A ansiedade para o sétimo filme da franquia espacial Star Wars – O Despertar da Força, só tende a aumentar com o ano chegando ao fim e a data de estreia cada vez mais perto – 17 de Dezembro, no Brasil. Junto com a ansiedade para finalmente assistirmos a um novo filme da série, vem também as nossas expectativas para o sucesso de crítica e, claro, de bilheteria, pois, como fãs, nós torcemos sempre para o sucesso.
Afinal, tendo em vista que os seis primeiros filmes de Star Wars arrecadaram juntos mais de $4 bilhões de dólares mundialmente, que o último filme lançado – A Vingança dos Sith (2005) – arrecadou mais de $848 milhões, que a demanda por um novo capítulo é enorme e que Star Wars desenvolveu uma enorme cult following, é de se esperar que o próximo filme tenha um sucesso semelhante ou até mesmo supere seu antecessor, não é?
É. É o que os fãs esperam, mas não conte com o presidente/CEO da Disney, Robert Iger, pensando da mesma maneira que os fãs da saga. Em uma entrevista por telefone publicada pela Entertainment Weekly nessa semana, Iger foi perguntado por um analista de investimento quais são as expectativas da empresa para Star Wars – O Despertar da Força. E ele logo tratou de acalmar essa ansiedade toda.
“Nós sabemos que há um interesse incrível neste filme”, Iger disse. “Lançamos dois trailers e a resposta tem sido enorme. Qualquer coisa que se move recebe muita atenção, e a ansiedade é obviamente enorme. Do ponto de vista de merchandising, já vimos exemplos de produtos Star Wars no mercado, incluindo mercados como a China, que são bem, bem encorajadores”, ele acrescentou.
Iger, porém, disse que mesmo a Disney estando “muito entusiasmada” pelo que se sabe sobre o filme, “nós não vemos um filme original de Star Wars desde 2005″, ele lembrou, e que “há mercados ao redor do mundo que são menos familiarizados com Star Wars que os Estados Unidos, por exemplo”. O CEO continua, dizendo que embora o entusiasmo por Star Wars seja um tanto aparente, “nós queremos ser cuidadosos para que não coloquemos um mundo na nossa frente em termos que estimativas”. Iger afirma que a Disney não está fazendo estimativas, por agora.
Embora a Disney não tenha feito nenhuma estimativa, empresas especialistas já as fizeram. A empresa global de serviços financeiros Morgan Stanley estimou, em Junho, uma bilheteira global de $1.3 bilhões para O Despertar da Força. Isso, segundo a empresa, sendo conservador, porque a Morgan Stanley avalia que a bilheteria possa chegar a incríveis $2.25 bilhões mundialmente, dado o sucesso estrondoso dos mais recentes filmes das também franquias Velozes e Furiosos e Jurassic Park este ano.
“Nós sabemos que nós temos provavelmente a franquia mais valiosa que já existiu”, Iger diz. “Nós sabemos que nós temos a habilidade, como companhia, de alavancá-la de formas bem atraentes, seja Disney Infinity, seja nos parques, seja em merchandising ou na TV. Nós esperamos que o sucesso desse filme reflita pela companhia, não só em 2016, mas nos anos a seguir, porque nós temos valiosos filmes sobre Star Wars vindo por aí”, o presidente revela.
O CEO pede que os fãs de fato fiquem ansiosos para O Despertar da Força e que sejam otimistas, sim, mas reforça que “nós temos que esperar e ver como ele vai se sair”.