Um trecho não-finalizado do filme foi exibido, junto a diversas artes conceituais, uma delas (acima) foi disponibilizada na internet e revela o novo visual do personagem principal.
Roberts Gannaway será o diretor, cujos créditos incluem “Stitch! O Filme”, “Leroy & Stitch” e “Tinker Bell e o Segredo das Fadas”. Abaixo, confira a sinopse traduzida, com maiores informações.
“Planes: Fire & Rescue” apresenta uma peculiar equipe de aeronaves de combate a incêndios elite dedicadas a proteger o histórico Piston Peak National Park contra um fogo furioso. Quando o famoso piloto internacional, Dusty (voz de Dane Cook) descobre que seu motor está danificado e ele pode nunca correr novamente, ele muda de marcha e é lançado no mundo do ataque aéreo com. Dusty une forças com veterano helicóptero de resgate Blade Ranger e sua equipe, incluindo a espirituoso “super scooper” Lil’ Dipper (voz de Julie Bowen), o helicóptero Windlifter, ex-transportador militar Cabbie e um grupo valente de veículos terrestres, conhecido como os Smokejumpers. Juntos, a equipe destemida luta contra um enorme incêndio florestal, e Dusty aprende o que é preciso para se tornar um verdadeiro herói.
Durante o final de semana de estreia, “Aviões” faturou US$22 milhões, em terceiro lugar no ranking doméstico. Os custos de produção estão estimados em US$50 milhões, um relativo sucesso nas bilheterias, embora a crítica em geral tenha desprezado-o. A animação aterriza no Brasil em 13 de Setembro de 2013.