Dois dias após vencer o prêmio do grande júri e do público no Festival de Sundance, o longa-metragem Summer of Soul (…Or, When The Revolution Could Not Be Televised) foi adquirido pelo Searchlight Pictures. A Variety informa que o estúdio desembolsou cerca de doze milhões de dólares pelos direitos globais, quebrando um novo recorde de vendas de documentários no festival.
“Estou muito honrado por poder manifestar meus sonhos depois de todo esse tempo”, disse o diretor Ahmir “Questlove” Thompson em um comunicado. “É realmente uma honra. Summer of Soul é um projeto de amor e ter ressoado com tantas pessoas em tantos níveis é incrivelmente recompensador. Estou muito feliz por começar este novo capítulo e ansioso para compartilhar a importante história por trás do filme com o público em todo o mundo.”
Summer of Soul é a estreia de Thompson como diretor. O documentário analisa como o Festival Cultural do Harlem de 1969 – que celebrava a comunidade, a música e a cultura negras – ficou esquecido pela cultura popular por mais de cinco décadas. O festival musical durou seis dias, teve apresentações de grandes nomes da música, como Stevie Wonder e Nina Simone, e contou com a presença de mais de 300 mil pessoas.
A intenção do Searchlight Pictures é lançar Summer of Soul nos cinemas e nos serviços de streaming da The Walt Disney Company. Porém, a data de estreia ainda não foi divulgada. No Brasil, o filme irá chegar futuramente ao STAR Plus, novo serviço que chega ao país no meio do ano.