in

Especial Star Wars: Episódio IV | O Retorno de Jedi

star-wars-episodio-quatro-inicio-camundongo

E hoje, chegamos ao final da trilogia clássica no Especial Star Wars, com O Retorno de Jedi. O filme estreou nos cinemas em 1983, e teve direção de Richard Marquand (O Fio da Suspeita), além de contar com roteiro de George Lucas e Lawrence Kasdan (Star Wars: O Império Contra-Ataca).

Leia também:

O filme relata os eventos que se passam um ano depois da invasão do Império a Cloud City, e mostra Luke e Leia indo ao resgate de seu velho amigo Han Solo enquanto o Império prepara uma nova e ainda mais mortal Estrela da Morte. Este foi o primeiro filme da franquia a usar a tecnologia THX, e entra na saga como a sexta parte da história.

star-wars-episodio-quatro-001

Começamos vendo Vader em uma nova e maior Estrela da Morte, ordenando que a construção volte a ficar no prazo para o Império voltar a ter sua maior arma. Enquanto isso, Luke Skywalker planeja uma forma de resgatar seu amigo Han Solo. Léia invade o castelo disfarçada de caçador de recompensas, levando Chewbacca como seu prisioneiro.

Lando, enquanto isso, já estava no castelo de Jabba disfarçado de guarda. Léia consegue retirar Han Solo de sua prisão de carbonita, mas acaba sendo capturada e escravizada. Luke chega logo depois, mas descobre da pior forma que Jabba é imune a seus poderes Jedis, e acaba sendo capturado.

star-wars-episodio-quatro-002

Ele é levado para enfrentar uma enorme fera chamada “Rancor”, mas usa suas habilidades Jedi para sobreviver ao duelo. Jabba sentencia Luke e Han para a morte, sendo jogados para o poço do Sarlacc. No momento em que seria atirado ao poço, Luke se liberta e enfrenta os guardas que o seguravam. Léia, por sua vez, aproveita a corrente que a aprisionava para estrangular Jabba.

Ao escaparem, alguns se reúnem com a Aliança Rebelde, mas Luke retorna para Dagobah e encontra com Yoda, que está em seu leito de morte. Antes de partir, Yoda revela que existe mais um Skywalker, no que o fantasma da força de Obi-Wan revela ser a irmã gêmea de Luke, Léia. Obi-Wan prossegue dizendo que Luke deve enfrentar Vader para destruir o Império.

star-wars-episodio-quatro-003

Os rebeldes recebem informações sobre a construção da nova Estela da Morte, supervisionada pelo próprio Imperador. Sabendo que a nova versão é equipada com um campo de força, os rebeldes decidem destruir o gerador desse campo na Floresta Lua de Endor, para assim permitir um grupo de espaçonaves explodir a nova versão.

O grupo rebelde encontra um grupo de criaturas que vivem em Endor, chamadas de Ewoks, e acabam ganhando a confiança deles. Luke, então, conta para Léia sobre sua relação, e o fato de Vader ser o pai deles. Ele também diz que deve ir enfrentá-lo. Ele se entrega para forças imperiais e é levado a Vader, que tenta fazer o rapaz ir para o lado negro da força, mas falha.

star-wars-episodio-quatro-004

Vader leva Luke ao Imperador, para tentar mudar a opinião do jovem, mas o Imperador revela que a Estrela da Morte, na verdade, já está funcionando é que os rebeldes caíram em uma armadilha. Lando, liderando o grupo de pilotos, descobre que não só o escudo ainda está ativo como a frota imperial está aguardando os rebeldes.

Leia também:

Em Endor, a equipe é capturada, mas um ataque surpresa feito pelos Ewoks liberta os rebeldes. Negando todas as tentativas de conversão, Luke começa a ser torturado pelo Imperador. Darth Vader, ao olhar seu filho sofrendo, volta a ser Anakin Skywalker e o salva, destruindo o Imperador, mas ficando mortalmente ferido no processo.

star-wars-episodio-quatro-005

Ele pede para que Luke remova sua máscara antes de morrer. Lando consegue destruir a Estrela, mas não antes de Luke escapar em um módulo de fuga com o corpo de seu pai, o qual ele homenageia em uma pira funerária em Endor. Luke, Léia e Han comemoram a vitória da Aliança Rebelde, sob os olhares protetores dos espíritos da Força de Obi Wan, Yoda e o recuperado Anakin.

Apesar de todos os críticos da época terem dado resenhas positivas, este é considerado o filme mais fraco da trilogia. Ainda que tenha momentos emocionantes, o longa-metragem acaba ficando maçante, pois a história não se desenvolve liquidamente.

star-wars-episodio-quatro-006

Os Ewoks também são amplamente criticados, pois eles são infantilizados e fora de contexto, e passam a impressão de que eles estão no filme para vender merchandising para crianças. Também foi considerado incabível a facilidade com que um grupo de aborígenes com paus e pedras derrotou soldados de elite de um Império que controla toda a galáxia.

Outro ponto criticado pelos fãs é que, pela história original, o fantasma de Anakin é o do ator que o interpretou nos Episódios II e III, Hayden Christensen. Isso, entretanto, apaga da história o ator que interpretou tanto Vader nos três primeiros filmes quanto o Anakin no final de O Retorno de Jedi (1983), Sebastian Shaw. Em resumo, muitas críticas são relacionadas ao fato de George Lucas constantemente mudar sua obra quando relançada em DVD, Blu-ray e outras mídias.

star-wars-episodio-quatro-007

Após os eventos descritos em O Retorno de Jedi (1983), temos como cânone da saga o livro Aftermath, lançado em Setembro de 2015 e cuja história relata os acontecimentos que antecedem o novo filme, O Despertar da Força (17 de Dezembro de 2015).

Leia também:

O livro conta um pouco da Nova República, ordem política que se instalou, depois da Aliança ter vencido a guerra, para restaurar a República. Espero que tenham gostado, e fiquem conosco para a próxima edição do especial, em que dissecaremos a trilogia que conta a história do vilão mais famoso do cinema!

star-wars-episodio-quatro-final-camundongo

Escrito por Alvaro